Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcos Paulo Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54458
Resumo: Comunicar é estratégico para que movimentos sociais ganhem corpo e mobilizem a sociedade. Com a popularização das redes sociais, a dimensão do digital tem sido apontada como um espaço de disputa fundamental para o tensionamento dos debates travados na esfera pública e disputa de poder por autores que estudam comunicação e movimentos sociais, tais como Reis, Hostin e Peruzzo (2019) e Castells (2015). O ambiente cibernético é, ademais, um território massivamente ocupado por pessoas jovens. Em 2020, com a doença do Coronavirus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos epicentros da pandemia no mundo, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã da juventude ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Para isso, analisamos de maneira quantitativa e qualitativa as 3.713 publicações originais feitas pelo Levante Popular da Juventude no Twitter, entre março e agosto de 2020. Dentre os resultados encontrados, percebemos que o movimento adaptou para o âmbito online as estratégias de agitação e propaganda já utilizadas no âmbito offline, principalmente através de ações coordenadas de impulsionamento de etiquetas sobre um assunto (os chamados twittaços de hashtags) e transmissões ao vivo de debates políticos, (as chamadas lives).
id UFRN_f053060d8a6cc1418e8bfa4c4a4ba0bb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54458
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Marcos Paulo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7347380223968620https://orcid.org/0000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Veloso, Maria do Socorro Furtadohttp://lattes.cnpq.br/8254589050604215Silva Filho, Sidney Oliveira SantosSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2023-08-14T22:10:49Z2023-08-14T22:10:49Z2023-04-14BARBOSA, Marcos Paulo Gomes. Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus. Orientador: Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2023. 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54458Comunicar é estratégico para que movimentos sociais ganhem corpo e mobilizem a sociedade. Com a popularização das redes sociais, a dimensão do digital tem sido apontada como um espaço de disputa fundamental para o tensionamento dos debates travados na esfera pública e disputa de poder por autores que estudam comunicação e movimentos sociais, tais como Reis, Hostin e Peruzzo (2019) e Castells (2015). O ambiente cibernético é, ademais, um território massivamente ocupado por pessoas jovens. Em 2020, com a doença do Coronavirus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos epicentros da pandemia no mundo, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã da juventude ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Para isso, analisamos de maneira quantitativa e qualitativa as 3.713 publicações originais feitas pelo Levante Popular da Juventude no Twitter, entre março e agosto de 2020. Dentre os resultados encontrados, percebemos que o movimento adaptou para o âmbito online as estratégias de agitação e propaganda já utilizadas no âmbito offline, principalmente através de ações coordenadas de impulsionamento de etiquetas sobre um assunto (os chamados twittaços de hashtags) e transmissões ao vivo de debates políticos, (as chamadas lives).Communication is strategic for social movements to gain supporters and mobilize society. With the popularization of social networks, the digital dimension has been identified as a fundamental space of dispute for the tensioning of debates held in the public sphere and power struggle by authors who study communication and social movements, such as Reis, Hostin and Peruzzo ( 2019) and Castells (2015). The cybernetic environment is, moreover, a territory massively occupied by young people. In 2020, with the Coronavirus disease (Covid-19), the World Health Organization (WHO) declared Covid-19 a pandemic and in a short time Brazil became one of the epicenters of the pandemic in the world, concentrating approximately half of the cases in the Latin America and Caribbean region. Studies regarding the communication of the health crisis due to covid-19 in Brazil point out that the discourse on the pandemic has become a territory of power dispute, with the media as one of the spaces of battle, and that the massive production of information on the subject, in the midst of a context of politicization and polarization, led to an “infodemic” phenomenon. In this sense, the pandemic has imposed a new reality on social movements and citizen participation of youth by prohibiting and restricting street protests and demonstrations as part of the disease prevention strategy. In this way, our study aims to understand the strategies used by a youth social movement to communicate with its young audience, issue information on the subject and mobilize this collective around emerging causes given the context of calamity. Our hypothesis is that the use of the internet, more specifically social networks, gained an even more relevant dimension as a means of communication for these mobilization networks to remain active. For this, we quantitatively and qualitatively analyzed the 3,713 original publications made by Levante Popular da Juventude on Twitter, between March and August 2020. Among the results found, we noticed that the movement adapted the agitation and propaganda strategies already used offline, mainly through coordinated actions to promote hashtags on a subject and live transmissions of political debates.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMeios de comunicaçãoJuventudeRedes sociaisPandemiaMovimento socialDas ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDasruasredes_Barbosa_2023.pdfapplication/pdf1592770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54458/1/Dasruasredes_Barbosa_2023.pdf83f527d68d94638a23a398cacd867b54MD51123456789/544582023-08-14 19:11:25.914oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54458Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-14T22:11:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
title Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
spellingShingle Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
Barbosa, Marcos Paulo Gomes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Meios de comunicação
Juventude
Redes sociais
Pandemia
Movimento social
title_short Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
title_full Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
title_fullStr Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
title_full_unstemmed Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
title_sort Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
author Barbosa, Marcos Paulo Gomes
author_facet Barbosa, Marcos Paulo Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7347380223968620
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4658-5556
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9921846039591174
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8254589050604215
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Filho, Sidney Oliveira Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcos Paulo Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
contributor_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Meios de comunicação
Juventude
Redes sociais
Pandemia
Movimento social
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Juventude
Redes sociais
Pandemia
Movimento social
description Comunicar é estratégico para que movimentos sociais ganhem corpo e mobilizem a sociedade. Com a popularização das redes sociais, a dimensão do digital tem sido apontada como um espaço de disputa fundamental para o tensionamento dos debates travados na esfera pública e disputa de poder por autores que estudam comunicação e movimentos sociais, tais como Reis, Hostin e Peruzzo (2019) e Castells (2015). O ambiente cibernético é, ademais, um território massivamente ocupado por pessoas jovens. Em 2020, com a doença do Coronavirus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos epicentros da pandemia no mundo, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã da juventude ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Para isso, analisamos de maneira quantitativa e qualitativa as 3.713 publicações originais feitas pelo Levante Popular da Juventude no Twitter, entre março e agosto de 2020. Dentre os resultados encontrados, percebemos que o movimento adaptou para o âmbito online as estratégias de agitação e propaganda já utilizadas no âmbito offline, principalmente através de ações coordenadas de impulsionamento de etiquetas sobre um assunto (os chamados twittaços de hashtags) e transmissões ao vivo de debates políticos, (as chamadas lives).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T22:10:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T22:10:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Marcos Paulo Gomes. Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus. Orientador: Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2023. 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54458
identifier_str_mv BARBOSA, Marcos Paulo Gomes. Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus. Orientador: Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2023. 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54458/1/Dasruasredes_Barbosa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83f527d68d94638a23a398cacd867b54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776945734221824