O Processo de spin-off acadêmico: estudo de casos múltiplos de empresas incubadas da UFS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/394 |
Resumo: | Ao processo de criação de empresas a partir do conhecimento gerado em universidades com a participação de pessoas envolvidas em pesquisas desenvolvidas em seus interiores é dado o nome de spin-off acadêmico (Pirnay, Surlemont, & Nlemvo, 2003). O objetivo geral do presente estudo é descrever o processo de spin-off acadêmico na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com base em adaptação do modelo Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000). A estratégia de pesquisa escolhida foi de casos múltiplos realizada com três spin-offs incubados no Centro de Incubadoras de Sergipe (Cise) que são consideradas spin-offs da UFS. Observou-se que a criação de spin-offs da UFS segue as etapas e enfrenta dificuldades semelhantes às descritas por Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000), Costa e Torkomian (2008) e Gans e Stern (2003), como a gestão do empreendimento em consonância com o ambiente externo e com as mudanças que nele ocorrem; a falta de confiança dos futuros clientes na pouca experiência dos empreendedores; o desconhecimento dos produtos ofertados pelo mercado consumidor; a escassez de recursos para investimento nos spin-offs. Foi observado que, apesar do domínio técnico, os empreendedores necessitam desenvolver competências relacionadas à gestão do negócio em prol de seu desenvolvimento e consolidação._______________________________________________________________________________ ABSTRACT: Academic spin-off is the process of creation of companies from knowledge generated through research in universities developed in its interiors is (Pirnay, 2003). The objective of the study is to describe the process of academic spin-off in Federal University of Sergipe (UFS) based on the model adaptated from Ndonzuau et al. (2002). The research strategy chosen was of multiple cases carried out with three spin-offs incubated in the Incubator Center of Sergipe (Cise) that are considered spin-offs from UFS. It was observed that the creation of spin-offs in UFS follows the stages and face similar difficulties to the described by Costa and Torkomian (2008), Gans and Stern (2003) and Ndonzuau et al. (2002) such as the management of the business related to external environment and changes, the lack of confidence of the future costumers in entrepreneurs with little experience; the lack of knowledge of products offered by the market; the lack of financial resources for investments in spin-offs. It can be reported that despite the technical domain, entrepreneurs need to develop management abilities to allow the development and consolidation of their business. |
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Teixeira, Rivanda MeiraSantos, Danielle Andrade dos2013-02-18T20:23:58Z2013-02-18T20:23:58Z2012-03TEIXEIRA, R. M.; SANTOS, D. D. O Processo de spin-off acadêmico: estudo de casos múltiplos de empresas incubadas da UFS. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 31-50, 2012. Disponível em: <http://www.revistarai.org/rai/article/view/955/pdf_64>. Acesso em: 18 fev. 2013.1809-2039https://ri.ufs.br/handle/riufs/394Ao processo de criação de empresas a partir do conhecimento gerado em universidades com a participação de pessoas envolvidas em pesquisas desenvolvidas em seus interiores é dado o nome de spin-off acadêmico (Pirnay, Surlemont, & Nlemvo, 2003). O objetivo geral do presente estudo é descrever o processo de spin-off acadêmico na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com base em adaptação do modelo Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000). A estratégia de pesquisa escolhida foi de casos múltiplos realizada com três spin-offs incubados no Centro de Incubadoras de Sergipe (Cise) que são consideradas spin-offs da UFS. Observou-se que a criação de spin-offs da UFS segue as etapas e enfrenta dificuldades semelhantes às descritas por Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000), Costa e Torkomian (2008) e Gans e Stern (2003), como a gestão do empreendimento em consonância com o ambiente externo e com as mudanças que nele ocorrem; a falta de confiança dos futuros clientes na pouca experiência dos empreendedores; o desconhecimento dos produtos ofertados pelo mercado consumidor; a escassez de recursos para investimento nos spin-offs. Foi observado que, apesar do domínio técnico, os empreendedores necessitam desenvolver competências relacionadas à gestão do negócio em prol de seu desenvolvimento e consolidação._______________________________________________________________________________ ABSTRACT: Academic spin-off is the process of creation of companies from knowledge generated through research in universities developed in its interiors is (Pirnay, 2003). The objective of the study is to describe the process of academic spin-off in Federal University of Sergipe (UFS) based on the model adaptated from Ndonzuau et al. (2002). The research strategy chosen was of multiple cases carried out with three spin-offs incubated in the Incubator Center of Sergipe (Cise) that are considered spin-offs from UFS. It was observed that the creation of spin-offs in UFS follows the stages and face similar difficulties to the described by Costa and Torkomian (2008), Gans and Stern (2003) and Ndonzuau et al. 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