Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica

Bibliographic Details
Main Author: Smiderle, Oscar José
Publication Date: 2010
Other Authors: Miguel, Marcelo H., Carvalho, Mariane V., Cícero, Silvio M.
Format: Article
Language: por
Source: Agro@mbiente on-line
Download full: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/156
Summary: Foi conduzido experimento no Laboratório de Análise de Sementes e no Campo Experimental do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP, com o objetivo de verificar efeitos de micronutrientes, aplicados nas sementes, na embebição e na qualidade fisiológica de sementes. Sementes dos cultivares Carioca e Pérola foram tratadas com cobalto, molibdênio e zinco de forma isolada e combinada, totalizando 8 tratamentos. As sementes de todos os tratamentos, incluindo as da testemunha, foram tratadas com a mistura dos fungicidas Benlate e Rhodiauram. Foram separadas 40 sementes e postas no interior de minicâmaras contendo 20 mL de água e uma tela para suspender as sementes, mantidas em câmara BOD (1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 18 e 24 horas) à 15 e 25oC. A embebição das sementes foi avaliada através do ganho de peso nas sucessivas pesagens, enquanto a qualidade fisiológica foi avaliada pelos testes germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas em campo e velocidade de emergência de plântulas. Concluiu-se que: i) as sementes tratadas ou não com micronutrientes não apresentaram diferenças de embebição; ii) a embebição das sementes na presença ou ausência de micronutrientes descreveu uma sigmóide similar; iii) não foram observadas diferenças significativas na qualidade fisiológica das sementes de feijão oriundas dos tratamentos com micronutrientes.
id UFRR-4_c9df4b6bb6e711cd3583f0eaae547bf1
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/156
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade FisiológicaFoi conduzido experimento no Laboratório de Análise de Sementes e no Campo Experimental do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP, com o objetivo de verificar efeitos de micronutrientes, aplicados nas sementes, na embebição e na qualidade fisiológica de sementes. Sementes dos cultivares Carioca e Pérola foram tratadas com cobalto, molibdênio e zinco de forma isolada e combinada, totalizando 8 tratamentos. As sementes de todos os tratamentos, incluindo as da testemunha, foram tratadas com a mistura dos fungicidas Benlate e Rhodiauram. Foram separadas 40 sementes e postas no interior de minicâmaras contendo 20 mL de água e uma tela para suspender as sementes, mantidas em câmara BOD (1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 18 e 24 horas) à 15 e 25oC. A embebição das sementes foi avaliada através do ganho de peso nas sucessivas pesagens, enquanto a qualidade fisiológica foi avaliada pelos testes germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas em campo e velocidade de emergência de plântulas. Concluiu-se que: i) as sementes tratadas ou não com micronutrientes não apresentaram diferenças de embebição; ii) a embebição das sementes na presença ou ausência de micronutrientes descreveu uma sigmóide similar; iii) não foram observadas diferenças significativas na qualidade fisiológica das sementes de feijão oriundas dos tratamentos com micronutrientes.UFRR2010-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/15610.18227/1982-8470ragro.v2i1.156AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 2 No. 1 (2008); 22-27REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 2 Núm. 1 (2008); 22-27REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 2 n. 1 (2008); 22-271982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/156/90Smiderle, Oscar JoséMiguel, Marcelo H.Carvalho, Mariane V.Cícero, Silvio M.info:eu-repo/semantics/openAccess2011-02-22T13:59:08Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/156Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2011-02-22T13:59:08Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
title Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
spellingShingle Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
Smiderle, Oscar José
title_short Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
title_full Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
title_fullStr Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
title_full_unstemmed Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
title_sort Tratamento de Sementes de Feijão com Micronutrientes Embebição e Qualidade Fisiológica
author Smiderle, Oscar José
author_facet Smiderle, Oscar José
Miguel, Marcelo H.
Carvalho, Mariane V.
Cícero, Silvio M.
author_role author
author2 Miguel, Marcelo H.
Carvalho, Mariane V.
Cícero, Silvio M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smiderle, Oscar José
Miguel, Marcelo H.
Carvalho, Mariane V.
Cícero, Silvio M.
description Foi conduzido experimento no Laboratório de Análise de Sementes e no Campo Experimental do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP, com o objetivo de verificar efeitos de micronutrientes, aplicados nas sementes, na embebição e na qualidade fisiológica de sementes. Sementes dos cultivares Carioca e Pérola foram tratadas com cobalto, molibdênio e zinco de forma isolada e combinada, totalizando 8 tratamentos. As sementes de todos os tratamentos, incluindo as da testemunha, foram tratadas com a mistura dos fungicidas Benlate e Rhodiauram. Foram separadas 40 sementes e postas no interior de minicâmaras contendo 20 mL de água e uma tela para suspender as sementes, mantidas em câmara BOD (1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 18 e 24 horas) à 15 e 25oC. A embebição das sementes foi avaliada através do ganho de peso nas sucessivas pesagens, enquanto a qualidade fisiológica foi avaliada pelos testes germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas em campo e velocidade de emergência de plântulas. Concluiu-se que: i) as sementes tratadas ou não com micronutrientes não apresentaram diferenças de embebição; ii) a embebição das sementes na presença ou ausência de micronutrientes descreveu uma sigmóide similar; iii) não foram observadas diferenças significativas na qualidade fisiológica das sementes de feijão oriundas dos tratamentos com micronutrientes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/156
10.18227/1982-8470ragro.v2i1.156
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/156
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v2i1.156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/156/90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 2 No. 1 (2008); 22-27
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 2 Núm. 1 (2008); 22-27
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 2 n. 1 (2008); 22-27
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770039595827200