Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14493
Resumo: This text results of a research in an Education Doctorate about teachers, professional background, formation, teaching knowledge and abilities. In this text, it s described the history of a study group in mathematics education composed by teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of Ensino Fundamental (5th year of schooling), all belonging to the same school of the municipal public schools network. It presents the trajectory of the collaborative group, in all particularities, singularities, and the constant search to become collaborative. This trajectory was marked by the stories of it s participants in the ceaseless path to constitute teachers, by the sharing of knowledge, by the process of collaboration, by the thinking about the teaching practice, and by the personal and professional improvement of the teachers that form the group. The interpretative and qualitative research had as its investigation field the study group. The data supplied by the collect instruments indicate us that the collaboration between the teachers, the access to specific knowledge of mathematics area, the reflections about the teaching practice in a given context, are paths that lead to and make possible the re-elaboration of the teaching skills by teachers that teach mathematics to the first years
id UFRN_b5b644e2dc67e0ca72009485e9f659ee
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14493
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Francisca Terezinha Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325http://lattes.cnpq.br/9945721468897540Pavanello, Regina Mariahttp://lattes.cnpq.br/2774964946947107Nacarato, Adair Mendeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763838T3Pessoa, Luiz Gonzaga Ponteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766898P6Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U82014-12-17T14:36:37Z2007-08-062014-12-17T14:36:37Z2007-03-26ALVES, Francisca Terezinha Oliveira. Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento. 2007. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14493This text results of a research in an Education Doctorate about teachers, professional background, formation, teaching knowledge and abilities. In this text, it s described the history of a study group in mathematics education composed by teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of Ensino Fundamental (5th year of schooling), all belonging to the same school of the municipal public schools network. It presents the trajectory of the collaborative group, in all particularities, singularities, and the constant search to become collaborative. This trajectory was marked by the stories of it s participants in the ceaseless path to constitute teachers, by the sharing of knowledge, by the process of collaboration, by the thinking about the teaching practice, and by the personal and professional improvement of the teachers that form the group. The interpretative and qualitative research had as its investigation field the study group. The data supplied by the collect instruments indicate us that the collaboration between the teachers, the access to specific knowledge of mathematics area, the reflections about the teaching practice in a given context, are paths that lead to and make possible the re-elaboration of the teaching skills by teachers that teach mathematics to the first yearsEste é um texto resultante de uma pesquisa de Doutorado em Educação que fala de professoras, de constituição profissional, de formação, de fazeres e saberes docentes. Neste texto está escrito o caminhar de um grupo de estudo em ensino de matemática composto por professoras que ensinam matemática no 2º ciclo do ensino fundamental (5º ano de escolaridade), todas pertencendo a uma mesma escola pública da rede municipal da cidade do Natal. Apresenta o percurso do grupo em todas as suas particularidades, singularidades e busca constante para se tornar colaborativo. Tal percurso foi marcado pelas histórias de suas participantes no incessante caminho para se constituírem professoras, pela partilha de aprendizagens, pelo processo de colaboração, pela reflexão da prática docente, pelo crescimento pessoal e profissional das professoras que formavam o grupo. A pesquisa de abordagem interpretativa qualitativa teve como seu campo de investigação o grupo de estudo em toda a sua plenitude. Os dados fornecidos pelos instrumentos de coleta nos indicaram que a colaboração entre as professoras, o acesso a conhecimentos específicos da área da matemática, a reflexão sobre a prática docente em um contexto situado, são caminhos que conduzem e possibilitam a reelaboração dos saberes docentes por professoras que ensinam matemática nos anos iniciaisapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoSaberes docentesReelaboraçãoColaboraçãoPrática docenteProfessorasTeaching skillsRe-elaborationCollaborationTeaching practiceTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQuando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdfapplication/pdf428076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/1/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdff75ed0825e458bf8463fed6d7b106334MD51TEXTFranciscaTOA.pdf.txtFranciscaTOA.pdf.txtExtracted texttext/plain361832https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/6/FranciscaTOA.pdf.txt1005cfdb762e51f563ea56cf0e192396MD56QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.txtQuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain361680https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/8/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.txtf603ffad443f19b9e1dd057746d71d16MD58THUMBNAILFranciscaTOA.pdf.jpgFranciscaTOA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/7/FranciscaTOA.pdf.jpg9fe02c9482e4224f50a7404c1fd6972aMD57QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.jpgQuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/9/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.jpg4f66031228290a8a44e2852b4f66bafcMD59123456789/144932019-07-28 02:08:27.618oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14493Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-28T05:08:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
title Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
spellingShingle Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Saberes docentes
Reelaboração
Colaboração
Prática docente
Professoras
Teaching skills
Re-elaboration
Collaboration
Teaching practice
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
title_full Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
title_fullStr Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
title_full_unstemmed Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
title_sort Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento
author Alves, Francisca Terezinha Oliveira
author_facet Alves, Francisca Terezinha Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0846172626929325
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9945721468897540
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pavanello, Regina Maria
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2774964946947107
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Nacarato, Adair Mendes
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763838T3
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Pessoa, Luiz Gonzaga Pontes
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766898P6
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisca Terezinha Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Reelaboração
Colaboração
Prática docente
Professoras
topic Saberes docentes
Reelaboração
Colaboração
Prática docente
Professoras
Teaching skills
Re-elaboration
Collaboration
Teaching practice
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching skills
Re-elaboration
Collaboration
Teaching practice
Teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This text results of a research in an Education Doctorate about teachers, professional background, formation, teaching knowledge and abilities. In this text, it s described the history of a study group in mathematics education composed by teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of Ensino Fundamental (5th year of schooling), all belonging to the same school of the municipal public schools network. It presents the trajectory of the collaborative group, in all particularities, singularities, and the constant search to become collaborative. This trajectory was marked by the stories of it s participants in the ceaseless path to constitute teachers, by the sharing of knowledge, by the process of collaboration, by the thinking about the teaching practice, and by the personal and professional improvement of the teachers that form the group. The interpretative and qualitative research had as its investigation field the study group. The data supplied by the collect instruments indicate us that the collaboration between the teachers, the access to specific knowledge of mathematics area, the reflections about the teaching practice in a given context, are paths that lead to and make possible the re-elaboration of the teaching skills by teachers that teach mathematics to the first years
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-06
2014-12-17T14:36:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Francisca Terezinha Oliveira. Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento. 2007. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14493
identifier_str_mv ALVES, Francisca Terezinha Oliveira. Quando as professoras se encontram para estudar matemática: saberes em movimento. 2007. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/1/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/6/FranciscaTOA.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/8/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/7/FranciscaTOA.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14493/9/QuandoProfessorasEncontram_Alves_2007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f75ed0825e458bf8463fed6d7b106334
1005cfdb762e51f563ea56cf0e192396
f603ffad443f19b9e1dd057746d71d16
9fe02c9482e4224f50a7404c1fd6972a
4f66031228290a8a44e2852b4f66bafc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117583510437888