Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar. |
id |
UFS-3_c892c27d50a9bbcf00b2d25c3565883c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15297 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educaçãoImpacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en la eficiencia de la educaciónImpact of digital services of hybrid cloud-based learning environment on efficiency of educationCloud computingCloud servicesProject-based educationInterdisciplinary projectStudentsProfessional competenceComputación en la nubeServicios en la nubeEducación basada en proyectosProyecto interdisciplinarioEstudiantesCompetencia profesionalComputação em nuvemServiços na nuvemEducação baseada em projetosProjeto interdisciplinarAlunosCompetência profissionalEste artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar.This paper aims to analyse the impact of the hybrid cloud-based learning environment providing resources and services to implement interdisciplinary projects in the course of studies on the efficiency of education. A combination of modern methods of pedagogical studies was applied to address the set problems. The authors used theoretical methods, such as analysis, generalisation, comparison, synthesis, and systematisation of research literature and teaching aids providing visibility in terms of the current outlook of the analysed problem and developing and introducing a hybrid cloud-based learning environment to support interdisciplinary projects. The authors also used empirical methods, such as pedagogical experiments, to determine the impact of digital services in the hybrid cloud-based learning environment on students' performance in each discipline of interdisciplinary projects and their profiles in the course of the project. For numeric processing of research findings and statistical tests for objectivity, the authors used methods of mathematical statistics. The case is made for using cloud computing in the education of future professionals. Experimental analysis is conducted to determine the impact of the hybrid cloud-based learning environment providing resources and services to implement interdisciplinary projects in the course of studies on the efficiency of education. The positive impact is shown for the hybrid cloud-based learning in terms of students' progress. The results can make the basis for developing and introducing a hybrid cloud-based learning environment to support interdisciplinary projects. The scientific novelty of this study is underscored by the analysis of the impact of digital services of the hybrid cloud-based learning environment on the efficiency of educating future professionals in the course of an interdisciplinary project.Este artículo tiene como objetivo analizar el impacto del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube, proporcionando recursos y servicios para implementar proyectos interdisciplinarios en el curso de estudios sobre la eficiencia de la educación. Métodos Se aplicó una combinación de métodos modernos de estudios pedagógicos para abordar los problemas planteados. Los autores utilizaron métodos teóricos, como el análisis, la generalización, la comparación, la síntesis y la sistematización de la literatura de investigación y las ayudas didácticas, proporcionando visibilidad en términos de la perspectiva actual del problema analizado y desarrollando e introduciendo un entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube para apoyar la interdisciplinariedad proyectos. Los autores también utilizaron métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar el impacto de los servicios digitales en el entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en el desempeño de los estudiantes en cada disciplina de proyectos interdisciplinarios y sus perfiles en el transcurso del proyecto. Para el procesamiento numérico de los resultados de la investigación y las pruebas estadísticas de objetividad, los autores utilizaron métodos de estadística matemática. Resultados principales Se argumenta a favor del uso de la computación en nube en la formación de futuros profesionales. Se realiza un análisis experimental para determinar el impacto del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube que proporciona recursos y servicios para implementar proyectos interdisciplinarios en el curso de estudios sobre la eficiencia de la educación. El impacto positivo se muestra para el aprendizaje basado en la nube híbrida en términos de progreso de los estudiantes. Aplicabilidad. Los resultados pueden sentar las bases para desarrollar e introducir un entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube para apoyar proyectos interdisciplinarios. La novedad científica de este estudio se ve subrayada por el análisis del impacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido en la nube sobre la eficiencia de la formación de futuros profesionales en el transcurso de un proyecto interdisciplinario.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1529710.20952/revtee.v14i33.15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e152972358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/11532https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/13253Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKovalevskaia, NataliaGilyazeva, Emma NikolaevnaLobazova, Olga FedorovnaDuborkina, Irina AlbertovnaSokolova, Antonina Pavlovna2022-12-13T21:39:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15297Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T21:39:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação Impacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en la eficiencia de la educación Impact of digital services of hybrid cloud-based learning environment on efficiency of education |
title |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
spellingShingle |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação Kovalevskaia, Natalia Cloud computing Cloud services Project-based education Interdisciplinary project Students Professional competence Computación en la nube Servicios en la nube Educación basada en proyectos Proyecto interdisciplinario Estudiantes Competencia profesional Computação em nuvem Serviços na nuvem Educação baseada em projetos Projeto interdisciplinar Alunos Competência profissional |
title_short |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
title_full |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
title_fullStr |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
title_full_unstemmed |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
title_sort |
Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação |
author |
Kovalevskaia, Natalia |
author_facet |
Kovalevskaia, Natalia Gilyazeva, Emma Nikolaevna Lobazova, Olga Fedorovna Duborkina, Irina Albertovna Sokolova, Antonina Pavlovna |
author_role |
author |
author2 |
Gilyazeva, Emma Nikolaevna Lobazova, Olga Fedorovna Duborkina, Irina Albertovna Sokolova, Antonina Pavlovna |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kovalevskaia, Natalia Gilyazeva, Emma Nikolaevna Lobazova, Olga Fedorovna Duborkina, Irina Albertovna Sokolova, Antonina Pavlovna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cloud computing Cloud services Project-based education Interdisciplinary project Students Professional competence Computación en la nube Servicios en la nube Educación basada en proyectos Proyecto interdisciplinario Estudiantes Competencia profesional Computação em nuvem Serviços na nuvem Educação baseada em projetos Projeto interdisciplinar Alunos Competência profissional |
topic |
Cloud computing Cloud services Project-based education Interdisciplinary project Students Professional competence Computación en la nube Servicios en la nube Educación basada en proyectos Proyecto interdisciplinario Estudiantes Competencia profesional Computação em nuvem Serviços na nuvem Educação baseada em projetos Projeto interdisciplinar Alunos Competência profissional |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297 10.20952/revtee.v14i33.15297 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.15297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/11532 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/13253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15297 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183476998144 |