O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Beto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412
Resumo: Neste artigo, faço um balanço crítico das discussões e reflexões surgidas durante a disciplina “Aspectos metacognitivos e sociocognitivos da leitura e da escrita”, ministrada no segundo semestre de 2015, no contexto do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. Os questionamentos surgidos em sala de aula proporcionaram um debate fecundo sobre as relações entre educação e conhecimento humano, às expensas, talvez, do fiel cumprimento de nosso plano de curso. Duas questões em particular – o papel do cérebro nos processos de aprendizagem e leitura e a definição de cognição – geraram a maioria das discussões, que procuro, neste artigo, reproduzir e comentar. Ainda que os debates tenham tido um caráter coletivo, envolvendo toda a classe, o modo que escolhi para abordá-los e as opiniões e argumentos desenvolvidos no presente texto são de minha inteira responsabilidade.
id UFS-10_9380be845e44f1ee6706e53c100155a5
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5412
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULANeste artigo, faço um balanço crítico das discussões e reflexões surgidas durante a disciplina “Aspectos metacognitivos e sociocognitivos da leitura e da escrita”, ministrada no segundo semestre de 2015, no contexto do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. Os questionamentos surgidos em sala de aula proporcionaram um debate fecundo sobre as relações entre educação e conhecimento humano, às expensas, talvez, do fiel cumprimento de nosso plano de curso. Duas questões em particular – o papel do cérebro nos processos de aprendizagem e leitura e a definição de cognição – geraram a maioria das discussões, que procuro, neste artigo, reproduzir e comentar. Ainda que os debates tenham tido um caráter coletivo, envolvendo toda a classe, o modo que escolhi para abordá-los e as opiniões e argumentos desenvolvidos no presente texto são de minha inteira responsabilidade.Carlos Magno Santos2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística VariacionistaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística VariacionistaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística Variacionista1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412/4437Vianna, Betoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:54:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5412Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:54:31Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
title O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
spellingShingle O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
Vianna, Beto
title_short O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
title_full O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
title_fullStr O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
title_sort O LUGAR DA COGNIÇÃO (OU DA LEITURA?) E O PAPEL DO CÉREBRO (OU DO LEITOR?): REFLEXÕES EM SALA DE AULA
author Vianna, Beto
author_facet Vianna, Beto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Beto
description Neste artigo, faço um balanço crítico das discussões e reflexões surgidas durante a disciplina “Aspectos metacognitivos e sociocognitivos da leitura e da escrita”, ministrada no segundo semestre de 2015, no contexto do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. Os questionamentos surgidos em sala de aula proporcionaram um debate fecundo sobre as relações entre educação e conhecimento humano, às expensas, talvez, do fiel cumprimento de nosso plano de curso. Duas questões em particular – o papel do cérebro nos processos de aprendizagem e leitura e a definição de cognição – geraram a maioria das discussões, que procuro, neste artigo, reproduzir e comentar. Ainda que os debates tenham tido um caráter coletivo, envolvendo toda a classe, o modo que escolhi para abordá-los e as opiniões e argumentos desenvolvidos no presente texto são de minha inteira responsabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5412/4437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística Variacionista
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística Variacionista
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 24: Ano XI - jan-abr de 2016 | Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística Variacionista
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876758974464