Deficiência intelectual: produção científica acerca das características miofuncionais orofaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzuri, Daniela Dantas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro, Baldrighi, Silvia Elaine Zuim de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1737
Resumo: Introdução: A deficiência intelectual está associada a vários fatores etiológicos, com relatos de alterações estruturais e funcionais do sistema estomatognático. Objetivo: Analisar a literatura quanto à produção científica e às características dos distúrbios miofuncionais orofaciais de pessoas com deficiência intelectual. Método: Foram analisados periódicos nacionais e internacionais nos bancos de dados Lilacs, MedLine, Scielo e Google Acadêmico entre 2000 e 2012, por meio dos termos motricidade oral, deficiência mental, língua, lábio, deglutição e mastigação, sendo excluídos aqueles que não mencionavam se os indivíduos da amostra apresentavam ou não deficiência intelectual. Resultados: Quanto às características da produção científica houve prevalência de estudos clínicos com descrição de casos sindrômicos; a faixa etária nos estudos compreendeu sujeitos entre seis meses e 67 anos de idade (maior enfoque na infância), com prevalência do gênero masculino. O tipo de intervenção mais descrito foi o de avaliação/diagnóstico, com maior produção em 2010. Apesar da heterogeneidade dos estudos, as alterações citadas foram: na deglutição (em 80% dos textos), na tonicidade orofacial (64%), nas estruturas do sistema estomatognático e fala (60% cada), na postura e na mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios (48% cada), na mastigação (44%) e na respiração (36%). Conclusão: Na produção brasileira se tem investigado, com maior afinco na última década, a associação entre os distúrbios miofuncionais orofaciais e a deficiência intelectual, principalmente em quadros clínicos sindrômicos. Em todas as pesquisas foram citadas alterações estruturais ou funcionais do sistema estomatognático, sugerindo que estudos nessa área sejam fundamentais para melhor compreensão dos aspectos neuroanatomofisiopatológicos envolvidos nessa deficiência._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Introduction: Intellectual disability is associated with multiple etiologic factors, with reports of structural and functional alterations of the stomatognathic system. Objective: To review the literature regarding the scientific production and the characteristics of orofacial disorders miofunctional of people with intellectual disabilities. Method: National and international journals in databases Lilacs, Medline, Scielo and Google Scholar between 2000 and 2012 were analyzed, by means of the terms oral motor, mental, tongue, lip, swallowing and chewing, being excluded those who did not mention if the individuals in the sample had some intellectual disability. Results: Regarding the characteristics of the scientific production, there was the prevalence of clinical studies with description of syndromic cases; the age of the studied subjects comprised between six months and 67 years (greater focus on childhood) and prevalence of the male gender. The type of intervention most described was the assessment / diagnosis, with higher production in 2010. Despite the heterogeneity of the studies, the changes cited were in swallowing (in 80% of selected texts), in tone (64%), structures of the stomatognathic system and speech (60% each), in posture and mobility of the articulators (48% each) in chewing (44%) and respiration (36%). Conclusion: The Brazilian production has investigated more diligently, during the last decade, the association between disorders and orofacial miofunctional intellectual disabilities, especially in syndromic clinical cases. All searches cited structural or functional abnormalities of the stomatognathic system, suggesting that studies in this area are essential for better understanding of the issues involving the neurologic, anathomic and physicopatologic aspects of these disabilities._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Introducción: La discapacidad intelectual se asocia a múltiples factores etiológicos, con relatos de alteraciones del sistema estomatognático. Objetivo: analizar la literatura en relación a la producción científica y las características de los trastornos miofuncionales orofaciales de las personas con discapacidad intelectual. Método: se analizaron periódicos en las bases de datos Lilacs, Medline, Scielo y Google Académico (2000 y 2012), a través de los términos motricidad oral, discapacidad mental, lengua, labio, deglución, masticación, siendo excluidos aquellos que no mencionaban si los individuos del muestreo presentaban o no discapacidad mental. Resultados: En cuanto a las características de la producción científica, hubo prevalencia de estudios clínicos con descripción de los casos de síndromes, la edad de los sujetos de estudio estuvieron comprendidas entre los seis meses y los 67 años de edad (mayor enfoque en la infancia) y la prevalencia del sexo masculino. El tipo de intervención más descripto fue la evaluación/diagnóstico, con mayor producción en 2010. A pesar de la heterogeneidad de los estudios, los cambios citados fueron: en la deglución (en 80% de los textos), en el tono orofacial (64%), en las estructuras del sistema estomatognático y del habla (60 % cada), en la postura y en la movilidad de los órganos fonoarticulatorios (48%), en la masticación (44%) y en la respiración (36%). Conclusión: En la producción brasileña se está investigando, con más dedicación en la última década, la asociación entre los trastornos miofuncionales orofaciales y la discapacidad intelectual, especialmente en los cuadros clínicos de síndromes. En todas las investigaciones fueron citadas alteraciones estructurales o funcionales del sistema estomatognático, lo que sugiere que estudios en este área sean esenciales para una mejor comprensión de los aspectos neuroanatomofisiopatológicos involucrados en esa discapacidad.
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A pesar de la heterogeneidad de los estudios, los cambios citados fueron: en la deglución (en 80% de los textos), en el tono orofacial (64%), en las estructuras del sistema estomatognático y del habla (60 % cada), en la postura y en la movilidad de los órganos fonoarticulatorios (48%), en la masticación (44%) y en la respiración (36%). Conclusión: En la producción brasileña se está investigando, con más dedicación en la última década, la asociación entre los trastornos miofuncionales orofaciales y la discapacidad intelectual, especialmente en los cuadros clínicos de síndromes. En todas las investigaciones fueron citadas alteraciones estructurales o funcionales del sistema estomatognático, lo que sugiere que estudios en este área sean esenciales para una mejor comprensión de los aspectos neuroanatomofisiopatológicos involucrados en esa discapacidad.Pontifícia Universidade Católica de São PauloMastigaçãoDeglutiçãoRespiraçãoDeficiência intelectualSistema estomatognáticoMasticationDeglutitionRespirationIntellectual disabilityStomatognathic systemMasticaciónDegluciónRespiraciónDiscapacidad intelectualDeficiência intelectual: produção científica acerca das características miofuncionais orofaciaisIntellectual disability: scientific literature about orofacial myofunctional characteristicsDiscapacidad intelectual: producción científica sobre las características miofuncionales y orofacialesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdf.jpgDeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1625https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1737/6/DeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdf.jpg428e547794d9dcabe1f69892a627b72fMD56DisabilityOrofacialMyofunctional.pdf.jpgDisabilityOrofacialMyofunctional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1604https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1737/7/DisabilityOrofacialMyofunctional.pdf.jpg27547d0927f0e3781b9467ed71be2dbeMD57ORIGINALDeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdfDeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdfapplication/pdf493776https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1737/1/DeficienciaMiofuncionaisOrofaciais.pdfa14a0ac102255c5cee518291bbc51235MD51DisabilityOrofacialMyofunctional.pdfDisabilityOrofacialMyofunctional.pdfapplication/pdf507082https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1737/4/DisabilityOrofacialMyofunctional.pdfd25e0b6507bab9127fcec4fec14436e2MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Method: National and international journals in databases Lilacs, Medline, Scielo and Google Scholar between 2000 and 2012 were analyzed, by means of the terms oral motor, mental, tongue, lip, swallowing and chewing, being excluded those who did not mention if the individuals in the sample had some intellectual disability. Results: Regarding the characteristics of the scientific production, there was the prevalence of clinical studies with description of syndromic cases; the age of the studied subjects comprised between six months and 67 years (greater focus on childhood) and prevalence of the male gender. The type of intervention most described was the assessment / diagnosis, with higher production in 2010. Despite the heterogeneity of the studies, the changes cited were in swallowing (in 80% of selected texts), in tone (64%), structures of the stomatognathic system and speech (60% each), in posture and mobility of the articulators (48% each) in chewing (44%) and respiration (36%). 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