Melhoria da qualidade do processo de medicação em clínica médica de um hospital geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Sabrina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33380
Resumo: Introdução: A qualidade dos serviços de saúde é resultante da integração e conexão entre diversas dimensões, definição que segundo Serapioni (2009) previne interpretações restritivas. O Institute of Medicine (IOM) em 2001 e Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2006 apontaram a segurança como uma dessas dimensões da qualidade. Entre os esforços mundiais para alcançar maiores níveis de segurança no cuidado aos pacientes, se destacam os relacionados ao processo de medicação. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de um ciclo de melhoria no processo de medicação em clínica médica. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental antes-depois, sem grupo controle. Seguiu a proposta de um ciclo de melhoria interno da qualidade, realizado entre o ano de 2019 a fevereiro 2021, no setor de clínica médica de hospital geral da cidade de Sobral, situada no Estado do Ceará. A oportunidade de melhoria foi identificada e priorizada, através da aplicação da Técnica de Grupo Nominal e Matriz de Priorização. A mesma foi analisada através de um diagrama de causa e efeito. Posteriormente houve levantamento dos critérios de qualidade, avaliação do nível de qualidade, definição e realização de propostas de intervenção, que foram replanejadas ao longo do ciclo de melhoria devido o impacto da pandemia do coronavírus, e reavaliação do nível de qualidade. O cumprimento da qualidade das amostras selecionadas aleatoriamente (n=60) foram estimadas de forma pontual e em um intervalo de confiança de 95%, assim como a significância estatística da melhoria conseguida foi tratada com teste Z. Um dos critérios utilizou todo o universo de prescrições existentes nos dias das coletas, pois era relacionado a um subgrupo de medicamentos, os antimicrobianos. Resultados: Quatro dos cinco critérios de qualidade inclusos nesse ciclo de melhoria, apresentaram elevação do nível de qualidade. Os critérios 1 e 7 se destacaram por alcançar melhorias estatisticamente significativas (p<0,05). Em suma, a melhoria absoluta alcançada através deste ciclo de melhoria no processo de medicação foi de 26%. Conclusão: A aplicação do ciclo de melhoria no processo de medicação em Clínica Médica de um hospital de geral, mesmo diante de limitações relacionadas ao período pandêmico, demonstrou ser uma ferramenta útil e efetiva. O método pode ser replicado e auxiliar no tratamento das oportunidades de melhoria na instituição pesquisada e em outros serviços de saúde.
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Entre os esforços mundiais para alcançar maiores níveis de segurança no cuidado aos pacientes, se destacam os relacionados ao processo de medicação. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de um ciclo de melhoria no processo de medicação em clínica médica. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental antes-depois, sem grupo controle. Seguiu a proposta de um ciclo de melhoria interno da qualidade, realizado entre o ano de 2019 a fevereiro 2021, no setor de clínica médica de hospital geral da cidade de Sobral, situada no Estado do Ceará. A oportunidade de melhoria foi identificada e priorizada, através da aplicação da Técnica de Grupo Nominal e Matriz de Priorização. A mesma foi analisada através de um diagrama de causa e efeito. Posteriormente houve levantamento dos critérios de qualidade, avaliação do nível de qualidade, definição e realização de propostas de intervenção, que foram replanejadas ao longo do ciclo de melhoria devido o impacto da pandemia do coronavírus, e reavaliação do nível de qualidade. O cumprimento da qualidade das amostras selecionadas aleatoriamente (n=60) foram estimadas de forma pontual e em um intervalo de confiança de 95%, assim como a significância estatística da melhoria conseguida foi tratada com teste Z. Um dos critérios utilizou todo o universo de prescrições existentes nos dias das coletas, pois era relacionado a um subgrupo de medicamentos, os antimicrobianos. Resultados: Quatro dos cinco critérios de qualidade inclusos nesse ciclo de melhoria, apresentaram elevação do nível de qualidade. Os critérios 1 e 7 se destacaram por alcançar melhorias estatisticamente significativas (p<0,05). Em suma, a melhoria absoluta alcançada através deste ciclo de melhoria no processo de medicação foi de 26%. Conclusão: A aplicação do ciclo de melhoria no processo de medicação em Clínica Médica de um hospital de geral, mesmo diante de limitações relacionadas ao período pandêmico, demonstrou ser uma ferramenta útil e efetiva. O método pode ser replicado e auxiliar no tratamento das oportunidades de melhoria na instituição pesquisada e em outros serviços de saúde.Introduction: The quality of health services is the result of the integration and connection between different dimensions, a definition that according to Serapioni (2009) prevents restrictive interpretations. The Institute of Medicine (IOM) in 2001 and the World Health Organization (WHO) in 2006 pointed to safety as one of those dimensions of quality. Among the worldwide efforts to achieve higher levels of safety in patient care, those related to the medication process stand out. The aim of this study was to evaluate the effect of an improvement cycle on the medication process in a medical clinic. Methodology: This is a quasi-experimental study before-after, without a control group. It followed the proposal for an internal quality improvement cycle, carried out between 2019 and February 2021, in the medical clinic sector of a general hospital in the city of Sobral, located in the State of Ceará. The improvement opportunity was identified and prioritized, through the application of the Nominal Group Technique and Prioritization Matrix. It was analyzed using a cause and effect diagram. Subsequently, there was a survey of the quality criteria, evaluation of the quality level, definition and implementation of intervention proposals, which were redesigned throughout the improvement cycle due to the impact of the coronavirus pandemic, and reassessment of the quality level. The compliance with the quality of the randomly selected samples (n = 60) was estimated in a punctual manner and with a 95% confidence interval, as well as the statistical significance of the improvement achieved was treated with the Z test. One of the criteria used the entire universe of prescriptions existing on collection days, as it was related to a subgroup of drugs, antimicrobials. Results: Four of the five quality criteria included in this improvement cycle, showed an increase in the level of quality. Criteria 1 and 7 stood out for achieving statistically significant improvements (p <0.05). In short, the absolute improvement achieved through this improvement cycle in the medication process was 26%. Conclusion: The application of the improvement cycle in the medication process in Internal Medicine of a general hospital, even in the face of limitations related to the pandemic period, proved to be a useful and effective tool. The method can be replicated and assist in the treatment of opportunities for improvement in the researched institution and other health services.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDEUFRNBrasilGestão da qualidadeSegurança do pacienteErros de medicaçãoMelhoria da qualidade do processo de medicação em clínica médica de um hospital geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMelhoriaqualidadeprocesso_Becker_2021.pdfapplication/pdf2252462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33380/1/Melhoriaqualidadeprocesso_Becker_2021.pdf447871174e8952a4291d516bc08e9194MD51123456789/333802022-05-02 12:45:02.562oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:45:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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