Das ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54458 |
Resumo: | Comunicar é estratégico para que movimentos sociais ganhem corpo e mobilizem a sociedade. Com a popularização das redes sociais, a dimensão do digital tem sido apontada como um espaço de disputa fundamental para o tensionamento dos debates travados na esfera pública e disputa de poder por autores que estudam comunicação e movimentos sociais, tais como Reis, Hostin e Peruzzo (2019) e Castells (2015). O ambiente cibernético é, ademais, um território massivamente ocupado por pessoas jovens. Em 2020, com a doença do Coronavirus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos epicentros da pandemia no mundo, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã da juventude ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Para isso, analisamos de maneira quantitativa e qualitativa as 3.713 publicações originais feitas pelo Levante Popular da Juventude no Twitter, entre março e agosto de 2020. Dentre os resultados encontrados, percebemos que o movimento adaptou para o âmbito online as estratégias de agitação e propaganda já utilizadas no âmbito offline, principalmente através de ações coordenadas de impulsionamento de etiquetas sobre um assunto (os chamados twittaços de hashtags) e transmissões ao vivo de debates políticos, (as chamadas lives). |
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Com a popularização das redes sociais, a dimensão do digital tem sido apontada como um espaço de disputa fundamental para o tensionamento dos debates travados na esfera pública e disputa de poder por autores que estudam comunicação e movimentos sociais, tais como Reis, Hostin e Peruzzo (2019) e Castells (2015). O ambiente cibernético é, ademais, um território massivamente ocupado por pessoas jovens. Em 2020, com a doença do Coronavirus (Covid-19), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia e em pouco tempo o Brasil se tornou um dos epicentros da pandemia no mundo, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã da juventude ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Para isso, analisamos de maneira quantitativa e qualitativa as 3.713 publicações originais feitas pelo Levante Popular da Juventude no Twitter, entre março e agosto de 2020. Dentre os resultados encontrados, percebemos que o movimento adaptou para o âmbito online as estratégias de agitação e propaganda já utilizadas no âmbito offline, principalmente através de ações coordenadas de impulsionamento de etiquetas sobre um assunto (os chamados twittaços de hashtags) e transmissões ao vivo de debates políticos, (as chamadas lives).Communication is strategic for social movements to gain supporters and mobilize society. With the popularization of social networks, the digital dimension has been identified as a fundamental space of dispute for the tensioning of debates held in the public sphere and power struggle by authors who study communication and social movements, such as Reis, Hostin and Peruzzo ( 2019) and Castells (2015). The cybernetic environment is, moreover, a territory massively occupied by young people. In 2020, with the Coronavirus disease (Covid-19), the World Health Organization (WHO) declared Covid-19 a pandemic and in a short time Brazil became one of the epicenters of the pandemic in the world, concentrating approximately half of the cases in the Latin America and Caribbean region. Studies regarding the communication of the health crisis due to covid-19 in Brazil point out that the discourse on the pandemic has become a territory of power dispute, with the media as one of the spaces of battle, and that the massive production of information on the subject, in the midst of a context of politicization and polarization, led to an “infodemic” phenomenon. In this sense, the pandemic has imposed a new reality on social movements and citizen participation of youth by prohibiting and restricting street protests and demonstrations as part of the disease prevention strategy. In this way, our study aims to understand the strategies used by a youth social movement to communicate with its young audience, issue information on the subject and mobilize this collective around emerging causes given the context of calamity. Our hypothesis is that the use of the internet, more specifically social networks, gained an even more relevant dimension as a means of communication for these mobilization networks to remain active. For this, we quantitatively and qualitatively analyzed the 3,713 original publications made by Levante Popular da Juventude on Twitter, between March and August 2020. Among the results found, we noticed that the movement adapted the agitation and propaganda strategies already used offline, mainly through coordinated actions to promote hashtags on a subject and live transmissions of political debates.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMeios de comunicaçãoJuventudeRedes sociaisPandemiaMovimento socialDas ruas às redes: a estratégia de comunicação do levante popular da juventude nas redes sociais durante a pandemia do coronavírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDasruasredes_Barbosa_2023.pdfapplication/pdf1592770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54458/1/Dasruasredes_Barbosa_2023.pdf83f527d68d94638a23a398cacd867b54MD51123456789/544582023-08-14 19:11:25.914oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54458Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-14T22:11:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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