Proposição para atualizar a habilidade de identificar com professores de biologia: contribuições da teoria de assimilação de P. Ya. Galperin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23055
Resumo: A habilidade de identificar se relaciona à compreensão e resolução de diversas situações que dentre outras, define, identifica e classifica seres, processos e fenômenos relacionados ao ambiente vivo. Quanto ao ensino, desempenha papel importante na assimilação de conteúdos e demais habilidades uma vez que, concebida como um procedimento lógico, relaciona-se diretamente com a assimilação de conceitos científicos, constituindo-se, assim, conhecimento docente. No Brasil, levando em consideração a carência de trabalhos relacionados a essa dimensão e os poucos encontrados na perspectiva Histórico-Cultural no ensino dessa disciplina, a proposição de uma atualização dessa habilidade sob as bases da teoria de Galperin pode se configurar como recurso didático-pedagógico estratégico no processo de formação e profissionalização docente. Nessa configuração, o presente trabalho propõe um sistema didático para a atualização dessa habilidade; como dimensão do conhecimento profissional de professores do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. A tese defendida foi que a proposição de um sistema didático para a atualização da habilidade de identificar junto a professores de Biologia baseado na teoria de P. Ya. Galperin pode ser um recurso didático-pedagógico estratégico no processo de formação e profissionalização docente. Para verificação da pertinência da tese foi estabelecido um percurso metodológico realizado em três momentos interconstitutivos: a produção teórica, a investigação empírica e a proposição do sistema didático. Na investigação empírica, foram considerados os instrumentos: questionário, tarefa problêmica e observação, aplicados durante o diagnóstico. Os resultados do diagnóstico foram utilizados na proposição de um sistema didático. A organização e análise dos dados, realizadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011), proporcionaram a inferência da representação dos professores, que foi interpretada com base no modelo proporcionado pela BOA III para a habilidade de identificar. A representação dos professores foi categorizada como sendo de nível de desenvolvimento médio, onde os docentes cometiam erros conceituais e procedimentais em relação à habilidade, o que levou à interpretação de que tinham familiaridade com a habilidade, mas não exibiam o domínio do conceito nem da estrutura das ações para sua realização. A proposição do sistema didático, baseado na Teoria de Galperin, se confirmou como recuso didático-pedagógico estratégico quando os resultados do diagnóstico expuseram necessidades formativas importantes quanto à função da identificação na epistemologia da ciência e no ensino, o que induziu a concepção de um modelo epistemológico e um modelo didático para a habilidade. Sendo necessária a atualização da habilidade, as etapas propostas na Teoria de Galperin mostram-se pertinentes por apoiar-se no conceito de zona de desenvolvimento próximo, respeitando o conhecimento anterior e proporcionando à aprendizagem. Além disso, a perspectiva conduz ao desenvolvimento de atitudes, valores e convicções que se relacionam ao desenvolvimento pessoal, com influência do coletivo, e, portanto, no desenvolvimento profissional.
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Quanto ao ensino, desempenha papel importante na assimilação de conteúdos e demais habilidades uma vez que, concebida como um procedimento lógico, relaciona-se diretamente com a assimilação de conceitos científicos, constituindo-se, assim, conhecimento docente. No Brasil, levando em consideração a carência de trabalhos relacionados a essa dimensão e os poucos encontrados na perspectiva Histórico-Cultural no ensino dessa disciplina, a proposição de uma atualização dessa habilidade sob as bases da teoria de Galperin pode se configurar como recurso didático-pedagógico estratégico no processo de formação e profissionalização docente. Nessa configuração, o presente trabalho propõe um sistema didático para a atualização dessa habilidade; como dimensão do conhecimento profissional de professores do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. A tese defendida foi que a proposição de um sistema didático para a atualização da habilidade de identificar junto a professores de Biologia baseado na teoria de P. Ya. Galperin pode ser um recurso didático-pedagógico estratégico no processo de formação e profissionalização docente. Para verificação da pertinência da tese foi estabelecido um percurso metodológico realizado em três momentos interconstitutivos: a produção teórica, a investigação empírica e a proposição do sistema didático. Na investigação empírica, foram considerados os instrumentos: questionário, tarefa problêmica e observação, aplicados durante o diagnóstico. Os resultados do diagnóstico foram utilizados na proposição de um sistema didático. A organização e análise dos dados, realizadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011), proporcionaram a inferência da representação dos professores, que foi interpretada com base no modelo proporcionado pela BOA III para a habilidade de identificar. A representação dos professores foi categorizada como sendo de nível de desenvolvimento médio, onde os docentes cometiam erros conceituais e procedimentais em relação à habilidade, o que levou à interpretação de que tinham familiaridade com a habilidade, mas não exibiam o domínio do conceito nem da estrutura das ações para sua realização. A proposição do sistema didático, baseado na Teoria de Galperin, se confirmou como recuso didático-pedagógico estratégico quando os resultados do diagnóstico expuseram necessidades formativas importantes quanto à função da identificação na epistemologia da ciência e no ensino, o que induziu a concepção de um modelo epistemológico e um modelo didático para a habilidade. Sendo necessária a atualização da habilidade, as etapas propostas na Teoria de Galperin mostram-se pertinentes por apoiar-se no conceito de zona de desenvolvimento próximo, respeitando o conhecimento anterior e proporcionando à aprendizagem. Além disso, a perspectiva conduz ao desenvolvimento de atitudes, valores e convicções que se relacionam ao desenvolvimento pessoal, com influência do coletivo, e, portanto, no desenvolvimento profissional.The ability to identify is related to understanding and solving different situations that, among others, define, identify and classify beings, processes and phenomena related to living environment. It plays an important role for education, assimilating contents and other skills, once it is conceived as a logical procedure directly related to the assimilation of scientific concepts, constituting teaching knowledge. In Brazil, taking into account the lack of work related to this dimension and the few ones have been found in the historical-cultural perspective in teaching this subject, it was proposed an update of this ability based on Galperin's theory, which can be configured as a didactic and pedagogical resource, strategic in training and professionalization process. This paper proposes a didactic system for the update of this ability; as a dimension of teachers’ professional knowledge from Rio Grande do Norte Federal Institute of Science, Technology and Education (IFRN), campus-Natal Central. The thesis defended the proposal of a didactic system, based on P. Ya Galperin’s theory, to update the biology teachers’ ability to identify. It can be a strategic, didactic and pedagogical resource in training and professionalization process. A methodological path was established to check the relevance of the thesis, conducted in three phases: theoretical work, empirical research and the proposal of a didactic system. In the empirical research, the following instruments were used: questionnaire, problematic task and observation, applied during diagnosis. The results of the analysis were used in proposing an educational system. The organization and data analysis, performed according to Bardin’s content analysis (2011), provided the inference of teachers’ representation, which was interpreted based on the model provided by BOA III for the ability to identify. Teachers’ representation was classified as medium development level, where teachers made conceptual and procedural mistakes in relation to the ability, which led us to the fact that they were familiar with the ability, but did not indicate the domain of the concept or actions’ structure for its performance. The proposal of the didactic system based on Galperin's theory was confirmed as strategic, didactic and pedagogical resource when the results of the diagnosis demonstrated a significant training need about the function of science and teaching epistemological identification, which led to the design of an epistemological model and a didactic model for the ability. Upgrading the ability is required. The steps proposed in Galperin’s Theory take relevance by relying on the concept of proximal development zone, taking into consideration the previous knowledge and providing learning. In addition, the perspective leads to the development of attitudes, values and beliefs which are related to personal development with collective influence, therefore, to professional development.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHabilidade de identificarProcedimentos lógicosTeoria de GalperinProfissionalização docente em BiologiaProposição para atualizar a habilidade de identificar com professores de biologia: contribuições da teoria de assimilação de P. Ya. Galperininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdfProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdfapplication/pdf5150345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23055/1/Proposi%c3%a7%c3%a3oAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf6dfe856eb7867d22aa462e77063eb10dMD51TEXTMariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.txtMariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain724098https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23055/4/MariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.txt96637a5f6fb38f1495ce2b64dee2819dMD54ProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.txtProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain723707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23055/6/Proposi%c3%a7%c3%a3oAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.txt4b8f23263c985947dc5eda69a65f6b94MD56THUMBNAILMariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.jpgMariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2299https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23055/5/MariaDaGloriaFernandesDoNascimentoAlbino_TESE.pdf.jpg2f4d9819cc1d4c99a259fa849036b0c0MD55ProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.jpgProposiçãoAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23055/7/Proposi%c3%a7%c3%a3oAtualizarHabilidade_Albino_2016.pdf.jpge31f517688e5338e8da17d4d2343b7b6MD57123456789/230552019-06-16 02:20:42.69oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23055Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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