Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joabe Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Lucas Rosa, Reis, Edvaldo Fialho dos, Texeira, Ariany das Graças, Rafael, Anatan da Matta, Cruz, Edimar Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1856
Resumo: No Estado do Espírito Santo é notório o destaque de todo o sistema agroindustrial do café. No sul do Estado, os projetos de irrigação vêm se consolidando como importante alternativa na modernização e no crescimento da agricultura na região. O desempenho dos sistemas de irrigação tem repercussões diretas na eficiência e na produção, sendo influenciado por fatores de projeto e até mesmo os climáticos. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência e a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão em café Arábica no sul do Estado do Espírito Santo durante os períodos diurno e noturno. Realizou-se o teste de uniformidade de aplicação de água para a determinação dos coeficientes de uniformidade (Christiansen, estatístico e de distribuição) e avaliou-se o manejo da irrigação, comparando-se as lâminas aplicadas pelo irrigante com aquelas necessárias para elevar a umidade do solo à capacidade de campo, avaliados nos dois períodos. Os coeficientes de uniformidade apresentaram-se bons, porém houve irrigação excessiva da área nos dois períodos estudados. O melhor período para se irrigar foi o noturno, com redução da quantidade de água a ser aplicada e obtendo-se maior eficiência do sistema, que foi considerada baixa, necessitando-se do manejo correto da irrigação com base em dados de solo e tempo de irrigação.
id UFRR-4_9b2461b90c5397ab291ef6792a6fd3c6
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1856
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.Café Arábica. Eficiência. Manejo da Irrigação. Uniformidade. Vento.No Estado do Espírito Santo é notório o destaque de todo o sistema agroindustrial do café. No sul do Estado, os projetos de irrigação vêm se consolidando como importante alternativa na modernização e no crescimento da agricultura na região. O desempenho dos sistemas de irrigação tem repercussões diretas na eficiência e na produção, sendo influenciado por fatores de projeto e até mesmo os climáticos. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência e a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão em café Arábica no sul do Estado do Espírito Santo durante os períodos diurno e noturno. Realizou-se o teste de uniformidade de aplicação de água para a determinação dos coeficientes de uniformidade (Christiansen, estatístico e de distribuição) e avaliou-se o manejo da irrigação, comparando-se as lâminas aplicadas pelo irrigante com aquelas necessárias para elevar a umidade do solo à capacidade de campo, avaliados nos dois períodos. Os coeficientes de uniformidade apresentaram-se bons, porém houve irrigação excessiva da área nos dois períodos estudados. O melhor período para se irrigar foi o noturno, com redução da quantidade de água a ser aplicada e obtendo-se maior eficiência do sistema, que foi considerada baixa, necessitando-se do manejo correto da irrigação com base em dados de solo e tempo de irrigação.UFRR2014-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias.application/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/185610.18227/1982-8470ragro.v8i3.1856AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 3 (2014); 416-423REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 3 (2014); 416-423REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 3 (2014); 416-4231982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1856/1436Souza, Joabe Martins dePereira, Lucas RosaReis, Edvaldo Fialho dosTexeira, Ariany das GraçasRafael, Anatan da MattaCruz, Edimar Almeida dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-14T07:52:32Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1856Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-12-14T07:52:32Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
title Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
spellingShingle Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
Souza, Joabe Martins de
Café Arábica. Eficiência. Manejo da Irrigação. Uniformidade. Vento.
title_short Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
title_full Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
title_fullStr Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
title_full_unstemmed Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
title_sort Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
author Souza, Joabe Martins de
author_facet Souza, Joabe Martins de
Pereira, Lucas Rosa
Reis, Edvaldo Fialho dos
Texeira, Ariany das Graças
Rafael, Anatan da Matta
Cruz, Edimar Almeida da
author_role author
author2 Pereira, Lucas Rosa
Reis, Edvaldo Fialho dos
Texeira, Ariany das Graças
Rafael, Anatan da Matta
Cruz, Edimar Almeida da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joabe Martins de
Pereira, Lucas Rosa
Reis, Edvaldo Fialho dos
Texeira, Ariany das Graças
Rafael, Anatan da Matta
Cruz, Edimar Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Café Arábica. Eficiência. Manejo da Irrigação. Uniformidade. Vento.
topic Café Arábica. Eficiência. Manejo da Irrigação. Uniformidade. Vento.
description No Estado do Espírito Santo é notório o destaque de todo o sistema agroindustrial do café. No sul do Estado, os projetos de irrigação vêm se consolidando como importante alternativa na modernização e no crescimento da agricultura na região. O desempenho dos sistemas de irrigação tem repercussões diretas na eficiência e na produção, sendo influenciado por fatores de projeto e até mesmo os climáticos. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência e a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão em café Arábica no sul do Estado do Espírito Santo durante os períodos diurno e noturno. Realizou-se o teste de uniformidade de aplicação de água para a determinação dos coeficientes de uniformidade (Christiansen, estatístico e de distribuição) e avaliou-se o manejo da irrigação, comparando-se as lâminas aplicadas pelo irrigante com aquelas necessárias para elevar a umidade do solo à capacidade de campo, avaliados nos dois períodos. Os coeficientes de uniformidade apresentaram-se bons, porém houve irrigação excessiva da área nos dois períodos estudados. O melhor período para se irrigar foi o noturno, com redução da quantidade de água a ser aplicada e obtendo-se maior eficiência do sistema, que foi considerada baixa, necessitando-se do manejo correto da irrigação com base em dados de solo e tempo de irrigação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1856
10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1856
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1856
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1856/1436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 3 (2014); 416-423
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 3 (2014); 416-423
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 3 (2014); 416-423
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040533254144