Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Cláudia Costa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967
Resumo: O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.
id UFRN_c986cfb41c35e7d31355e478d25fa98d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25967
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Ana Cláudia Costa deHekis, Helio RobertoCosta, José Alfredo FerreiraSanta Rosa, José Guilherme da SilvaSousa, Álvaro José Barbosa deGonzalez, Mário Orestes Aguirre2018-10-05T21:50:31Z2018-10-05T21:50:31Z2018-02-09ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.The great information flow, at present, has led to the need to insert visual communication within interpersonal relationships, whether in the daily life or in the work field. Studies have shown that visual elements add value to the communication process, through the following peculiarities: direct language, possibility of creativity development, intuitive perception, in addition to synthesizing the excess information. Given these favorable factors, the visual tools have a multidisciplinary feature and can be applied in different areas of knowledge, including creativity. To facilitate the growth of creative potential, creativity techniques are used. With this, the insertion of visual elements and tools can improve the effectiveness of a creative technique. Thus, the objective of this study is to propose a visual adaptation to CREATION creativity technique. For this, the research procedure included four steps: (I) Systematic bibliographic review of visual communication and visual tools; (II) Exploratory research on the creativity and design of information; (III) Case study in three companies, dismembered in six applications of two versions of the Creation technique: original and visual; (IV) Analysis of data and results 3. As a result of the research, we present the visual model for CREATION creativity technique, which proved to be more effective from the proper visual elements insertion (color, direction, shape, scale, contrast, dot, line and dimension) and visual resources (storyboard, images and post its). In this way, the CREATION technique showed improvements in the participants' attention, clarity of information presentation, interaction among participants, flow in the ideas generation and technical objectivity.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOElemento visualTécnica de criatividadeCREATIONFerramenta visualDesign de informaçãoComunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdfapplication/pdf5136182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/1/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf8ec96b639456cf99e0be78ca6714d926MD51TEXTComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain284182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5MD52THUMBNAILComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07MD53TEXTComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain284182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5MD52THUMBNAILComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgComunicaçãovisualprocesso_Araújo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07MD53123456789/259672019-01-30 05:53:15.668oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T08:53:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
title Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
spellingShingle Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
Araújo, Ana Cláudia Costa de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Elemento visual
Técnica de criatividade
CREATION
Ferramenta visual
Design de informação
title_short Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
title_full Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
title_fullStr Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
title_full_unstemmed Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
title_sort Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
author Araújo, Ana Cláudia Costa de
author_facet Araújo, Ana Cláudia Costa de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Hekis, Helio Roberto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, José Alfredo Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sousa, Álvaro José Barbosa de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Cláudia Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
contributor_str_mv Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Elemento visual
Técnica de criatividade
CREATION
Ferramenta visual
Design de informação
dc.subject.por.fl_str_mv Elemento visual
Técnica de criatividade
CREATION
Ferramenta visual
Design de informação
description O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T21:50:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T21:50:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Costa de. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/1/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/2/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/3/Comunica%c3%a7%c3%a3ovisualprocesso_Ara%c3%bajo_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec96b639456cf99e0be78ca6714d926
8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5
53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07
8214bcdcc7834cd783c056dbbc6a78b5
53b03972081944c5b69f1af4a0ae1e07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777066534371328