Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Wendy Mara de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702
Resumo: Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes.
id UFRN_a92aa621c4ef37d10abadba4dc41aa66
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32702
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Wendy Mara de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2066748559706294http://lattes.cnpq.br/1736809137051573Santos, Cassia de Fátima Matos doshttp://lattes.cnpq.br/1635261635234216Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Marcolino, Francisco Fábio Vieirahttp://lattes.cnpq.br/1149178004899236Rangel, Edna Maria2021-06-15T19:25:44Z2021-06-15T19:25:44Z2021-02-12FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes.This work aims to present to Portuguese language teachers, from the final years of elementary school, a proposal for intervention based on the basic sequence of COSSON (2007), which contemplates literature within the perspective of literary literacy. For this, we used the model indicated by Cosson, in his book Literary Literature (2007), for classes in this teaching stage, plus dynamics guided by the same author in the book Circles of Reading and Literary Literacy (2019). In our proposal we use as an example the short story by the Portuguese writer Valter Hugo Mãe entitled The most beautiful things in the world, for having this text characteristics of a literary tale, a genre easy to be worked on in the classroom, making it clear that it can be replaced according to the needs of the teacher and his class. As theoretical support, in addition to the official documents PCN's (1998) and BNCC (2017), we highlight the authors DALVI (2013), OLIVEIRA and LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015; 2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) and, especially COSSON (2019; 2020). For methodological purposes in the construction of our product as suggested by resolution No. 003/2020 created in the context of the Covid-19 pandemic, we analyzed two dissertations defended by PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) and LIMA (2018), both focusing on the teaching of literature from the perspective of literary literacy using the short story to carry out the intervention. Comparing the dissertations and understanding the realities found by us in the public elementary school classrooms, we seek to bring a dynamic proposal with the potential to foster literary literacy for the training of proficient young readers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilLiteraturaLetramento literárioContoLetramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdfapplication/pdf2367454https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32702/1/LetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdf87f8c3bce4d868f7eb0ceecc6c29a85bMD51123456789/327022021-06-15 16:26:47.408oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T19:26:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
title Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
spellingShingle Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
Freitas, Wendy Mara de Medeiros
Literatura
Letramento literário
Conto
title_short Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
title_full Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
title_fullStr Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
title_sort Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental
author Freitas, Wendy Mara de Medeiros
author_facet Freitas, Wendy Mara de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2066748559706294
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736809137051573
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Cassia de Fátima Matos dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1635261635234216
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149178004899236
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Wendy Mara de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
contributor_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Letramento literário
Conto
topic Literatura
Letramento literário
Conto
description Este trabalho visa a apresentar aos professores de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007), que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson, em seu livro Letramento Literário (2007), para turmas desta etapa de ensino, acrescida de dinâmicas orientadas pelo mesmo autor no livro Círculos de Leitura e Letramento Literário (2019). Em nossa proposta usamos como exemplo o conto do escritor português Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo, por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), destacamos os autores DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013), ZILBERMAN (2008), TODOROV (2020), BARTHES (2015;2013), JOUVE (2012) COLOMER 92007) e, especialmente COSSON (2019; 2020). Diante do contexto da pandemia Covid-19 e de acordo com o sugerido pela resolução nº 003/2020 do Programa de Mestrado Profissional em Letras, para fins metodológicos, na construção de nosso produto, analisamos duas dissertações defendidas pelo PROFLETRAS RN: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018), ambas com foco no ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário utilizando o conto para a realização da intervenção. Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, apresentamos uma proposta dinâmica com potencial de fomentar o letramento literário para a formação de jovens leitores proficientes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T19:25:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T19:25:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702
identifier_str_mv FREITAS, Wendy Mara de Medeiros. Letramento literário: Valter Hugo Mãe na sala de aula do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32702/1/LetramentoliterarioValter_Freitas_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87f8c3bce4d868f7eb0ceecc6c29a85b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777225274097664