A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24912 |
Resumo: | O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracteriza a sociedade desde as duas últimas décadas do século XX e tem influenciado em diversas áreas, dentre elas a Educação. No âmbito desta, são vários os cenários de transformação que afetam o processo de ensino e aprendizagem repercutindo sobre o docente, o aluno, os recursos e materiais didáticos, a metodologia de ensino, entre outros. Inserido nesse cenário encontra-se o Ensino de Geografia, o que tem instigado estudos em várias perspectivas, dentre as quais, as metodologias de ensino. Com base nesses pressupostos desenvolveu-se uma pesquisa sobre o tema produção videográfica como metodologia para o Ensino de Geografia, tendo a percepção dos lugares dos alunos no espaço escolar e o ensino do conceito de lugar como focos da abordagem. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de produção videográfica sobre o lugar, no âmbito da Geografia do Ensino Fundamental II, e os objetivos específicos são: identificar as percepções dos alunos acerca da realidade encontrada nos lugares de vivência na escola, explicar a mediação didática na produção videográfica sobre o lugar a partir da percepção/vivência do aluno no espaço escolar e da organização didático-pedagógica do professor, e apresentar a metodologia de mediação didática na produção videográfica para aplicações posteriores. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar e sua abordagem no Ensino de Geografia e a produção videográfica enquanto estratégia ou recurso metodológico complementar ao livro didático. Procedeu-se com uma pesquisa exploratória visando analisar como se apresentam as abordagens do conceito de lugar nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental II. A pesquisa de campo ocorreu por meio de observação participante e entrevistas com os alunos da Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima. A produção videográfica realizada pelos alunos, com a mediação didática do professor, compreendeu as seguintes etapas: planejamento, no qual foi definido o percurso metodológico e o cronograma da produção videográfica, além da escolha dos alunos que fizeram parte da equipe de produção do vídeo; pré-produção, na qual este professor pesquisador procedeu como mediador das devidas orientações e preparação dos alunos e do roteiro do vídeo dentro do tema proposto; produção, através da qual ocorreram as captações de imagens, áudios e vídeos necessários ao cumprimento do roteiro; e pós-produção direcionada para a edição do vídeo. Ao longo das fases de construção do produto (vídeo) desta pesquisa com os alunos, a mediação docente proporcionou novas possibilidades para as escolhas didático-pedagógicas, visando o ensino do conceito de lugar; e foi essencial para aproximação desse conceito às percepções dos alunos acerca dos lugares de suas vivências na escola. Constatou-se que a aplicação do uso da linguagem audiovisual para o Ensino de Geografia possibilita uma articulação mais intensa entre conceitos geográficos e realidade vivenciada; além da potencialização da imaginação e da reflexão crítica nos alunos, o que conduzirá a uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina dispostos nos livros didáticos. |
id |
UFRN_b92d47030e3d50571f8fb101acfed5a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24912 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Luciano da SilvaDantas, Eugênia MariaTroleis, Adriano LimaAraújo, Célia Maria deAraújo, Raimundo Lenilde deSilva, Valdenildo Pedro daMorais, Ione Rodrigues Diniz2018-03-19T15:50:36Z2018-03-19T15:50:36Z2017-11-22REIS, Luciano da Silva. A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar. 2017. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24912O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracteriza a sociedade desde as duas últimas décadas do século XX e tem influenciado em diversas áreas, dentre elas a Educação. No âmbito desta, são vários os cenários de transformação que afetam o processo de ensino e aprendizagem repercutindo sobre o docente, o aluno, os recursos e materiais didáticos, a metodologia de ensino, entre outros. Inserido nesse cenário encontra-se o Ensino de Geografia, o que tem instigado estudos em várias perspectivas, dentre as quais, as metodologias de ensino. Com base nesses pressupostos desenvolveu-se uma pesquisa sobre o tema produção videográfica como metodologia para o Ensino de Geografia, tendo a percepção dos lugares dos alunos no espaço escolar e o ensino do conceito de lugar como focos da abordagem. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de produção videográfica sobre o lugar, no âmbito da Geografia do Ensino Fundamental II, e os objetivos específicos são: identificar as percepções dos alunos acerca da realidade encontrada nos lugares de vivência na escola, explicar a mediação didática na produção videográfica sobre o lugar a partir da percepção/vivência do aluno no espaço escolar e da organização didático-pedagógica do professor, e apresentar a metodologia de mediação didática na produção videográfica para aplicações posteriores. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar e sua abordagem no Ensino de Geografia e a produção videográfica enquanto estratégia ou recurso metodológico complementar ao livro didático. Procedeu-se com uma pesquisa exploratória visando analisar como se apresentam as abordagens do conceito de lugar nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental II. A pesquisa de campo ocorreu por meio de observação participante e entrevistas com os alunos da Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima. A produção videográfica realizada pelos alunos, com a mediação didática do professor, compreendeu as seguintes etapas: planejamento, no qual foi definido o percurso metodológico e o cronograma da produção videográfica, além da escolha dos alunos que fizeram parte da equipe de produção do vídeo; pré-produção, na qual este professor pesquisador procedeu como mediador das devidas orientações e preparação dos alunos e do roteiro do vídeo dentro do tema proposto; produção, através da qual ocorreram as captações de imagens, áudios e vídeos necessários ao cumprimento do roteiro; e pós-produção direcionada para a edição do vídeo. Ao longo das fases de construção do produto (vídeo) desta pesquisa com os alunos, a mediação docente proporcionou novas possibilidades para as escolhas didático-pedagógicas, visando o ensino do conceito de lugar; e foi essencial para aproximação desse conceito às percepções dos alunos acerca dos lugares de suas vivências na escola. Constatou-se que a aplicação do uso da linguagem audiovisual para o Ensino de Geografia possibilita uma articulação mais intensa entre conceitos geográficos e realidade vivenciada; além da potencialização da imaginação e da reflexão crítica nos alunos, o que conduzirá a uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina dispostos nos livros didáticos.The development of Information and Communication Technologies (ICT) has characterized society since the last two decades of the twentieth century and has influenced in several areas, among them Education. Within this context, there are several transformation scenarios that affect the teaching and learning process, with repercussions on the teacher, the student, resources and didactic materials, teaching methodology, among others. Inserted in this scenario is the Teaching of Geography, which has instigated studies in several perspectives, among them, teaching methodologies. Based on these assumptions, a research was developed on the topic videographic production as a methodology for teaching Geography, with the perception of the places of the students in the school space and the teaching of the concept of place as focus of the approach. The general objective of the work is to understand the process of videographic production on the place, in the scope of the Geography of Elementary School II, and as specific objectives: to identify the students' perceptions about the reality found in the places of existence in the school, to explain didactic mediation in the videographic production on the place from the student's perception / experience in the school space and from the didactic-pedagogical organization of the teacher and present the didactic mediation methodology in videographic production for later applications. Methodologically, a bibliographical research was carried out in works that deal with the concept of place and how it is treated in the Teaching of Geography and the videographic production as strategy or methodological resource that is added to those usually used as the textbook. An exploratory research was carried out to analyze how the approaches to the concept of place in the textbooks of Geography for Elementary School II are presented. Field research was carried out through participant observation and interviews with the students of the Municipal School Professor Jacira Medeiros de Souza Silva Lima. The videographic production carried out by the students with the didactic mediation of the teacher occurred from the following stages: planning, in which the methodological path and the schedule of videographic production were defined, as well as the choice of students who were part of the video production team; pre-production, in which this researcher professor acted as mediator of the proper orientations and preparation of the students and the script of the video within the proposed theme; production, in which the captures of images, audios and videos needed to fulfill the script and post-production, directed to the video edition, occurred. Throughout the phases of construction of the product (video) of this research with the students, the teacher mediation provided new possibilities for the didactic-pedagogical choices for teaching the concept of place; and it was essential to approximate this concept to students' perceptions about the places of their experiences in school. It was verified that the application of the audiovisual language to the Teaching of Geography allows a more intense involvement between geographic concepts and the lived reality; besides the potential of the imagination and the critical reflection in the students, which will lead to a better understanding of the contents of the discipline arranged in the textbooks.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaMetodologiaProdução videográficaLugarA produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txtLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain194824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/2/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txt394b241d8935c9a22a9109dc77267763MD52THUMBNAILLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpgLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/3/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpg3f0481a3461068dd08a8cc3fd935531dMD53TEXTLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txtLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain194824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/2/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txt394b241d8935c9a22a9109dc77267763MD52THUMBNAILLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpgLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/3/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpg3f0481a3461068dd08a8cc3fd935531dMD53ORIGINALLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdfLucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdfapplication/pdf2741942https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/1/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdfb70a26a4d675b0d8dd6c8063e1647138MD51123456789/249122019-01-30 16:36:49.575oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24912Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:36:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
title |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
spellingShingle |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar Reis, Luciano da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Metodologia Produção videográfica Lugar |
title_short |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
title_full |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
title_fullStr |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
title_full_unstemmed |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
title_sort |
A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar |
author |
Reis, Luciano da Silva |
author_facet |
Reis, Luciano da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Célia Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Araújo, Raimundo Lenilde de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Silva, Valdenildo Pedro da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Luciano da Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
contributor_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Metodologia Produção videográfica Lugar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Metodologia Produção videográfica Lugar |
description |
O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracteriza a sociedade desde as duas últimas décadas do século XX e tem influenciado em diversas áreas, dentre elas a Educação. No âmbito desta, são vários os cenários de transformação que afetam o processo de ensino e aprendizagem repercutindo sobre o docente, o aluno, os recursos e materiais didáticos, a metodologia de ensino, entre outros. Inserido nesse cenário encontra-se o Ensino de Geografia, o que tem instigado estudos em várias perspectivas, dentre as quais, as metodologias de ensino. Com base nesses pressupostos desenvolveu-se uma pesquisa sobre o tema produção videográfica como metodologia para o Ensino de Geografia, tendo a percepção dos lugares dos alunos no espaço escolar e o ensino do conceito de lugar como focos da abordagem. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de produção videográfica sobre o lugar, no âmbito da Geografia do Ensino Fundamental II, e os objetivos específicos são: identificar as percepções dos alunos acerca da realidade encontrada nos lugares de vivência na escola, explicar a mediação didática na produção videográfica sobre o lugar a partir da percepção/vivência do aluno no espaço escolar e da organização didático-pedagógica do professor, e apresentar a metodologia de mediação didática na produção videográfica para aplicações posteriores. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar e sua abordagem no Ensino de Geografia e a produção videográfica enquanto estratégia ou recurso metodológico complementar ao livro didático. Procedeu-se com uma pesquisa exploratória visando analisar como se apresentam as abordagens do conceito de lugar nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental II. A pesquisa de campo ocorreu por meio de observação participante e entrevistas com os alunos da Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima. A produção videográfica realizada pelos alunos, com a mediação didática do professor, compreendeu as seguintes etapas: planejamento, no qual foi definido o percurso metodológico e o cronograma da produção videográfica, além da escolha dos alunos que fizeram parte da equipe de produção do vídeo; pré-produção, na qual este professor pesquisador procedeu como mediador das devidas orientações e preparação dos alunos e do roteiro do vídeo dentro do tema proposto; produção, através da qual ocorreram as captações de imagens, áudios e vídeos necessários ao cumprimento do roteiro; e pós-produção direcionada para a edição do vídeo. Ao longo das fases de construção do produto (vídeo) desta pesquisa com os alunos, a mediação docente proporcionou novas possibilidades para as escolhas didático-pedagógicas, visando o ensino do conceito de lugar; e foi essencial para aproximação desse conceito às percepções dos alunos acerca dos lugares de suas vivências na escola. Constatou-se que a aplicação do uso da linguagem audiovisual para o Ensino de Geografia possibilita uma articulação mais intensa entre conceitos geográficos e realidade vivenciada; além da potencialização da imaginação e da reflexão crítica nos alunos, o que conduzirá a uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina dispostos nos livros didáticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-19T15:50:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-19T15:50:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Luciano da Silva. A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar. 2017. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24912 |
identifier_str_mv |
REIS, Luciano da Silva. A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar. 2017. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/2/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/3/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/2/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/3/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24912/1/LucianoDaSilvaReis_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
394b241d8935c9a22a9109dc77267763 3f0481a3461068dd08a8cc3fd935531d 394b241d8935c9a22a9109dc77267763 3f0481a3461068dd08a8cc3fd935531d b70a26a4d675b0d8dd6c8063e1647138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797776961459716096 |