AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silveira, Ana Paula Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.
id UFS-10_065967e98ff2b1514dbe638a600035ed
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6870
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTOEste artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870/5558Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRemenche, Maria de Lourdes Rossida Silveira, Ana Paula Pinheiro2017-08-04T02:03:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6870Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:03:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
title AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
spellingShingle AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
title_short AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
title_full AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
title_fullStr AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
title_full_unstemmed AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
title_sort AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
author Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author_facet Remenche, Maria de Lourdes Rossi
da Silveira, Ana Paula Pinheiro
author_role author
author2 da Silveira, Ana Paula Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Remenche, Maria de Lourdes Rossi
da Silveira, Ana Paula Pinheiro
description Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870/5558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876826083328