Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elizabete Siqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714
Resumo: O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas.
id UFRN_dd764c3d0f275730cbb7cf24c2e0b622
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30714
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ribeiro, Elizabete Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/7327729197187600http://lattes.cnpq.br/1032425601643160Gonzalez, Fredy Enriquehttp://lattes.cnpq.br/4034449429973970Martins, Lucia de Araujo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paivahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Silva, Sani de Carvalho Rutz dahttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390Pontes, Verônica Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5868116609416027Silva, Luzia Guacira dos Santos2020-11-26T23:57:49Z2020-11-26T23:57:49Z2020-07-01RIBEIRO, Elizabete Siqueira. Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas.The present work deals with the author's practice and (self) training process as a bilingual teacher. From the morphological, textual, discursive point of view, the axis that defines the research trajectory is the autobiographical narrative assumed both as a means of (self) formation and as an investigation strategy. The main objective of the study was to deepen the discussion about becoming a literacy professional in action, in an informal non-school context and in a formal context. Data analysis was done by grouping categories (JOSSO, 1988) and crossing them, to identify the constitutive dimensions of non-formal experience, in an attempt to answer the proposed question. In which aspects can an informal bilingual non-school literacy experience contribute to the (self) training and to the social and school inclusion of deaf students? The development of the dissertation discourse is given by the dialectical relationship between the socio-structural (what is given by the social context where the subjects' lives are developed) and the socio-symbolic (the world experienced by these same subjects)The whole text is presided by their searcher's subjectivity, who, being declared and explicitly the voice of the protagonist of the whole text in polyphonic relationship with the voices of others: theoretical references and others, whose voices appear in writing. The results of the study revealed two dimensions of the narrative. And the political dimension – that was shown through the militancy in search of that the laws in favor of a deaf child, and of the whole community, were fulfilled.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasil(Auto) formaçãoLetramento de surdosAlfabetização bilíngueEntre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEntreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdfapplication/pdf4326875https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/1/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdff0c773b853f441a8e73f1af714752ab1MD51TEXTEntreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.txtEntreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain406845https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/2/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.txt7e4f98be44d1faf94bd72625805fefd5MD52THUMBNAILEntreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.jpgEntreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/3/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.jpg4373fd851dc280f6b45e43ca1b56b257MD53123456789/307142020-11-29 04:46:06.715oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
spellingShingle Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
Ribeiro, Elizabete Siqueira
(Auto) formação
Letramento de surdos
Alfabetização bilíngue
title_short Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_full Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_fullStr Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_full_unstemmed Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_sort Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
author Ribeiro, Elizabete Siqueira
author_facet Ribeiro, Elizabete Siqueira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7327729197187600
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1032425601643160
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Martins, Lucia de Araujo Ramos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4028503466396532
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Sani de Carvalho Rutz da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pontes, Verônica Maria de Araújo
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5868116609416027
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elizabete Siqueira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gonzalez, Fredy Enrique
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4034449429973970
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
contributor_str_mv Gonzalez, Fredy Enrique
Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto) formação
Letramento de surdos
Alfabetização bilíngue
topic (Auto) formação
Letramento de surdos
Alfabetização bilíngue
description O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T23:57:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T23:57:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Elizabete Siqueira. Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714
identifier_str_mv RIBEIRO, Elizabete Siqueira. Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/1/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/2/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30714/3/Entreacasaeaescola_Ribeiro_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0c773b853f441a8e73f1af714752ab1
7e4f98be44d1faf94bd72625805fefd5
4373fd851dc280f6b45e43ca1b56b257
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777289511960576