Entendendo o Enem como ferramenta de mudança na educação a partir do ponto de vista de coordenadores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Mauro Guimarães de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35520
Resumo: Partindo das transformações na forma de ingresso das universidades no Brasil, a partir da adesão massiva ao ENEM, o presente trabalho visa a expor as mudanças nas políticas pedagógicas das escolas particulares, a opinião crítica dos coordenadores do ensino médio a respeito do referido exame, as especificidades e críticas em relação à prova, bem como os principais pontos na relação escola-professor-alunos que foram influenciados pelo exame. Para isto, foram ouvidos coordenadores de escolas privadas da cidade de Natal/RN, a partir de entrevista semiestruturada, bem como foram exploradas as principais referências bibliográficas da área, estabelecendo um diálogo entre autores e gestores, e avaliando se as mudanças idealizadas pelo MEC estão sendo, de fato, aplicadas na prática.
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