Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natany Dayani de Souza Assai
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sergio de Mello Arruda, Andriele Coraiola de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088
Resumo: A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.
id UFS-3_3134aef7ad92d89a13e262e769eb5985
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13088
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de QuímicaA presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1308810.20952/revtee.v13i32.13088Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-212358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088/10465Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNatany Dayani de Souza AssaiSergio de Mello ArrudaAndriele Coraiola de Souza2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13088Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
title Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
spellingShingle Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
Natany Dayani de Souza Assai
title_short Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
title_full Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
title_fullStr Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
title_full_unstemmed Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
title_sort Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
author Natany Dayani de Souza Assai
author_facet Natany Dayani de Souza Assai
Sergio de Mello Arruda
Andriele Coraiola de Souza
author_role author
author2 Sergio de Mello Arruda
Andriele Coraiola de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natany Dayani de Souza Assai
Sergio de Mello Arruda
Andriele Coraiola de Souza
description A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088
10.20952/revtee.v13i32.13088
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13088/10465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-21
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1789435226110296064