GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais. |
id |
UFS-10_cde30735ae6d6f6add5032f30ad2048f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1005 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOSEste trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005/866Carvalho, Orlene Lúcia de Saboiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-02T14:37:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1005Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-02T14:37:50Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
title |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
spellingShingle |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
title_short |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
title_full |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
title_fullStr |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
title_full_unstemmed |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
title_sort |
GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS |
author |
Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
author_facet |
Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia |
description |
Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005/866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875088592896 |