Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Jaqueline Bonfim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sabbag, Omar Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2256
Resumo: A alface é considerada a folhosa mais importante, cultivada e consumida mundialmente. O seu cultivo gera renda para pequenos e médios produtores, além de movimentar grande volume de recursos em sementes, adubos, defensivos e mão de obra. Entretanto, como qualquer outra exploração econômica, as medições de desempenho podem oferecer indicadores e referências para melhoria desta atividade. Objetivou-se com este trabalho avaliar o grau de eficiência de unidades produtoras de alface em Ilha Solteira, região Noroeste de São Paulo. Metodologicamente, questionários foram aplicados a uma amostragem de produtores do município, os quais foram classificados em eficientes e ineficientes, quanto aos perfis socioculturais e tecnológicos. Para a compilação das medidas de eficiência, foi aplicada a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA – Data Envelopment Analysis) para retornos constantes de escala, com orientação input, tomando como variáveis, mão de obra, irrigação, adubação e investimento. Os resultados mostraram que 20% das propriedades foram eficientes e que a unidade produtiva com menor desempenho deve minimizar o uso de insumos em 71% para se tornar eficiente, salientando o uso racional dos recursos na produção. Recomenda-se maior atenção aos produtores ineficientes, sobretudo em relação aos desperdícios do processo produtivo, na qual a técnica avalia e auxilia no processo de tomada de decisão no processo de transformação insumo-produto.
id UFRR-4_5ebcfccd31c7f9a6fb71751ac2ec802f
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2256
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São PauloAnálise DEA. Desempenho. Gestão. Lactuca sativa L.A alface é considerada a folhosa mais importante, cultivada e consumida mundialmente. O seu cultivo gera renda para pequenos e médios produtores, além de movimentar grande volume de recursos em sementes, adubos, defensivos e mão de obra. Entretanto, como qualquer outra exploração econômica, as medições de desempenho podem oferecer indicadores e referências para melhoria desta atividade. Objetivou-se com este trabalho avaliar o grau de eficiência de unidades produtoras de alface em Ilha Solteira, região Noroeste de São Paulo. Metodologicamente, questionários foram aplicados a uma amostragem de produtores do município, os quais foram classificados em eficientes e ineficientes, quanto aos perfis socioculturais e tecnológicos. Para a compilação das medidas de eficiência, foi aplicada a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA – Data Envelopment Analysis) para retornos constantes de escala, com orientação input, tomando como variáveis, mão de obra, irrigação, adubação e investimento. Os resultados mostraram que 20% das propriedades foram eficientes e que a unidade produtiva com menor desempenho deve minimizar o uso de insumos em 71% para se tornar eficiente, salientando o uso racional dos recursos na produção. Recomenda-se maior atenção aos produtores ineficientes, sobretudo em relação aos desperdícios do processo produtivo, na qual a técnica avalia e auxilia no processo de tomada de decisão no processo de transformação insumo-produto.UFRR2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa científica no campo das ciências agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/225610.18227/1982-8470ragro.v9i2.2256AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 152-160REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 152-160REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 152-1601982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2256/1578de Carvalho, Jaqueline BonfimSabbag, Omar Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-06T21:41:51Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2256Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2015-07-06T21:41:51Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
title Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
spellingShingle Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
de Carvalho, Jaqueline Bonfim
Análise DEA. Desempenho. Gestão. Lactuca sativa L.
title_short Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
title_full Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
title_fullStr Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
title_full_unstemmed Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
title_sort Análise de eficiência da produção de alface no noroeste de São Paulo
author de Carvalho, Jaqueline Bonfim
author_facet de Carvalho, Jaqueline Bonfim
Sabbag, Omar Jorge
author_role author
author2 Sabbag, Omar Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Jaqueline Bonfim
Sabbag, Omar Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Análise DEA. Desempenho. Gestão. Lactuca sativa L.
topic Análise DEA. Desempenho. Gestão. Lactuca sativa L.
description A alface é considerada a folhosa mais importante, cultivada e consumida mundialmente. O seu cultivo gera renda para pequenos e médios produtores, além de movimentar grande volume de recursos em sementes, adubos, defensivos e mão de obra. Entretanto, como qualquer outra exploração econômica, as medições de desempenho podem oferecer indicadores e referências para melhoria desta atividade. Objetivou-se com este trabalho avaliar o grau de eficiência de unidades produtoras de alface em Ilha Solteira, região Noroeste de São Paulo. Metodologicamente, questionários foram aplicados a uma amostragem de produtores do município, os quais foram classificados em eficientes e ineficientes, quanto aos perfis socioculturais e tecnológicos. Para a compilação das medidas de eficiência, foi aplicada a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA – Data Envelopment Analysis) para retornos constantes de escala, com orientação input, tomando como variáveis, mão de obra, irrigação, adubação e investimento. Os resultados mostraram que 20% das propriedades foram eficientes e que a unidade produtiva com menor desempenho deve minimizar o uso de insumos em 71% para se tornar eficiente, salientando o uso racional dos recursos na produção. Recomenda-se maior atenção aos produtores ineficientes, sobretudo em relação aos desperdícios do processo produtivo, na qual a técnica avalia e auxilia no processo de tomada de decisão no processo de transformação insumo-produto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa científica no campo das ciências agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2256
10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2256
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2256
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2256/1578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 152-160
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 152-160
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 152-160
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1789436777168109568