Meditação de atenção plena e educação: uma proposta no ensino remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lucas Rumeningg Nunes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4083
Resumo: A pandemia da COVID-19 revelou vários problemas de desigualdades sociais nas instituições de ensino brasileiras. A impossibilidade de o Estado suprir todas essas necessidades, tendo em vista a vulnerabilidade socioeconômica que assola nosso país, revelou nossa grande desigualdade social, em especial, no processo de ensino e aprendizagem. Algumas questões problemáticas foram reveladas com o ensino remoto. Uma delas é a falta de atenção dos alunos e das alunas durante as aulas virtuais, porque tanto professores e professoras quanto educandos e educandas não estavam preparados para um processo de ensino e aprendizagem remoto. Dessa forma, a dispersão, o baixo índice de aprendizagem e a consequente evasão escolar foram observadas nas instituições de ensino. Este trabalho objetiva fazer uma revisão narrativa de literatura sobre a utilização da meditação de atenção plena (MAP) como prática pedagógica para regular a atenção por meio de uma prática em três etapas, como uma estratégia para manter o educando e a educanda envolvidos com o ensino e a aprendizagem realizados em aulas on-line. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que se valeu da coleta de dados por meio da revisão bibliográfica para analisar a produção acadêmica sobre as contribuições da MAP para as práticas pedagógicas, a fim de traçar seus benefícios no enfrentamento das dificuldades e nas adaptações para o ensino remoto. Com base na literatura recuperada, foi descrito o processo de aplicação da MAP, identificando as principais potencialidades e dificuldades no desenvolvimento dessa prática e propôs-se um roteiro de aplicação da MAP para o ensino remoto. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da análise empreendidas, que a experiência da meditação se reflete positivamente em diferentes aspectos da vida de quem a pratica. A MAP é uma poderosa ferramenta para os/as professor/as de Educação Física manterem seus discentes envolvidos, proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, bem-estar físico e psíquico e explorar novas aplicações para as práticas meditativas. Um cenário onde haja meditação, educação e benefícios para a área de educação e processos cognitivos é animador.
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Este trabalho objetiva fazer uma revisão narrativa de literatura sobre a utilização da meditação de atenção plena (MAP) como prática pedagógica para regular a atenção por meio de uma prática em três etapas, como uma estratégia para manter o educando e a educanda envolvidos com o ensino e a aprendizagem realizados em aulas on-line. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que se valeu da coleta de dados por meio da revisão bibliográfica para analisar a produção acadêmica sobre as contribuições da MAP para as práticas pedagógicas, a fim de traçar seus benefícios no enfrentamento das dificuldades e nas adaptações para o ensino remoto. Com base na literatura recuperada, foi descrito o processo de aplicação da MAP, identificando as principais potencialidades e dificuldades no desenvolvimento dessa prática e propôs-se um roteiro de aplicação da MAP para o ensino remoto. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da análise empreendidas, que a experiência da meditação se reflete positivamente em diferentes aspectos da vida de quem a pratica. A MAP é uma poderosa ferramenta para os/as professor/as de Educação Física manterem seus discentes envolvidos, proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, bem-estar físico e psíquico e explorar novas aplicações para as práticas meditativas. Um cenário onde haja meditação, educação e benefícios para a área de educação e processos cognitivos é animador.The COVID-19 pandemic revealed several problems of social inequalities in Brazilian educational institutions. The state's inability to meet all these needs, given the reality of socioeconomic vulnerability that plagues our country, revealed our great social inequality, especially in the teaching and learning process. Some problematic issues were revealed with remote teaching, one of which is the lack of attention of students during virtual classes, considering that both teachers and students were not prepared for remote teaching and learning processes and, therefore, dispersion, low learning rate and, consequently, school dropout were observed in educational institutions. This monograph aims to propose the use of Mindfulness Meditation (MM) as a pedagogical practice for self-regulation of attention through a practice in three stages, as a strategy to keep the student involved with the teaching and learning process carried out in online classes. To achieve this objective, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, which used data collection through a literature review to analyze the academic production showing the contributions of MM in pedagogical practices, in order to trace its benefits in facing the difficulties and adaptations in remote learning. Based on the consulted literature, the process of applying MM was described, identifying the main strengths and difficulties in the development of this practice, and a guide for applying the MM to remote learning was proposed. It is concluded, from the literature review and the analysis undertaken, that the experience of meditation is positively reflected in different aspects of the practitioner's life. The MM is a powerful tool for the Physical Education teacher to maintain the involvement of students, develop an environment conducive to learning, physical and psychological well-being and explore new applications for meditative practices. The literature analysis reveals a promising scenario involving meditation and education, and the benefits identified for the area of education and cognitive processes are encouraging.BrasilNogueira, Romildo de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3947188915595828http://lattes.cnpq.br/1632012172045871Moura, Lucas Rumeningg Nunes de2023-03-07T19:22:52Z2023-03-07T19:22:52Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfMoura, Lucas Rumeningg Nunes de. Meditação de atenção plena e educação: uma proposta no ensino remoto. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4083porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-07T19:23:22Zoai:dspace:123456789/4083Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-07T19:23:22Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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