HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Maria Aparecida Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Menezes, Marylin Vieira, de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831
Resumo: Este artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura.
id UFS-10_51437035c3fcf779eb5fa3ca46f990c0
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3831
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURAEste artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831/3233Menezes, Maria Aparecida Alvesde Menezes, Marylin Vieirade Azevedo, Isabel Cristina Michelaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3831Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
title HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
spellingShingle HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
Menezes, Maria Aparecida Alves
title_short HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
title_full HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
title_fullStr HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
title_full_unstemmed HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
title_sort HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
author Menezes, Maria Aparecida Alves
author_facet Menezes, Maria Aparecida Alves
de Menezes, Marylin Vieira
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
author_role author
author2 de Menezes, Marylin Vieira
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Maria Aparecida Alves
de Menezes, Marylin Vieira
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan
description Este artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831/3233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876382535680