Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRN |
Download full: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35089 |
Summary: | O presente trabalho tem como objetivo averiguar os atributos determinantes para a escolha das lojas físicas de vestuário como canal de compra das natalenses. A fim de atingir o objetivo de estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva de natureza quantitativa, com aplicação de questionário, conduzido por 34 perguntadas fechadas e semi-abertas, utilizando-se uma amostra não probabilística por conveniência de 271 mulheres residentes na cidade de Natal/RN. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que as entrevistadas são habituadas e preferem comprar artigos de vestuário em lojas físicas; e que fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos interferem no processo decisório de compra das referidas, e as estratégias de consumo – atendimento, preços, merchandising do ponto de venda e elementos sensoriais - estimulam e fidelizam a compra na atmosfera da loja. Conclui-se que o ambiente de loja desempenha influência nos critérios de escolha do formato de varejo e no comportamento do consumidor, é capaz de provocar emoções e intenção de compra, desde que as mercadorias estejam apresentadas de forma organizada e iluminada. Uma vez que, as percepções, valores e atitudes do comprador são motivadas e incentivadas por estímulos funcionais e hedônicos. |
id |
UFRN_c474a2ce3f9729aef12941ed0588ff93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35089 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Edilene Carvalho daCunha, Eliza Catarina Bezerra2013-12-16T12:40:41Z2021-09-20T14:57:03Z2013-12-16T12:40:41Z2021-09-20T14:57:03Z2013ROCHA, Edilene Carvalho da. Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses. 2013. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35089O presente trabalho tem como objetivo averiguar os atributos determinantes para a escolha das lojas físicas de vestuário como canal de compra das natalenses. A fim de atingir o objetivo de estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva de natureza quantitativa, com aplicação de questionário, conduzido por 34 perguntadas fechadas e semi-abertas, utilizando-se uma amostra não probabilística por conveniência de 271 mulheres residentes na cidade de Natal/RN. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que as entrevistadas são habituadas e preferem comprar artigos de vestuário em lojas físicas; e que fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos interferem no processo decisório de compra das referidas, e as estratégias de consumo – atendimento, preços, merchandising do ponto de venda e elementos sensoriais - estimulam e fidelizam a compra na atmosfera da loja. Conclui-se que o ambiente de loja desempenha influência nos critérios de escolha do formato de varejo e no comportamento do consumidor, é capaz de provocar emoções e intenção de compra, desde que as mercadorias estejam apresentadas de forma organizada e iluminada. Uma vez que, as percepções, valores e atitudes do comprador são motivadas e incentivadas por estímulos funcionais e hedônicos.porAdministraçãoComportamento do consumidorCanal de compraVarejoVarejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEdileneCR_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain132108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/1/EdileneCR_Monografias.pdf.txtc97bb9f81fcf5149ba786f3e0db33c56MD51VarejoTradicional_Rocha_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain132108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/2/VarejoTradicional_Rocha_2013.pdf.txtc97bb9f81fcf5149ba786f3e0db33c56MD52ORIGINALVarejoTradicional_Rocha_2013.pdfapplication/pdf986528https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/3/VarejoTradicional_Rocha_2013.pdf01c975545cc592ec6b2b03939aa89607MD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/350892021-09-20 11:57:03.418oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:57:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
title |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
spellingShingle |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses Rocha, Edilene Carvalho da Comportamento do consumidor Canal de compra Varejo |
title_short |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
title_full |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
title_fullStr |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
title_full_unstemmed |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
title_sort |
Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses |
author |
Rocha, Edilene Carvalho da |
author_facet |
Rocha, Edilene Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Edilene Carvalho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Eliza Catarina Bezerra |
contributor_str_mv |
Cunha, Eliza Catarina Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Canal de compra Varejo |
topic |
Comportamento do consumidor Canal de compra Varejo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo averiguar os atributos determinantes para a escolha das lojas físicas de vestuário como canal de compra das natalenses. A fim de atingir o objetivo de estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva de natureza quantitativa, com aplicação de questionário, conduzido por 34 perguntadas fechadas e semi-abertas, utilizando-se uma amostra não probabilística por conveniência de 271 mulheres residentes na cidade de Natal/RN. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que as entrevistadas são habituadas e preferem comprar artigos de vestuário em lojas físicas; e que fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos interferem no processo decisório de compra das referidas, e as estratégias de consumo – atendimento, preços, merchandising do ponto de venda e elementos sensoriais - estimulam e fidelizam a compra na atmosfera da loja. Conclui-se que o ambiente de loja desempenha influência nos critérios de escolha do formato de varejo e no comportamento do consumidor, é capaz de provocar emoções e intenção de compra, desde que as mercadorias estejam apresentadas de forma organizada e iluminada. Uma vez que, as percepções, valores e atitudes do comprador são motivadas e incentivadas por estímulos funcionais e hedônicos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-16T12:40:41Z 2021-09-20T14:57:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-16T12:40:41Z 2021-09-20T14:57:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Edilene Carvalho da. Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses. 2013. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35089 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Edilene Carvalho da. Varejo tradicional como canal de compra de vestuário das natalenses. 2013. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/1/EdileneCR_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/2/VarejoTradicional_Rocha_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/3/VarejoTradicional_Rocha_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35089/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c97bb9f81fcf5149ba786f3e0db33c56 c97bb9f81fcf5149ba786f3e0db33c56 01c975545cc592ec6b2b03939aa89607 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797776936645165056 |