Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente Fernandes, Francisco Bergson
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Andrade, Eunice Maia, Fontenele, Sávio de Brito, Meireles, Ana Célia Maia, Ribeiro, José Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/402
Resumo: Entre os grandes desafios na gestão da qualidade das águas pode-se citar o elevado custo do monitoramento e a alta variabilidade espacial e temporal dos elementos determinantes da qualidade da mesma. Sendo assim, desenvolveu-se um estudo para identificar a similaridade das águas subterrâneas da bacia do Banabuiu com o objetivo de oferecer suporte ao monitoramento e a gestão da qualidade da água no semiárido cearense. Para tanto, empregou-se a técnica de estatística multivariada, análise de agrupamento em dados de qualidade de 66 poços cadastrados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Foram investigados os seguintes atributos: Cálcio (Ca++), Cloreto (Cl-), Potássio (K+), Magnésio (Mg++), Nitrato (NO3-), Alumínio (Al+++), Sulfato (SO4-), Sódio (Na+) e Dureza Total. Os atributos investigados uniram os poços em três grupos estatisticamente distintos ao nível de significância de 5%. Os íons Cloreto, Magnésio, Potássio, Sódio e a Dureza Total foram determinantes na definição dos grupos. Para um nível de significância de 1% os grupos similares são definidos somente pelo Cloreto e o Potássio. Os resultados mostraram um bom potencial desta ferramenta no monitoramento e suporte a gestão da qualidade das águas em bacias hidrográficas no semiárido, pelo seu potencial em agrupar as amostras similares.
id UFRR-4_c5b11b7a0a1e5fe88a50519177767243
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/402
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.Constituintes iônicos. Gestão. Qualidade de água. Semiárido.Entre os grandes desafios na gestão da qualidade das águas pode-se citar o elevado custo do monitoramento e a alta variabilidade espacial e temporal dos elementos determinantes da qualidade da mesma. Sendo assim, desenvolveu-se um estudo para identificar a similaridade das águas subterrâneas da bacia do Banabuiu com o objetivo de oferecer suporte ao monitoramento e a gestão da qualidade da água no semiárido cearense. Para tanto, empregou-se a técnica de estatística multivariada, análise de agrupamento em dados de qualidade de 66 poços cadastrados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Foram investigados os seguintes atributos: Cálcio (Ca++), Cloreto (Cl-), Potássio (K+), Magnésio (Mg++), Nitrato (NO3-), Alumínio (Al+++), Sulfato (SO4-), Sódio (Na+) e Dureza Total. Os atributos investigados uniram os poços em três grupos estatisticamente distintos ao nível de significância de 5%. Os íons Cloreto, Magnésio, Potássio, Sódio e a Dureza Total foram determinantes na definição dos grupos. Para um nível de significância de 1% os grupos similares são definidos somente pelo Cloreto e o Potássio. Os resultados mostraram um bom potencial desta ferramenta no monitoramento e suporte a gestão da qualidade das águas em bacias hidrográficas no semiárido, pelo seu potencial em agrupar as amostras similares.UFRR2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa científica em engenharia agrícolaapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/40210.18227/1982-8470ragro.v4i2.402AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 4 No. 2 (2010); 86-95REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 4 Núm. 2 (2010); 86-95REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 4 n. 2 (2010); 86-951982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/402/297Parente Fernandes, Francisco Bergsonde Andrade, Eunice MaiaFontenele, Sávio de BritoMeireles, Ana Célia MaiaRibeiro, José Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-05T14:12:46Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/402Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2011-01-05T14:12:46Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
title Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
spellingShingle Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
Parente Fernandes, Francisco Bergson
Constituintes iônicos. Gestão. Qualidade de água. Semiárido.
title_short Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
title_full Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
title_fullStr Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
title_full_unstemmed Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
title_sort Análise de agrupamento como suporte à gestão qualitativa da água subterrânea no semiárido cearense.
author Parente Fernandes, Francisco Bergson
author_facet Parente Fernandes, Francisco Bergson
de Andrade, Eunice Maia
Fontenele, Sávio de Brito
Meireles, Ana Célia Maia
Ribeiro, José Alberto
author_role author
author2 de Andrade, Eunice Maia
Fontenele, Sávio de Brito
Meireles, Ana Célia Maia
Ribeiro, José Alberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente Fernandes, Francisco Bergson
de Andrade, Eunice Maia
Fontenele, Sávio de Brito
Meireles, Ana Célia Maia
Ribeiro, José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Constituintes iônicos. Gestão. Qualidade de água. Semiárido.
topic Constituintes iônicos. Gestão. Qualidade de água. Semiárido.
description Entre os grandes desafios na gestão da qualidade das águas pode-se citar o elevado custo do monitoramento e a alta variabilidade espacial e temporal dos elementos determinantes da qualidade da mesma. Sendo assim, desenvolveu-se um estudo para identificar a similaridade das águas subterrâneas da bacia do Banabuiu com o objetivo de oferecer suporte ao monitoramento e a gestão da qualidade da água no semiárido cearense. Para tanto, empregou-se a técnica de estatística multivariada, análise de agrupamento em dados de qualidade de 66 poços cadastrados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Foram investigados os seguintes atributos: Cálcio (Ca++), Cloreto (Cl-), Potássio (K+), Magnésio (Mg++), Nitrato (NO3-), Alumínio (Al+++), Sulfato (SO4-), Sódio (Na+) e Dureza Total. Os atributos investigados uniram os poços em três grupos estatisticamente distintos ao nível de significância de 5%. Os íons Cloreto, Magnésio, Potássio, Sódio e a Dureza Total foram determinantes na definição dos grupos. Para um nível de significância de 1% os grupos similares são definidos somente pelo Cloreto e o Potássio. Os resultados mostraram um bom potencial desta ferramenta no monitoramento e suporte a gestão da qualidade das águas em bacias hidrográficas no semiárido, pelo seu potencial em agrupar as amostras similares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa científica em engenharia agrícola
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/402
10.18227/1982-8470ragro.v4i2.402
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/402
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v4i2.402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/402/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 4 No. 2 (2010); 86-95
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 4 Núm. 2 (2010); 86-95
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 4 n. 2 (2010); 86-95
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1789436776166719488