A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevam, Karine Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5130
Resumo: A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.
id UFRR-3_21b7457d27010587dcb222ac5850f78f
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/5130
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUEGeografia EscolarInstituto de HumanidadesColégio NogueiraPrimeira República.A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.Universidade Federal de Roraima2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/513010.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 30 (2018): set/dez-2018; 195-2142177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5130/2601Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstevam, Karine Ribeiro2022-11-16T18:48:43Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5130Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T18:48:43Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
title A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
spellingShingle A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
Estevam, Karine Ribeiro
Geografia Escolar
Instituto de Humanidades
Colégio Nogueira
Primeira República.
title_short A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
title_full A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
title_fullStr A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
title_full_unstemmed A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
title_sort A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
author Estevam, Karine Ribeiro
author_facet Estevam, Karine Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevam, Karine Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Instituto de Humanidades
Colégio Nogueira
Primeira República.
topic Geografia Escolar
Instituto de Humanidades
Colégio Nogueira
Primeira República.
description A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5130
10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5130
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5130/2601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 30 (2018): set/dez-2018; 195-214
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1789436704617136128