Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Robson Raabi do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497
Resumo: A sociedade contemporânea exige novas competências dos estudantes que completam sua formação básica. Deste modo, exige-se que o ensino médio assuma um novo papel no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo ensino médio abre espaço para o ensino de disciplinas de computação, mas ainda são poucos exemplos destas experiências, por isso é importante trazer exemplos destas experiências no ensino básico. Por isso, neste trabalho buscou-se descrever as impressões dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana de Recife em relação ao uso de computação desplugada na disciplina de pensamento computacional. A disciplina foi ministrada no contexto de componente curricular eletivo do novo ensino médio em uma turma com 30 estudantes, entrevistou-se 9 estudantes e realizou-se uma análise estatística e uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudantes acharam a experiência positiva e que acreditam que o pensamento computacional é importante para sua carreira profissional, à continuidade de seus estudos ou exercício autônomo da cidadania. Por fim, foi possível identificar a necessidade de dar mais ênfase nos conceitos computacionais considerando a metodologia adotada da computação desplugada.
id UFRPE_e26fe3af36a503ec0b2e3882859847f4
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5497
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médioPensamento computacionalComputação desplugadaOrientação educacional no ensino médioA sociedade contemporânea exige novas competências dos estudantes que completam sua formação básica. Deste modo, exige-se que o ensino médio assuma um novo papel no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo ensino médio abre espaço para o ensino de disciplinas de computação, mas ainda são poucos exemplos destas experiências, por isso é importante trazer exemplos destas experiências no ensino básico. Por isso, neste trabalho buscou-se descrever as impressões dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana de Recife em relação ao uso de computação desplugada na disciplina de pensamento computacional. A disciplina foi ministrada no contexto de componente curricular eletivo do novo ensino médio em uma turma com 30 estudantes, entrevistou-se 9 estudantes e realizou-se uma análise estatística e uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudantes acharam a experiência positiva e que acreditam que o pensamento computacional é importante para sua carreira profissional, à continuidade de seus estudos ou exercício autônomo da cidadania. Por fim, foi possível identificar a necessidade de dar mais ênfase nos conceitos computacionais considerando a metodologia adotada da computação desplugada.Contemporary society demands new skills from students who complete their basic education. In this way, secondary education is required to assume a new role in the development of skills and abilities. The New Secondary School opens space for the teaching of computing disciplines, but there are still few examples of these experiences, so it is important to bring examples of these experiences in basic education. For this reason, this paper sought to describe the impressions of first-year high school students at a public school in the metropolitanregion of Recife regarding the use of unplugged computing in the computational thinking discipline. The subject was taught in the context of the elective curricular component of the new high school in a class with 30 students, 9 students were interviewed and a statistical analysis and a content analysis were carried out. The results showed that the students found the experience positive and that they believe that computational thinking is important for their professional career, the continuity of their studies or the autonomous exercise of citizenship. Finally, it was possible to identify the need to place more emphasis on computational concepts considering the adopted methodology of unplugged computing.BrasilAraújo, Carlos Julian Menezeshttp://lattes.cnpq.br/4942663556941460http://lattes.cnpq.br/3156174527107999Nascimento, Robson Raabi do2024-01-26T12:13:56Z2024-01-26T12:13:56Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis15 f.application/pdfNASCIMENTO, Robson Raabi do. Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497porhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T12:14:03Zoai:dspace:123456789/5497Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T12:14:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
title Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
spellingShingle Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
Nascimento, Robson Raabi do
Pensamento computacional
Computação desplugada
Orientação educacional no ensino médio
title_short Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
title_full Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
title_sort Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
author Nascimento, Robson Raabi do
author_facet Nascimento, Robson Raabi do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Carlos Julian Menezes
http://lattes.cnpq.br/4942663556941460
http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Robson Raabi do
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Computação desplugada
Orientação educacional no ensino médio
topic Pensamento computacional
Computação desplugada
Orientação educacional no ensino médio
description A sociedade contemporânea exige novas competências dos estudantes que completam sua formação básica. Deste modo, exige-se que o ensino médio assuma um novo papel no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo ensino médio abre espaço para o ensino de disciplinas de computação, mas ainda são poucos exemplos destas experiências, por isso é importante trazer exemplos destas experiências no ensino básico. Por isso, neste trabalho buscou-se descrever as impressões dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana de Recife em relação ao uso de computação desplugada na disciplina de pensamento computacional. A disciplina foi ministrada no contexto de componente curricular eletivo do novo ensino médio em uma turma com 30 estudantes, entrevistou-se 9 estudantes e realizou-se uma análise estatística e uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudantes acharam a experiência positiva e que acreditam que o pensamento computacional é importante para sua carreira profissional, à continuidade de seus estudos ou exercício autônomo da cidadania. Por fim, foi possível identificar a necessidade de dar mais ênfase nos conceitos computacionais considerando a metodologia adotada da computação desplugada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-29
2024-01-26T12:13:56Z
2024-01-26T12:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Robson Raabi do. Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497
identifier_str_mv NASCIMENTO, Robson Raabi do. Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1798417314748563456