Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474 |
Resumo: | No Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo. |
id |
UFS-3_68ba745bb7c15dab259f0fa0eafb8c14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16474 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+Pedagogical practices and sexual diversity: the teacher as a facilitator in LGBTQIA+ students’ school experiencesPrácticas pedagógicas y diversidad sexual: el profesor como facilitador en la experiencia escolar del alumno LGBTQIA+MinoritiesReportsForeignersStudent bodyMinoríasInformesExtranjerosProfesoresEstudianteDiscenteDocenteEstrangeirosMinoriasRelatosNo Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo.In Brazil and all over the world, the need for affirmative actions aimed at the inclusion and well-being of LGBTQIA+ students is palpable. Unprepared professionals and students facing instances of psychological and physical abuse inside the school environment due to said lack of preparation can be easily found. This article sought to bring tools to these educators, gathering data from Brazil and other countries, through bibliometric research and systematic revision of primary and secondary data, related to the school experience of LGBTQIA+ students, as well as reports by professionals either in formation or in activity about how to take actions that have a positive impact towards the creation of a safe and welcoming environment for everyone. The data collected was mainly published between the years of 2015 and 2020, focusing on primary and secondary students. It has been ascertained that the environments where LGBTQIA+ students feel most comfortable were those in which the school faculty members made use of dialog and took a stand on behalf of these students, and thus served as role models so that others would do the same.En Brasil y en el mundo, la necesidad de acciones afirmativas dirigidas a la inclusión y el bienestar de los estudiantes LGBTQIA+ es latente. Es fácil encontrar profesionales y alumnos no preparados que se enfrentan a situaciones de maltrato psicológico y físico en el entorno escolar como consecuencia de esta falta de preparación. Esta monografía buscó aportar herramientas a estos profesionales de la educación, reuniendo datos de Brasil y del exterior, a través de una investigación bibliométrica y una revisión sistemática de datos primarios y secundarios, sobre la experiencia escolar de los estudiantes LGBTQIA+, así como informes de profesionales en formación y trabajando sobre cómo realizar acciones que tengan un impacto positivo en la creación de un ambiente seguro y acogedor para todos. Los datos se recogieron en su mayoría publicados entre los años 2015 y 2020, centrándose en los estudiantes de primaria y secundaria. Se descubrió que los entornos en los que los estudiantes LGBTQIA+ se sentían cómodos eran aquellos en los que los miembros del personal de la escuela utilizaban el diálogo y el posicionamiento favorable a estos estudiantes y, por tanto, servían de ejemplo positivo para que otros hicieran lo mismo.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1647410.20952/revtee.v14i33.16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e164742358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12196https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12197https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/13429Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Paula Leonardo Cruz, José Anderson Santos2022-12-27T19:34:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16474Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-27T19:34:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ Pedagogical practices and sexual diversity: the teacher as a facilitator in LGBTQIA+ students’ school experiences Prácticas pedagógicas y diversidad sexual: el profesor como facilitador en la experiencia escolar del alumno LGBTQIA+ |
title |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ Santiago, Paula Leonardo Minorities Reports Foreigners Student body Minorías Informes Extranjeros Profesores Estudiante Discente Docente Estrangeiros Minorias Relatos |
title_short |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
title_full |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
title_sort |
Práticas pedagógicas e diversidade sexual: o professor como facilitador na vivência escolar do aluno LGBTQIA+ |
author |
Santiago, Paula Leonardo |
author_facet |
Santiago, Paula Leonardo Cruz, José Anderson Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, José Anderson Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Paula Leonardo Cruz, José Anderson Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minorities Reports Foreigners Student body Minorías Informes Extranjeros Profesores Estudiante Discente Docente Estrangeiros Minorias Relatos |
topic |
Minorities Reports Foreigners Student body Minorías Informes Extranjeros Profesores Estudiante Discente Docente Estrangeiros Minorias Relatos |
description |
No Brasil e no mundo, é latente a necessidade de ações afirmativas voltadas para a inclusão e bem-estar dos alunos LGBTQIA+. Profissionais despreparados e alunos enfrentando situações de abusos psicológicos e físicos dentro do ambiente escolar em decorrência deste despreparo podem ser encontrados facilmente. Esta monografia buscou trazer ferramentas a estes profissionais da educação, reunindo dados do Brasil e do exterior, por meio de uma pesquisa bibliométrica e revisão sistemática de dados primários e secundários, em relação à experiência escolar de alunos LGBTQIA+, assim como relatos de profissionais em formação e atuantes sobre como tomar ações que tenham um impacto positivo para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Foram coletados dados majoritariamente publicados entre os anos de 2015 e 2020, dando foco a alunos de primeiro e segundo grau. Foi constatado que os ambientes em que os alunos LGBTQIA+ se sentiam confortáveis foram aqueles em que os membros da equipe escolar usavam de diálogo e posicionamento favorável a estes alunos, e por isso serviam de exemplo positivo para que outros fizessem o mesmo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474 10.20952/revtee.v14i33.16474 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.16474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12196 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/12197 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16474/13429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16474 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16474 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184079929344 |