Escolha de alimentos em feiras de produtos orgânicos: um estudo de percepção ambiental em abordagem ecológica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27537 |
Resumo: | O modelo hegemônico de cultura agrária exportado ao mundo por meio dos pressupostos da Revolução Verde cristalizou valores e práticas, que promoveram uma devastação biológica e sociocultural de tradições milenares de cultivo alimentar. Uma das possibilidades de oposição a este paradigma (re)surge em sistemas alternativos sustentáveis, como a produção orgânica de alimentos, que estabelece posturas de sustentabilidade sociocultural, econômica e ambiental. Este estudo de caráter qualiquantitativo e exploratório tem como objetivo explorar a percepção do alimento orgânico por seus produtores e consumidores em feiras especializadas. Como pressupostos epistemológico e teórico-metodológico utilizei a Perspectiva Sistêmica proposta por Altman e Rogoff, e a Abordagem Ecológica de Barker, respectivamente. Realizei uma observação naturalística em três feiras especializadas em venda de orgânicos, em 101 dias de coleta. A investigação compreendeu duas etapas, sendo levantados aspectos verbais e não verbais relacionados à venda e consumo de orgânicos. Foram entrevistados 04 produtores e 04 consumidores, e foram observadas 657 pessoas. Os instrumentos incluíram o mapeamento comportamental centrado no lugar e a análise de contexto com inspiração na teoria do behavior setting. A convergência metodológica foi estabelecida com base em análise temática de base interpretativista, integrando os achados dos comportamentos observados, das lógicas internas às falas e das relações construídas em todo o processo investigativo. O processo analítico demonstrou que a escolha do orgânico envolveu compreensões cognitivas e afetivas permeadas por aspectos motivacionais relacionados à saúde biológica, aspectos filosófico-religiosos e ético-ambientais das pessoas envolvidas. Compreensões sobre esse fenômeno na alimentação podem contribuir para a geração de conhecimento na área das relações pessoa-ambiente, agregando uma compreensão interdisciplinar sobre a questão. |
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Uma das possibilidades de oposição a este paradigma (re)surge em sistemas alternativos sustentáveis, como a produção orgânica de alimentos, que estabelece posturas de sustentabilidade sociocultural, econômica e ambiental. Este estudo de caráter qualiquantitativo e exploratório tem como objetivo explorar a percepção do alimento orgânico por seus produtores e consumidores em feiras especializadas. Como pressupostos epistemológico e teórico-metodológico utilizei a Perspectiva Sistêmica proposta por Altman e Rogoff, e a Abordagem Ecológica de Barker, respectivamente. Realizei uma observação naturalística em três feiras especializadas em venda de orgânicos, em 101 dias de coleta. A investigação compreendeu duas etapas, sendo levantados aspectos verbais e não verbais relacionados à venda e consumo de orgânicos. Foram entrevistados 04 produtores e 04 consumidores, e foram observadas 657 pessoas. Os instrumentos incluíram o mapeamento comportamental centrado no lugar e a análise de contexto com inspiração na teoria do behavior setting. A convergência metodológica foi estabelecida com base em análise temática de base interpretativista, integrando os achados dos comportamentos observados, das lógicas internas às falas e das relações construídas em todo o processo investigativo. O processo analítico demonstrou que a escolha do orgânico envolveu compreensões cognitivas e afetivas permeadas por aspectos motivacionais relacionados à saúde biológica, aspectos filosófico-religiosos e ético-ambientais das pessoas envolvidas. Compreensões sobre esse fenômeno na alimentação podem contribuir para a geração de conhecimento na área das relações pessoa-ambiente, agregando uma compreensão interdisciplinar sobre a questão.The hegemonic model of agrarian culture exported to the world through the assumptions of the Green Revolution solidified values and practices, which conducted a biological and sociocultural devastation of millenarian traditions of food cultivation. One of the possibilities of opposition to this paradigm arises in sustainable alternative systems, such as organic food production, which establishes socio-cultural, economic and environmental sustainability. This research of quali-quantitative and exploratory inclination aims to explore the perception regarding organic food by its producers and consumers in specialized fairs. As epistemological and theoretical-methodological presuppositions, I used the Systemic Perspective and the Barker Ecological Approach, respectively. I conducted a naturalistic observation in three fairs specialized in organic sales in 101 days of data harvesting. The investigation comprised two stages, with verbal and nonverbal aspects related to the sale and consumption of organic products. Were interviewed 04 producers and 04 consumers, and 657 people were observed. The research tools included place-centered behavioral mapping and context-based analysis with inspiration in behavior setting theory. The methodological convergence was established within an organization of thematic analysis with an interpretative basis, integrating the findings through observed behaviors, the internal logics to the spoken behaviors and the relations constructed throughout the investigative process. The analytical process demonstrated that the choice of organic involved cognitive and affective understandings permeated by motivational aspects related to biological health, philosophicalreligious aspects and ethical-environmental aspects of the people involved. Understandings about this phenomenon in food may contribute to the induction of knowledge in the area of human-environment relations, adding an interdisciplinary comprehension on the issue.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPerspectiva ecológicaPercepção ambientalMultimétodosFeiras de orgânicosAlimentos orgânicosEscolha de alimentos em feiras de produtos orgânicos: um estudo de percepção ambiental em abordagem ecológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdfapplication/pdf1900913https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27537/1/Escolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf7393d56f380ce7d1b712eea16e333909MD51TEXTEscolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.txtEscolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain439361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27537/2/Escolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.txt387f156f07689a87e979a301816d496cMD52THUMBNAILEscolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.jpgEscolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27537/3/Escolhaalimentosfeiras_Carneiro_2019.pdf.jpg1cbf940ec8d3d5d08d1edfba3253c7d2MD53123456789/275372019-08-18 02:25:26.505oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-18T05:25:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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