EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA FORMA INTEGRADA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍDO DE 2003 A 2010
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7154 |
Resumo: | Em 2004 o estado do Paraná adiantou-se às determinações do Decreto N° 5.154/2004, sendo o primeiro a ofertar o Ensino Médio Integrado, antes mesmo da revogação do Decreto N° 2.208/1997, pois entendia que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação N° 9.394/96 não impedia esta possibilidade. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar os resultados da ampliação da Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada no estado do Paraná, de 2003 a 2010. Constatou-se, com o estudo, que o número mais expressivo de matrículas ocorreu nos anos de 2004, 2005 e 2006, sendo mais de 60% das matrículas na rede estadual de ensino, totalizando 24.702 vagas. No curso de Formação de Docentes este número foi mais significativo, alcançando 236% de matrículas. |
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA FORMA INTEGRADA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍDO DE 2003 A 2010Em 2004 o estado do Paraná adiantou-se às determinações do Decreto N° 5.154/2004, sendo o primeiro a ofertar o Ensino Médio Integrado, antes mesmo da revogação do Decreto N° 2.208/1997, pois entendia que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação N° 9.394/96 não impedia esta possibilidade. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar os resultados da ampliação da Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada no estado do Paraná, de 2003 a 2010. Constatou-se, com o estudo, que o número mais expressivo de matrículas ocorreu nos anos de 2004, 2005 e 2006, sendo mais de 60% das matrículas na rede estadual de ensino, totalizando 24.702 vagas. No curso de Formação de Docentes este número foi mais significativo, alcançando 236% de matrículas.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/715410.20952/revtee.v11i26.7154Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 241-258Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 241-258Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 241-258Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 241-2582358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7154/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGriebeler, Janice Rosangela CardosoFigueiredo, Ireni Marilene Zago2022-02-10T17:09:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7154Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:09:26Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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