GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005
Resumo: Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.
id UFS-10_cde30735ae6d6f6add5032f30ad2048f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1005
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOSEste trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005/866Carvalho, Orlene Lúcia de Saboiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-02T14:37:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1005Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-02T14:37:50Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
title GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
spellingShingle GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
title_short GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
title_full GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
title_fullStr GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
title_full_unstemmed GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
title_sort GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
author Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
author_facet Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
description Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005/866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875088592896