Harmonias e dissonâncias na gestão de estágios curriculares
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27178 |
Resumo: | A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, normatiza essa atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes em todo país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter também como objetivo a preocupação com a proteção dos estudantes que, no momento da execução das atividades práticas, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu a criação de um software que, hospedado no seu sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular no âmbito universitário, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação presencial e à distância, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados os primeiros anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge como objetivo deste trabalho, o desafio de estudar seu uso. Assim, este estudo propôs-se a realizar um diagnóstico, buscando identificar possíveis dificuldades, fragilidades, além de necessidades de melhorias no referido sistema de gerenciamento de estágios. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise documental nos relatórios de visitas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação desta Universidade, no período de abril de 2017 a abril de 2018, entre o primeiro e segundo ano após a implantação do módulo. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica obtiveram maior registro de dúvidas relacionadas à legislação sobre estágios curriculares e sobre a utilização do módulo de estágio, os cursos da área Biomédica registraram maior quantidade de reclamações e foram os que mais sugeriram alterações para melhoria do módulo, nos cursos da área Humanística foram apresentados maiores comportamentos de resistência ao uso do módulo e à aplicação da legislação. Também nesses cursos pode-se perceber mais problemas de comunicação entre a equipe das coordenações de curso e os estudantes, interpretação da legislação de estágios curriculares ou procedimentos administrativos e de uso do módulo de gerenciamento de estágios, enquanto que nos cursos da área Tecnológica foram apresentadas maiores facilidades de utilização do módulo. O estudo sugere atenção especial acerca da rotatividade de substituição de coordenadores de curso e de estágio. Outro aspecto a ser considerado refere-se à possibilidade de maior contribuição que o Orientador Acadêmico pode realizar para a efetivação dos estágios curriculares obrigatórios. Por fim, este estudo culmina com a apresentação de um e-book sobre o uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando auxiliar seu público alvo e toda comunidade universitária. |
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Barreto, Fábio Henrique de MoraisSavia, Sérgio Luis Rizzo DelaAlmeida, Maria das Vitorias VieiraBarreto, Lais Karla da SilvaAbreu, Cynara Carvalho de2019-06-10T19:12:23Z2019-06-10T19:12:23Z2019-04-02BARRETO, Fábio Henrique de Morais. Harmonias e dissonâncias na gestão de estágios curriculares. 2019. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27178A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, normatiza essa atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes em todo país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter também como objetivo a preocupação com a proteção dos estudantes que, no momento da execução das atividades práticas, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu a criação de um software que, hospedado no seu sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular no âmbito universitário, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação presencial e à distância, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados os primeiros anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge como objetivo deste trabalho, o desafio de estudar seu uso. Assim, este estudo propôs-se a realizar um diagnóstico, buscando identificar possíveis dificuldades, fragilidades, além de necessidades de melhorias no referido sistema de gerenciamento de estágios. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise documental nos relatórios de visitas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação desta Universidade, no período de abril de 2017 a abril de 2018, entre o primeiro e segundo ano após a implantação do módulo. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica obtiveram maior registro de dúvidas relacionadas à legislação sobre estágios curriculares e sobre a utilização do módulo de estágio, os cursos da área Biomédica registraram maior quantidade de reclamações e foram os que mais sugeriram alterações para melhoria do módulo, nos cursos da área Humanística foram apresentados maiores comportamentos de resistência ao uso do módulo e à aplicação da legislação. Também nesses cursos pode-se perceber mais problemas de comunicação entre a equipe das coordenações de curso e os estudantes, interpretação da legislação de estágios curriculares ou procedimentos administrativos e de uso do módulo de gerenciamento de estágios, enquanto que nos cursos da área Tecnológica foram apresentadas maiores facilidades de utilização do módulo. O estudo sugere atenção especial acerca da rotatividade de substituição de coordenadores de curso e de estágio. Outro aspecto a ser considerado refere-se à possibilidade de maior contribuição que o Orientador Acadêmico pode realizar para a efetivação dos estágios curriculares obrigatórios. Por fim, este estudo culmina com a apresentação de um e-book sobre o uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando auxiliar seu público alvo e toda comunidade universitária.The curricular internship law (Law nº 11.788, 2008), sanctioned in September 25th, 2008, It came as a regulation for this powerful learning academic activity to this country’s students. This norm determines proceedings and competences, besides having inside It the worry with the students protection that, within the practice activity execution’s moment, are presented to the work’s challenges. Worried about the law enforcement, in 2010, the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, has promoted a software development - hosted in the academic activity integrated management system - that composes a specific module to manage the curricular internship activities for the university, allowing the procedure and documents unification for all Its 116 undergraduate programs, whether in face to face or distance learning , at the same time It gives out real time data reports. A few years after the management module release, It comes up as this study’s goal the challenge to investigate Its usage. Thus, this study proposed to perform a diagnostic, trying to discover difficulties or facilities, and also the improvements necessity at the internship management system mentioned before. To accomplish this goal, reports from Programs Coordination visits that were made by the Internships Coordinating were analyzed, from April, 2017 to April, 2018, between the first and the second year after the module deployment. The results found by the study indicated that the Humanistic and Biomedical areas programs were those ones that had more records of doubts related to the curricular internship law and the internship system usage, the Biomedical area programs were those that recorded more complaints and those that most suggested modifications for the module improvement, the Humanistic area programs were those that most presented resistance to the module usage and the regulation. Also in those programs were detected more communication problems between the Programs Coordination team and the students, internship law understanding or administrative proceedings and the internship management system usage, while the Technological area programs presented more facilities at the system usage. The study suggests special attention about the internship and program coordinators replacements and turnover. Another fact to be considered refer to the possibilitie of more contribution that the academic advisor can give for the mandatory curricular internship effectiveness. In the end, this study comes to a presentation of an e-book about the internship central module usage under the related law, aiming to aid Its public and all the university community.CNPQ::CIENCIAS HUMANASEstágio curricularLegislação de estágioGestão universitáriaCentral de Estágios no Sistema SIGHarmonias e dissonâncias na gestão de estágios curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHarmoniasdissonânciasgestão_Barreto_2019.pdf.txtHarmoniasdissonânciasgestão_Barreto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain320257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27178/2/Harmoniasdisson%c3%a2nciasgest%c3%a3o_Barreto_2019.pdf.txt9fb0c3a511511bb0aa524358621020adMD52THUMBNAILHarmoniasdissonânciasgestão_Barreto_2019.pdf.jpgHarmoniasdissonânciasgestão_Barreto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27178/3/Harmoniasdisson%c3%a2nciasgest%c3%a3o_Barreto_2019.pdf.jpgcfe0aaa9a596ea56d78f816cfc0e9609MD53ORIGINALHarmoniasdissonânciasgestão_Barreto_2019.pdfapplication/pdf2609336https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27178/1/Harmoniasdisson%c3%a2nciasgest%c3%a3o_Barreto_2019.pdf49346312f5f0356cc96ecc05e913f5c2MD51123456789/271782019-06-16 02:23:12.358oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:23:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, normatiza essa atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes em todo país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter também como objetivo a preocupação com a proteção dos estudantes que, no momento da execução das atividades práticas, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu a criação de um software que, hospedado no seu sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas, compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular no âmbito universitário, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação presencial e à distância, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados os primeiros anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge como objetivo deste trabalho, o desafio de estudar seu uso. Assim, este estudo propôs-se a realizar um diagnóstico, buscando identificar possíveis dificuldades, fragilidades, além de necessidades de melhorias no referido sistema de gerenciamento de estágios. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise documental nos relatórios de visitas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação desta Universidade, no período de abril de 2017 a abril de 2018, entre o primeiro e segundo ano após a implantação do módulo. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica obtiveram maior registro de dúvidas relacionadas à legislação sobre estágios curriculares e sobre a utilização do módulo de estágio, os cursos da área Biomédica registraram maior quantidade de reclamações e foram os que mais sugeriram alterações para melhoria do módulo, nos cursos da área Humanística foram apresentados maiores comportamentos de resistência ao uso do módulo e à aplicação da legislação. Também nesses cursos pode-se perceber mais problemas de comunicação entre a equipe das coordenações de curso e os estudantes, interpretação da legislação de estágios curriculares ou procedimentos administrativos e de uso do módulo de gerenciamento de estágios, enquanto que nos cursos da área Tecnológica foram apresentadas maiores facilidades de utilização do módulo. O estudo sugere atenção especial acerca da rotatividade de substituição de coordenadores de curso e de estágio. Outro aspecto a ser considerado refere-se à possibilidade de maior contribuição que o Orientador Acadêmico pode realizar para a efetivação dos estágios curriculares obrigatórios. Por fim, este estudo culmina com a apresentação de um e-book sobre o uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando auxiliar seu público alvo e toda comunidade universitária. |
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