Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Felipe Henrique Santos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3701
Resumo: O presente estudo teve como objetivo discutir a gestão e a preservação de acervos documentais de escolas públicas através do processo de digitalização. Foram pesquisadas produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2020 através das ferramentas Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. A amostra final constitui-se de dez produções englobando artigos publicados em periódicos, anais de eventos, dissertação de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso. Os resultados trazem informações relevantes sobre o processo de digitalização de documentos no ambiente escolar, a sua implementação, o manejo dos arquivos e os recursos utilizados para o acesso e preservação dos acervos. São apontadas como as principais dificuldades a falta de capacitações para os profissionais que lidam diretamente com a gestão de documentos e a falta de administração adequada nos contextos escolares. A pesquisa identificou também as etapas necessárias para a implementação do processo de digitalização dos acervos documentais no cenário escolar. Conclui-se que é necessário um conjunto de políticas, procedimentos e qualificação profissional para implantação e execução efetiva destas ações em instituições públicas de ensino.
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