Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088 |
Resumo: | A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio. |
id |
UFS-3_3134aef7ad92d89a13e262e769eb5985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13088 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de QuímicaA presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1308810.20952/revtee.v13i32.13088Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-212358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088/10465Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNatany Dayani de Souza AssaiSergio de Mello ArrudaAndriele Coraiola de Souza2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13088Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
title |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
spellingShingle |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química Natany Dayani de Souza Assai |
title_short |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
title_full |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
title_fullStr |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
title_full_unstemmed |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
title_sort |
Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química |
author |
Natany Dayani de Souza Assai |
author_facet |
Natany Dayani de Souza Assai Sergio de Mello Arruda Andriele Coraiola de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Sergio de Mello Arruda Andriele Coraiola de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natany Dayani de Souza Assai Sergio de Mello Arruda Andriele Coraiola de Souza |
description |
A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088 10.20952/revtee.v13i32.13088 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088/10465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1789435226110296064 |