Avaliação físico-química e quimiométrica de combustível aeronáutico: uma abordagem acerca da estabilidade após estocagem e com adição de adulterantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wellington Jefferson Oliveira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47536
Resumo: O combustível aeronáutico, querosene de aviação, QAV, devido a sua grande importância, demanda de utilização e por questões de segurança, necessita de uma criteriosa avaliação de suas propriedades físico-química antes de ser inserido no mercado, com a finalidade de atestar a qualidade do produto e garantir que suas características atendam aos padrões impostos pela Agência Nacional de Petróleo Biocombustíveis e Gás Natural – ANP. Porém, mesmo com o controle na produção, processos de adulterações podem comprometer a qualidade deste produto em seu processo de distribuição. Este trabalho buscou avaliar o impacto na qualidade do querosene de aviação, quando adulterado com querosene iluminante. A investigação foi realizada utilizando duas metodologias. A primeira, ocorreu por simulação da adulteração do querosene de aviação por querosene iluminante na faixa de concentração de 50% (v/v), e caracterização através de análises físico-químicas, tais como: teor de aromáticos totais, teor de enxofre total, curva de destilação, ponto de fulgor, massa especifica, ponto de fuligem, ponto de congelamento, viscosidade e corrosividade. Na segunda, foram utilizados métodos espectroscópicos associados às técnicas quimiométricas. Para tanto, foi simulada a adulteração do QAV em diferentes concentrações de querosene iluminante, que variaram de 5 a 60% (v/v). As amostras foram analisadas por técnicas espectroscópicas de infravermelho (MIR/NIR) durante um período que se estendeu por 60 dias. Os dados obtidos, foram posteriormente avaliados pelas técnicas quimiométricas de análise exploratória (PCA), análise discriminante linear (PCA-LDA) e por resolução de curvas multivariadas com mínimos quadrados alternados (MCR-ALS) afim de se obter um modelo estatístico que conseguisse predizer a presença de adulterante e a quantidade presente deste no querosene de aviação. Os resultados mostraram que o querosene de aviação mesmo adulterado se manteve estável durante o período de estocagem e que, os ensaios físico-químicos de modo isolado não foram capazes de detectar a presença do adulterante. Entretanto, as técnicas quimiométricas utilizadas neste trabalho foram capazes de identificar a presença do adulterante por MCR-ALS.
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Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47536O combustível aeronáutico, querosene de aviação, QAV, devido a sua grande importância, demanda de utilização e por questões de segurança, necessita de uma criteriosa avaliação de suas propriedades físico-química antes de ser inserido no mercado, com a finalidade de atestar a qualidade do produto e garantir que suas características atendam aos padrões impostos pela Agência Nacional de Petróleo Biocombustíveis e Gás Natural – ANP. Porém, mesmo com o controle na produção, processos de adulterações podem comprometer a qualidade deste produto em seu processo de distribuição. Este trabalho buscou avaliar o impacto na qualidade do querosene de aviação, quando adulterado com querosene iluminante. A investigação foi realizada utilizando duas metodologias. A primeira, ocorreu por simulação da adulteração do querosene de aviação por querosene iluminante na faixa de concentração de 50% (v/v), e caracterização através de análises físico-químicas, tais como: teor de aromáticos totais, teor de enxofre total, curva de destilação, ponto de fulgor, massa especifica, ponto de fuligem, ponto de congelamento, viscosidade e corrosividade. Na segunda, foram utilizados métodos espectroscópicos associados às técnicas quimiométricas. Para tanto, foi simulada a adulteração do QAV em diferentes concentrações de querosene iluminante, que variaram de 5 a 60% (v/v). As amostras foram analisadas por técnicas espectroscópicas de infravermelho (MIR/NIR) durante um período que se estendeu por 60 dias. Os dados obtidos, foram posteriormente avaliados pelas técnicas quimiométricas de análise exploratória (PCA), análise discriminante linear (PCA-LDA) e por resolução de curvas multivariadas com mínimos quadrados alternados (MCR-ALS) afim de se obter um modelo estatístico que conseguisse predizer a presença de adulterante e a quantidade presente deste no querosene de aviação. Os resultados mostraram que o querosene de aviação mesmo adulterado se manteve estável durante o período de estocagem e que, os ensaios físico-químicos de modo isolado não foram capazes de detectar a presença do adulterante. Entretanto, as técnicas quimiométricas utilizadas neste trabalho foram capazes de identificar a presença do adulterante por MCR-ALS.The fuel is necessary for the evaluation of quality issues, QAV, due to its great importance, demand for use and for safety, it needs a physical-chemical property before being inserted in the market, in order to certify that of the product and guarantee that its characteristics meet the standards imposed by the National Agency of Petroleum, Biofuels and Natural Gas – ANP. However, even with production control, adulteration processes can guarantee the process of this product in its quality distribution. This sought to assess the impact of quality keros with quality, tampered with when necessary. The investigation was carried out using two methodologies. The first one occurred by simulating the adult who wanted the combination, as a combination of kerosene combination 0% (v/characterization) by comparing comparison chemicals, freezing content, soot point, total sulfur content, distillation curvature, specific gravity, soot point, soot point, tolerance and corrosivity. In the second, spectroscopic methods associated with chemometric techniques were used. Therefore, the tampering of the QAV was simulated in different lighting products, ranging from 5 to 60% (v/v). As a sample they were by infrared spectroscopic techniques (MIR/NIR) during a period that extended for 60 days. The data obtained later through chemometric analysis techniques (PCA), analysis-model of discriminatory analysis of curves obtained with linear alternation (MCR-LDS) in order to obtain an analysis model that could predict the presence of adults and the amount present of this in falling kerosene. The results. However, the chemometric techniques used in this work were able to identify the presence of MCR-ALS.Petróleo Brasileiro S.A.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICAUFRNBrasilPropriedades físico-químicasQuerosene de aviaçãoEnvelhecimento do combustívelAdulteração de combustívelEspectroscopia IRQuimiometriaAvaliação físico-química e quimiométrica de combustível aeronáutico: uma abordagem acerca da estabilidade após estocagem e com adição de adulterantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaofisicoquimica_Silva_2021.pdfapplication/pdf5215597https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47536/1/Avaliacaofisicoquimica_Silva_2021.pdfad40c07e82774688c3378c212f271b4bMD51123456789/475362022-06-03 20:00:41.681oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-03T23:00:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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