Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702 |
Resumo: | Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes. |
id |
UFRN_a92aa621c4ef37d10abadba4dc41aa66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32702 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Wendy Mara de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2066748559706294http://lattes.cnpq.br/1736809137051573Santos, Cassia de Fátima Matos doshttp://lattes.cnpq.br/1635261635234216Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Marcolino, Francisco Fábio Vieirahttp://lattes.cnpq.br/1149178004899236Rangel, Edna Maria2021-06-15T19:25:44Z2021-06-15T19:25:44Z2021-02-12FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes.This work aims to present to Portuguese language teachers, from the final years of elementary school, a proposal for intervention based on the basic sequence of COSSON (2007), which contemplates literature within the perspective of literary literacy. For this, we used the model indicated by Cosson, in his book Literary Literature (2007), for classes in this teaching stage, plus dynamics guided by the same author in the book Circles of Reading and Literary Literacy (2019). In our proposal we use as an example the short story by the Portuguese writer Valter Hugo Mãe entitled The most beautiful things in the world, for having this text characteristics of a literary tale, a genre easy to be worked on in the classroom, making it clear that it can be replaced according to the needs of the teacher and his class. As theoretical support, in addition to the official documents PCN's (1998) and BNCC (2017), we highlight the authors DALVI (2013), OLIVEIRA and LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015; 2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) and, especially COSSON (2019; 2020). For methodological purposes in the construction of our product as suggested by resolution No. 003/2020 created in the context of the Covid-19 pandemic, we analyzed two dissertations defended by PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) and LIMA (2018), both focusing on the teaching of literature from the perspective of literary literacy using the short story to carry out the intervention. Comparing the dissertations and understanding the realities found by us in the public elementary school classrooms, we seek to bring a dynamic proposal with the potential to foster literary literacy for the training of proficient young readers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilLiteraturaLetramento literárioContoLetramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdfapplication/pdf2367454https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32702/1/LetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdf87f8c3bce4d868f7eb0ceecc6c29a85bMD51123456789/327022021-06-15 16:26:47.408oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T19:26:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
title |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
spellingShingle |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental Freitas, Wendy Mara de Medeiros Literatura Letramento literário Conto |
title_short |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
title_full |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
title_fullStr |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
title_sort |
Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental |
author |
Freitas, Wendy Mara de Medeiros |
author_facet |
Freitas, Wendy Mara de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2066748559706294 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1736809137051573 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Cassia de Fátima Matos dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1635261635234216 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Marcolino, Francisco Fábio Vieira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1149178004899236 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Wendy Mara de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Edna Maria |
contributor_str_mv |
Rangel, Edna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Letramento literário Conto |
topic |
Literatura Letramento literário Conto |
description |
Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T19:25:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-15T19:25:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32702/1/LetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87f8c3bce4d868f7eb0ceecc6c29a85b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777225274097664 |