O lugar secreto: tessituras criativas entre tecidos e corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Nelita Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45851
Resumo: A pesquisa apresentada aborda um estudo de cunho teórico-prático a partir de discussões sobre as tessituras e cargas poéticas criativas que o corpo é atravessado na contemporaneidade. Tem por objetivo refletir sobre uma construção criativa que ponha em diálogo o tecido como elemento cênico e o corpo do intérprete na dança contemporânea, a partir de uma analogia, a significância dos tecidos que envolveram o persona de Jesus Cristo, para o processo de criação em dança contemporânea. A metodologia deste trabalho está baseada na proposição de Ciane Fernandes (2018), A prática como Pesquisa, que pensa a pesquisa em Arte como constructo entre teoria e prática cênica. Sendo assim, a minha prática de criação alimenta e é alimentada por fundamentos teóricos que sustentam e são sustentados pelos processual dos laboratórios de investigação composicional. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e parte do entendimento que o corpo é a minha condição de existir, de aprender e de conhecer. O estudo dialoga com a improvisação como ferramenta à construção cênica para fomentar o ato criativo que entrelaça corpo-peletecidos. O escrito está disposto da seguinte maneira: A primeira costura - Nascimento e Bar Mitzvá, introduz ao tema da pesquisa mostrando o início do processo criativo, o corpo vivido e seus retalhos do contato do intérprete com o elemento cênico – tecido, por meio da técnica de improvisação para criação em dança contemporânea. Mostra ainda, a tessitura do corpo atento, ao amadurecer em busca de uma percepção mais aguçada da cinesfera reduzida e ampliada entre a intérprete e o tecido. Nesta costura, discutimos um pouco sobre o corpo e a pele na contemporaneidade e refletimos o corpo e a pele como estruturas que não se separam, mas que são integradas e nos tornam sujeitos artísticos no modo de ser e fazer arte, para se comunicar consigo, com o outro e com o mundo. A Segunda costura – Escárnio e Crucificação trata sobre o desenvolver do processo para a construção poética da obra e suas redes de conexões para dança contemporânea. Apresenta também, as tramas tecidas para a cena. A terceira e última costura – Ressurreição e Ascenção aborda um apanhado geral da pesquisa, refletindo as relações entre o tecido como intérprete e o corpo como tecido, e suas possíveis contribuições para pesquisadores, educadores e artistas da cena contemporânea. Por fim, chegamos à Conclusão, Tessituras Imagéticas, mostrando os resultados processuais para a criação em foco. Para tecer essas costuras, trazemos autores como: Fernandes (2002), Nóbrega e Tibúrcio (2004), Louppe (2012), Leal (2012- 2013-2014), Mundim (2017), falando sobre o Corpo-Espaço-Poética e Dança Contemporânea na contemporaneidade. Consideramos as teorias de Salles (2010-2016) para falar sobre o processo de criação nas artes, e ainda Montagu (1988), para dialogar sobre os conceitos sobre a pele. Em seguida, vem Pavis (2007) e Pelozzo (2013) para dialogar acerca dos Tecidos/Figurinos do ator. E por último, Almeida (2017), fazendo referência aos estudos bíblicos. Além desses autores, dialogamos com outros estudiosos da Filosofia e das Artes para contribuir com a nossa fundamentação da pesquisa. Foi possível perceber que o Lugar Secreto é dança na vida/de vida. Não é sobre apenas eu dançar minhas experiências, mas também poder resinificar as mesmas. Essa pesquisa contribui para a área das Artes Cênicas, especificamente para a Dança ao mostrar o acontecimento artístico no espaço litúrgico cristão, no que diz respeito a esse corpo sagrado que cria através das técnicas de improvisação. Logo, é um trabalho cuja transversalidade cultural é presente, pois é uma pesquisa que traz a ciência, religião e arte para discussão na contemporaneidade.
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Tem por objetivo refletir sobre uma construção criativa que ponha em diálogo o tecido como elemento cênico e o corpo do intérprete na dança contemporânea, a partir de uma analogia, a significância dos tecidos que envolveram o persona de Jesus Cristo, para o processo de criação em dança contemporânea. A metodologia deste trabalho está baseada na proposição de Ciane Fernandes (2018), A prática como Pesquisa, que pensa a pesquisa em Arte como constructo entre teoria e prática cênica. Sendo assim, a minha prática de criação alimenta e é alimentada por fundamentos teóricos que sustentam e são sustentados pelos processual dos laboratórios de investigação composicional. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e parte do entendimento que o corpo é a minha condição de existir, de aprender e de conhecer. O estudo dialoga com a improvisação como ferramenta à construção cênica para fomentar o ato criativo que entrelaça corpo-peletecidos. O escrito está disposto da seguinte maneira: A primeira costura - Nascimento e Bar Mitzvá, introduz ao tema da pesquisa mostrando o início do processo criativo, o corpo vivido e seus retalhos do contato do intérprete com o elemento cênico – tecido, por meio da técnica de improvisação para criação em dança contemporânea. Mostra ainda, a tessitura do corpo atento, ao amadurecer em busca de uma percepção mais aguçada da cinesfera reduzida e ampliada entre a intérprete e o tecido. Nesta costura, discutimos um pouco sobre o corpo e a pele na contemporaneidade e refletimos o corpo e a pele como estruturas que não se separam, mas que são integradas e nos tornam sujeitos artísticos no modo de ser e fazer arte, para se comunicar consigo, com o outro e com o mundo. A Segunda costura – Escárnio e Crucificação trata sobre o desenvolver do processo para a construção poética da obra e suas redes de conexões para dança contemporânea. Apresenta também, as tramas tecidas para a cena. A terceira e última costura – Ressurreição e Ascenção aborda um apanhado geral da pesquisa, refletindo as relações entre o tecido como intérprete e o corpo como tecido, e suas possíveis contribuições para pesquisadores, educadores e artistas da cena contemporânea. Por fim, chegamos à Conclusão, Tessituras Imagéticas, mostrando os resultados processuais para a criação em foco. Para tecer essas costuras, trazemos autores como: Fernandes (2002), Nóbrega e Tibúrcio (2004), Louppe (2012), Leal (2012- 2013-2014), Mundim (2017), falando sobre o Corpo-Espaço-Poética e Dança Contemporânea na contemporaneidade. Consideramos as teorias de Salles (2010-2016) para falar sobre o processo de criação nas artes, e ainda Montagu (1988), para dialogar sobre os conceitos sobre a pele. Em seguida, vem Pavis (2007) e Pelozzo (2013) para dialogar acerca dos Tecidos/Figurinos do ator. E por último, Almeida (2017), fazendo referência aos estudos bíblicos. Além desses autores, dialogamos com outros estudiosos da Filosofia e das Artes para contribuir com a nossa fundamentação da pesquisa. Foi possível perceber que o Lugar Secreto é dança na vida/de vida. Não é sobre apenas eu dançar minhas experiências, mas também poder resinificar as mesmas. Essa pesquisa contribui para a área das Artes Cênicas, especificamente para a Dança ao mostrar o acontecimento artístico no espaço litúrgico cristão, no que diz respeito a esse corpo sagrado que cria através das técnicas de improvisação. Logo, é um trabalho cuja transversalidade cultural é presente, pois é uma pesquisa que traz a ciência, religião e arte para discussão na contemporaneidade.The presented research addresses a theoretical-practical study based on discussions about the textures and creative poetic loads that the body is traversed in contemporaneity. Its objective is to reflect on a creative construction that puts in dialogue the fabric as a scenic element and the body of the performer in contemporary dance, based on an analogy, the significance of the fabrics that involved the persona of Jesus Christ, for the process of creation in contemporary dance. The methodology of this work is based on the proposition of Ciane Fernandes (2018), Practice as Research, who thinks research in Art as a construct between theory and scenic practice. Therefore, my creation practice feeds and is nourished by theoretical foundations that support and are supported by the procedures of compositional research laboratories. The research has a qualitative approach and starts from the understanding that the body is my condition of existing, learning and knowing. The study dialogues with improvisation as a tool for scenic construction to foster the creative act that interweaves body-skin-fabrics.The writing is arranged as follows: The first seam - Nascimento e Bar Mitzvá, introduces the research theme by showing the beginning of the creative process, the lived body and its fragments of the interpreter's contact with the scenic element - fabric, through the technique from improvisation to contemporary dance creation. It also shows the texture of the attentive body, as it matures in search of a sharper perception of the reduced and expanded cinesphere between the performer and the fabric. In this seam, we discuss a little bit about the body and skin in contemporaneity and we reflect the body and the skin as structures that do not separate, but that are integrated and make us artistic subjects in the way of being and making art, to communicate with you, with each other and with the world. The Second Seam – Escárnio e Crucifixion deals with the development of the process for the poetic construction of the work and its networks of connections for contemporary dance. It also presents the woven fabrics for the scene. The third and last seam – Ressurreição e Ascenção (Ressurreição e Ascenção) addresses a general overview of the research, reflecting the relationship between the fabric as a performer and the body as a fabric, and its possible contributions to researchers, educators and artists in the contemporary scene. Finally, we come to the Conclusion, Image Tessituras, showing the procedural results for the creation in focus. To weave these seams, we bring authors such as: Fernandes (2002), Nóbrega and Tibúrcio (2004), Louppe (2012), Leal (2012-2013-2014), Mundim (2017), talking about the Body-Space-Poetics and Dance Contemporary in contemporaneity. We consider Salles' theories (2010-2016) to talk about the creative process in the arts, and Montagu (1988) to talk about the concepts about the skin. Then comes Pavis (2007) and Pelozzo (2013) to discuss the actor's Fabrics/Costume. And finally, Almeida (2017), referring to biblical studies. In addition to these authors, we dialogue with other scholars of Philosophy and Arts to contribute to our research foundation. It was possible to see that Lugar Secreto is a dance in life/life. It's not just about me dancing my experiences, but also being able to reframe them. This research contributes to the area of Performing Arts, specifically for Dance, by showing the artistic event in the Christian liturgical space, with regard to this sacred body that it creates through improvisation techniques. Therefore, it is a work whose cultural transversality is present, as it is a research that brings science, religion and art to contemporary discussion.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCorposTecidoTessituraO lugar secreto: tessituras criativas entre tecidos e corposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLugarsecretotessituras_Andrade_2021.pdfapplication/pdf10666133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45851/1/Lugarsecretotessituras_Andrade_2021.pdf7117b99c765007b55aaf600ed2ef4174MD51123456789/458512022-05-02 12:05:53.356oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45851Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:05:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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