Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Bruna Izabelly Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857
Resumo: Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.
id UFRPE_65edcfd48afab7a91946af3ca7cf8aca
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4857
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.Educação FísicaPessoas com deficiênciaAcessibilidadeInclusão escolarNa Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.In school physical education, our challenge is to enable a practice that involves all students regardless of their limitations and specificities. In this work, our aim was to identify which are the strategies adopted for the inclusion of people with disabilities in school physical education classes. The methodology consisted of qualitative research of a bibliographical nature and allowed us to read and analysis of productions parallel to the proposed theme. In this work, we recognized the great advances made by all those who fight for broadly inclusive education, however, encounter obstacles and limitations regarding various aspects such as education, infrastructure, and accessibility.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/5624524549966713http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Mendonça, Bruna Izabelly Leite2023-08-15T20:07:24Z2023-08-15T20:07:24Z2023-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfMENDONÇA, Bruna Izabelly Leite. Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-15T20:07:27Zoai:dspace:123456789/4857Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-15T20:07:27Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
title Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
spellingShingle Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
Mendonça, Bruna Izabelly Leite
Educação Física
Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Inclusão escolar
title_short Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
title_full Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
title_fullStr Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
title_full_unstemmed Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
title_sort Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar.
author Mendonça, Bruna Izabelly Leite
author_facet Mendonça, Bruna Izabelly Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/5624524549966713
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Bruna Izabelly Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Inclusão escolar
topic Educação Física
Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Inclusão escolar
description Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T20:07:24Z
2023-08-15T20:07:24Z
2023-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Bruna Izabelly Leite. Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857
identifier_str_mv MENDONÇA, Bruna Izabelly Leite. Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1792624374295035904