ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL OU ACOLHIMENTO DAS INFÂNCIAS?
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Source: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
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Summary: | As recentes mudanças na Educação Básica nacional acarretaram a ampliação da obrigatoriedade escolar e da duração do Ensino Fundamental (Lei nº. 11.274/200 e Emenda Constitucional nº. 59 de 2009), tornando urgente a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a organização dos sistemas escolares, tanto no âmbito da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo é apresentar um panorama dos estudos e das discussões atuais em torno da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. O artigo traz as contribuições da Pedagogia da Infância como possibilidade de articulação dessas duas etapas da Educação Básica, tendo em vista a necessidade de práticas que respeitem as especificidades e os direitos das crianças.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental; Educação Infantil; Pedagogia da Infância. |
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ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL OU ACOLHIMENTO DAS INFÂNCIAS?As recentes mudanças na Educação Básica nacional acarretaram a ampliação da obrigatoriedade escolar e da duração do Ensino Fundamental (Lei nº. 11.274/200 e Emenda Constitucional nº. 59 de 2009), tornando urgente a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a organização dos sistemas escolares, tanto no âmbito da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo é apresentar um panorama dos estudos e das discussões atuais em torno da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. O artigo traz as contribuições da Pedagogia da Infância como possibilidade de articulação dessas duas etapas da Educação Básica, tendo em vista a necessidade de práticas que respeitem as especificidades e os direitos das crianças.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental; Educação Infantil; Pedagogia da Infância.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/911110.20952/revtee.v12i28.9111Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 Núm. 28 (2019): Janeiro-Março; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No 28 (2019): Janeiro-Março; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 12 n. 28 (2019): Janeiro-Março; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No. 28 (2019): Janeiro-Março; 263-2782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9111/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoveri, Fernanda Theodoro2022-02-09T19:58:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9111Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T19:58:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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