Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Paula Leonardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, José Anderson Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474
Resumo: No Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo.
id UFS-3_68ba745bb7c15dab259f0fa0eafb8c14
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16474
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+Pedagogical practices and sexual diversity: the teacher as a facilitator in LGBTQIA+ students’ school experiencesPrácticas pedagógicas y diversidad sexual: el profesor como facilitador en la experiencia escolar del alumno LGBTQIA+MinoritiesReportsForeignersStudent bodyMinoríasInformesExtranjerosProfesoresEstudianteDiscenteDocenteEstrangeirosMinoriasRelatosNo Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo.In Brazil and all over the world, the need for affirmative actions aimed at the inclusion and well-being of LGBTQIA+ students is palpable. Unprepared professionals and students facing instances of psychological and physical abuse inside the school environment due to said lack of preparation can be easily found. This article sought to bring tools to these educators, gathering data from Brazil and other countries, through bibliometric research and systematic revision of primary and secondary data, related to the school experience of LGBTQIA+ students, as well as reports by professionals either in formation or in activity about how to take actions that have a positive impact towards the creation of a safe and welcoming environment for everyone. The data collected was mainly published between the years of 2015 and 2020, focusing on primary and secondary students. It has been ascertained that the environments where LGBTQIA+ students feel most comfortable were those in which the school faculty members made use of dialog and took a stand on behalf of these students, and thus served as role models so that others would do the same.En Brasil y en el mundo, la necesidad de acciones afirmativas dirigidas a la inclusión y el bienestar de los estudiantes LGBTQIA+ es latente. Es fácil encontrar profesionales y alumnos no preparados que se enfrentan a situaciones de maltrato psicológico y físico en el entorno escolar como consecuencia de esta falta de preparación. Esta monografía buscó aportar herramientas a estos profesionales de la educación, reuniendo datos de Brasil y del exterior, a través de una investigación bibliométrica y una revisión sistemática de datos primarios y secundarios, sobre la experiencia escolar de los estudiantes LGBTQIA+, así como informes de profesionales en formación y trabajando sobre cómo realizar acciones que tengan un impacto positivo en la creación de un ambiente seguro y acogedor para todos. Los datos se recogieron en su mayoría publicados entre los años 2015 y 2020, centrándose en los estudiantes de primaria y secundaria. Se descubrió que los entornos en los que los estudiantes LGBTQIA+ se sentían cómodos eran aquellos en los que los miembros del personal de la escuela utilizaban el diálogo y el posicionamiento favorable a estos estudiantes y, por tanto, servían de ejemplo positivo para que otros hicieran lo mismo.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1647410.20952/revtee.v14i33.16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e164742358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12196https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12197https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/13429Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Paula Leonardo Cruz, José Anderson Santos2022-12-27T19:34:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16474Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-27T19:34:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
Pedagogical practices and sexual diversity: the teacher as a facilitator in LGBTQIA+ students’ school experiences
Prácticas pedagógicas y diversidad sexual: el profesor como facilitador en la experiencia escolar del alumno LGBTQIA+
title Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
spellingShingle Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
Santiago, Paula Leonardo
Minorities
Reports
Foreigners
Student body
Minorías
Informes
Extranjeros
Profesores
Estudiante
Discente
Docente
Estrangeiros
Minorias
Relatos
title_short Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
title_full Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
title_fullStr Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
title_sort Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
author Santiago, Paula Leonardo
author_facet Santiago, Paula Leonardo
Cruz, José Anderson Santos
author_role author
author2 Cruz, José Anderson Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Paula Leonardo
Cruz, José Anderson Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Minorities
Reports
Foreigners
Student body
Minorías
Informes
Extranjeros
Profesores
Estudiante
Discente
Docente
Estrangeiros
Minorias
Relatos
topic Minorities
Reports
Foreigners
Student body
Minorías
Informes
Extranjeros
Profesores
Estudiante
Discente
Docente
Estrangeiros
Minorias
Relatos
description No Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474
10.20952/revtee.v14i33.16474
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.16474
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12196
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12197
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/13429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16474
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184079929344