Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967 |
Resumo: | O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica. |
id |
UFRN_c986cfb41c35e7d31355e478d25fa98d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25967 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Ana Cláudia Costa deHekis, Helio RobertoCosta, José Alfredo FerreiraSanta Rosa, José Guilherme da SilvaSousa, Álvaro José Barbosa deGonzalez, Mário Orestes Aguirre2018-10-05T21:50:31Z2018-10-05T21:50:31Z2018-02-09ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.The great information flow, at present, has led to the need to insert visual communication within interpersonal relationships, whether in the daily life or in the work field. Studies have shown that visual elements add value to the communication process, through the following peculiarities: direct language, possibility of creativity development, intuitive perception, in addition to synthesizing the excess information. Given these favorable factors, the visual tools have a multidisciplinary feature and can be applied in different areas of knowledge, including creativity. To facilitate the growth of creative potential, creativity techniques are used. With this, the insertion of visual elements and tools can improve the effectiveness of a creative technique. Thus, the objective of this study is to propose a visual adaptation to CREATION creativity technique. For this, the research procedure included four steps: (I) Systematic bibliographic review of visual communication and visual tools; (II) Exploratory research on the creativity and design of information; (III) Case study in three companies, dismembered in six applications of two versions of the Creation technique: original and visual; (IV) Analysis of data and results 3. As a result of the research, we present the visual model for CREATION creativity technique, which proved to be more effective from the proper visual elements insertion (color, direction, shape, scale, contrast, dot, line and dimension) and visual resources (storyboard, images and post its). In this way, the CREATION technique showed improvements in the participants' attention, clarity of information presentation, interaction among participants, flow in the ideas generation and technical objectivity.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOElemento visualTécnica de criatividadeCREATIONFerramenta visualDesign de informaçãoComunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdfapplication/pdf5136182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/1/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf8ec96b639456cf99e0be78ca6714d926MD51TEXTComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain284182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5MD52THUMBNAILComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07MD53TEXTComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain284182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5MD52THUMBNAILComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07MD53123456789/259672019-01-30 05:53:15.668oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T08:53:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
title |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
spellingShingle |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation Araújo, Ana Cláudia Costa de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Elemento visual Técnica de criatividade CREATION Ferramenta visual Design de informação |
title_short |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
title_full |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
title_fullStr |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
title_full_unstemmed |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
title_sort |
Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation |
author |
Araújo, Ana Cláudia Costa de |
author_facet |
Araújo, Ana Cláudia Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Hekis, Helio Roberto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, José Alfredo Ferreira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santa Rosa, José Guilherme da Silva |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Sousa, Álvaro José Barbosa de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Cláudia Costa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonzalez, Mário Orestes Aguirre |
contributor_str_mv |
Gonzalez, Mário Orestes Aguirre |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Elemento visual Técnica de criatividade CREATION Ferramenta visual Design de informação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elemento visual Técnica de criatividade CREATION Ferramenta visual Design de informação |
description |
O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-05T21:50:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-05T21:50:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/1/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ec96b639456cf99e0be78ca6714d926 8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5 53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07 8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5 53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777066534371328 |