A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maurício
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872
Resumo: O presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem.
id UFS-10_1a32d9a6a060608dabe1eb4e2c4740bd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6872
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODERO presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872/5560Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício2017-08-04T02:03:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6872Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:03:58Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
title A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
spellingShingle A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
Silva, Maurício
title_short A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
title_full A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
title_fullStr A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
title_full_unstemmed A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
title_sort A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
author Silva, Maurício
author_facet Silva, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maurício
description O presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872/5560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876828180480