Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14454 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_c5875907d9699159621f0e1cfa6e59b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14454 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosado, Cristine Tinoco da Cunha Limahttp://lattes.cnpq.br/9526416498002802http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7Macedo, GeraldaLeal, Telma Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158Ribeiro, Márcia Maria Gurgelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0Araújo, Marta Maria dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6Campelo, Maria Estela Costa Holanda2014-12-17T14:36:32Z2013-10-222014-12-17T14:36:32Z2013-02-06ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente. 2013. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14454Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPessoas com baixa escolarização têm sido historicamente silenciadas perdendo vez e voz na sociedade. A partir dessa preocupação, este trabalho de Doutorado tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: que concepções apresentam alfabetizandos jovens e adultos sobre si mesmos, sobre seu direito à educação, sobre a escola e seu processo de alfabetização? - Que contribuições - de vozes não-silenciadas de alfabetizandos da EJA - podem ser oferecidas num processo de formação continuada de seus professores? Na tentativa de responder a essas questões, são elencados três objetivos: 1 - Oportunizar a voz de alfabetizandos da EJA sobre o seu direito à educação, e o seu processo de alfabetização na escola formal. 2 - Conhecer a avaliação de alfabetizandos da EJA sobre si mesmos e sobre a Escola, em termos de sua estrutura e prática pedagógica. 3 - Fomentar, a partir das vozes dos alunos, um processo reflexivo de formação continuada para professores, na perspectiva de aproximar a prática docente dos anseios dos sujeitos alfabetizandos. Nessa direção, realiza-se, no âmbito da investigação qualitativa, um estudo de caso complementado pela pesquisa-ação, o que caracterizou a modalidade de estudo misto. Para a consolidação do estudo, foram selecionados vinte e seis alunos alfabetizandos da EJA e nove docentes da referida modalidade de ensino, de uma escola pública da cidade de Natal/RN. Como procedimentos de construção de dados, no tocante aos alunos, foram utilizados o questionário, a observação, a entrevista semidiretiva e a análise documental. No que se refere ao trabalho com as professoras, os dados foram construídos nos encontros de formação continuada, sendo estes audiogravados e, posteriormente, transcritos, além de se utilizar a estratégia metodológica do grupo focal, unindo as necessidades formativas dos docentes com a voz dos alunos. A organização e a análise dos dados foram orientadas por princípios da análise de conteúdo. Nessa análise, emergiram três categorias: o aluno da EJA como sujeito de direitos; a língua escrita na escola da vida e na vida da escola; concepções dos alunos sobre o que deve saber e fazer um professor da EJA. Ressalta-se que a investigação tem como eixo fundante a fala dos alunos da EJA no seu contexto escolar, procurando lhe atribuir um sentido pedagógico no processo de formação continuada de seus professores. O estudo aponta que os jovens e adultos alfabetizandos destacam a necessidade do aprendizado da leitura e da escrita, atribuindo a esse aprendizado significados próprios, relacionados às suas vivências. Além disso, reconhecem a complexidade do processo de aprendizagem da língua escrita, valorizando tanto a apropriação desta, quanto das diversas experiências práticas de uso social. A percepção de jovens e adultos sobre o seu processo de alfabetização contribui para a consolidação da prática pedagógica de alfabetizar letrando, sendo a alfabetização percebida como um meio para inúmeras aquisições na vida pessoal e profissional. Os alunos da EJA, apesar de reconhecerem que seus direitos básicos à educação foram negados, assumem parte da responsabilidade do seu insucesso escolar, desconsiderando, parcialmente, as questões sociais e políticas que permeiam a problemática do analfabetismo. Apesar de a criticidade ser estimulada no ambiente escolar investigado, muitos alunos da EJA ainda carregam os estigmas sociais em suas falas e vivências, os quais lhes imputam a visão depreciativa de si mesmos, como a de pessoas que fracassaram e que sofrem as penalidades da não alfabetização na idade própria. A pesquisa demonstra que é necessário superar a visão reducionista ainda lançada sobre os alunos da EJA, numa perspectiva para além de seus fracassos escolares. Assim sendo, a voz do aluno, em um processo de formação continuada, pode trazer contribuições que ajudam a compreender suas visões e expectativas sobre a dinâmica escolar, podendo iluminar possíveis estudos e, quiçá, novas práticas pedagógicasapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoVozesAlfabetizaçãoJovens e adultosFormação docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVozesNãoSilenciadas_Rosado_2013.pdfapplication/pdf5577671https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/1/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf139e6430f5eb7abe9318776b263acbdcMD51TEXTCristineTCLR_TESE.pdf.txtCristineTCLR_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain527299https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/6/CristineTCLR_TESE.pdf.txt5fa00ab47933254f63fbec7751b4c698MD56VozesNãoSilenciadas_Rosado_2013.pdf.txtVozesNãoSilenciadas_Rosado_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain527267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/8/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf.txt9e962689caf6f5a252f83b6d1fcba8daMD58THUMBNAILCristineTCLR_TESE.pdf.jpgCristineTCLR_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9873https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/7/CristineTCLR_TESE.pdf.jpg94c4e0fd09f9d0f8219cb4fce961b0f5MD57VozesNãoSilenciadas_Rosado_2013.pdf.jpgVozesNãoSilenciadas_Rosado_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1868https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/9/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf.jpg1dde4a0e3e13bafb471e50d5f247afa9MD59123456789/144542019-08-04 02:20:30.459oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14454Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-04T05:20:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
title |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
spellingShingle |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente Rosado, Cristine Tinoco da Cunha Lima Vozes Alfabetização Jovens e adultos Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
title_full |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
title_fullStr |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
title_full_unstemmed |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
title_sort |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
author |
Rosado, Cristine Tinoco da Cunha Lima |
author_facet |
Rosado, Cristine Tinoco da Cunha Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9526416498002802 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Macedo, Geralda |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Leal, Telma Ferraz |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2358658346044158 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Araújo, Marta Maria de |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosado, Cristine Tinoco da Cunha Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campelo, Maria Estela Costa Holanda |
contributor_str_mv |
Campelo, Maria Estela Costa Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vozes Alfabetização Jovens e adultos Formação docente |
topic |
Vozes Alfabetização Jovens e adultos Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-22 2014-12-17T14:36:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente. 2013. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14454 |
identifier_str_mv |
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente. 2013. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/1/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/6/CristineTCLR_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/8/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/7/CristineTCLR_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14454/9/VozesN%c3%a3oSilenciadas_Rosado_2013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
139e6430f5eb7abe9318776b263acbdc 5fa00ab47933254f63fbec7751b4c698 9e962689caf6f5a252f83b6d1fcba8da 94c4e0fd09f9d0f8219cb4fce961b0f5 1dde4a0e3e13bafb471e50d5f247afa9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796766637909606400 |