Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovalevskaia, Natalia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gilyazeva, Emma Nikolaevna, Lobazova, Olga Fedorovna, Duborkina, Irina Albertovna, Sokolova, Antonina Pavlovna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar.
id UFS-3_c892c27d50a9bbcf00b2d25c3565883c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15297
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educaçãoImpacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en la eficiencia de la educaciónImpact of digital services of hybrid cloud-based learning environment on efficiency of educationCloud computingCloud servicesProject-based educationInterdisciplinary projectStudentsProfessional competenceComputación en la nubeServicios en la nubeEducación basada en proyectosProyecto interdisciplinarioEstudiantesCompetencia profesionalComputação em nuvemServiços na nuvemEducação baseada em projetosProjeto interdisciplinarAlunosCompetência profissionalEste artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar.This paper aims to analyse the impact of the hybrid cloud-based learning environment providing resources and services to implement interdisciplinary projects in the course of studies on the efficiency of education. A combination of modern methods of pedagogical studies was applied to address the set problems. The authors used theoretical methods, such as analysis, generalisation, comparison, synthesis, and systematisation of research literature and teaching aids providing visibility in terms of the current outlook of the analysed problem and developing and introducing a hybrid cloud-based learning environment to support interdisciplinary projects. The authors also used empirical methods, such as pedagogical experiments, to determine the impact of digital services in the hybrid cloud-based learning environment on students' performance in each discipline of interdisciplinary projects and their profiles in the course of the project. For numeric processing of research findings and statistical tests for objectivity, the authors used methods of mathematical statistics. The case is made for using cloud computing in the education of future professionals. Experimental analysis is conducted to determine the impact of the hybrid cloud-based learning environment providing resources and services to implement interdisciplinary projects in the course of studies on the efficiency of education. The positive impact is shown for the hybrid cloud-based learning in terms of students' progress. The results can make the basis for developing and introducing a hybrid cloud-based learning environment to support interdisciplinary projects. The scientific novelty of this study is underscored by the analysis of the impact of digital services of the hybrid cloud-based learning environment on the efficiency of educating future professionals in the course of an interdisciplinary project.Este artículo tiene como objetivo analizar el impacto del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube, proporcionando recursos y servicios para implementar proyectos interdisciplinarios en el curso de estudios sobre la eficiencia de la educación. Métodos Se aplicó una combinación de métodos modernos de estudios pedagógicos para abordar los problemas planteados. Los autores utilizaron métodos teóricos, como el análisis, la generalización, la comparación, la síntesis y la sistematización de la literatura de investigación y las ayudas didácticas, proporcionando visibilidad en términos de la perspectiva actual del problema analizado y desarrollando e introduciendo un entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube para apoyar la interdisciplinariedad proyectos. Los autores también utilizaron métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar el impacto de los servicios digitales en el entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en el desempeño de los estudiantes en cada disciplina de proyectos interdisciplinarios y sus perfiles en el transcurso del proyecto. Para el procesamiento numérico de los resultados de la investigación y las pruebas estadísticas de objetividad, los autores utilizaron métodos de estadística matemática. Resultados principales Se argumenta a favor del uso de la computación en nube en la formación de futuros profesionales. Se realiza un análisis experimental para determinar el impacto del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube que proporciona recursos y servicios para implementar proyectos interdisciplinarios en el curso de estudios sobre la eficiencia de la educación. El impacto positivo se muestra para el aprendizaje basado en la nube híbrida en términos de progreso de los estudiantes. Aplicabilidad. Los resultados pueden sentar las bases para desarrollar e introducir un entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube para apoyar proyectos interdisciplinarios. La novedad científica de este estudio se ve subrayada por el análisis del impacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido en la nube sobre la eficiencia de la formación de futuros profesionales en el transcurso de un proyecto interdisciplinario.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1529710.20952/revtee.v14i33.15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e152972358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/11532https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/13253Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKovalevskaia, NataliaGilyazeva, Emma NikolaevnaLobazova, Olga FedorovnaDuborkina, Irina AlbertovnaSokolova, Antonina Pavlovna2022-12-13T21:39:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15297Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T21:39:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
Impacto de los servicios digitales del entorno de aprendizaje híbrido basado en la nube en la eficiencia de la educación
Impact of digital services of hybrid cloud-based learning environment on efficiency of education
title Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
spellingShingle Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
Kovalevskaia, Natalia
Cloud computing
Cloud services
Project-based education
Interdisciplinary project
Students
Professional competence
Computación en la nube
Servicios en la nube
Educación basada en proyectos
Proyecto interdisciplinario
Estudiantes
Competencia profesional
Computação em nuvem
Serviços na nuvem
Educação baseada em projetos
Projeto interdisciplinar
Alunos
Competência profissional
title_short Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
title_full Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
title_fullStr Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
title_full_unstemmed Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
title_sort Impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida na eficiência da educação
author Kovalevskaia, Natalia
author_facet Kovalevskaia, Natalia
Gilyazeva, Emma Nikolaevna
Lobazova, Olga Fedorovna
Duborkina, Irina Albertovna
Sokolova, Antonina Pavlovna
author_role author
author2 Gilyazeva, Emma Nikolaevna
Lobazova, Olga Fedorovna
Duborkina, Irina Albertovna
Sokolova, Antonina Pavlovna
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kovalevskaia, Natalia
Gilyazeva, Emma Nikolaevna
Lobazova, Olga Fedorovna
Duborkina, Irina Albertovna
Sokolova, Antonina Pavlovna
dc.subject.por.fl_str_mv Cloud computing
Cloud services
Project-based education
Interdisciplinary project
Students
Professional competence
Computación en la nube
Servicios en la nube
Educación basada en proyectos
Proyecto interdisciplinario
Estudiantes
Competencia profesional
Computação em nuvem
Serviços na nuvem
Educação baseada em projetos
Projeto interdisciplinar
Alunos
Competência profissional
topic Cloud computing
Cloud services
Project-based education
Interdisciplinary project
Students
Professional competence
Computación en la nube
Servicios en la nube
Educación basada en proyectos
Proyecto interdisciplinario
Estudiantes
Competencia profesional
Computação em nuvem
Serviços na nuvem
Educação baseada em projetos
Projeto interdisciplinar
Alunos
Competência profissional
description Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do ambiente híbrido de aprendizagem baseado em nuvem, fornecendo recursos e serviços para a implementação de projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. Métodos Uma combinação de métodos modernos de estudos pedagógicos foi aplicada para resolver os problemas definidos. Os autores usaram métodos teóricos, como análise, generalização, comparação, síntese e sistematização da literatura de pesquisa e auxiliares de ensino, proporcionando visibilidade em termos da perspectiva atual do problema analisado e desenvolvendo e introduzindo um ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrido para apoiar a interdisciplinaridade projetos. Os autores também usaram métodos empíricos, como experimentos pedagógicos, para determinar o impacto dos serviços digitais no ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre o desempenho dos alunos em cada disciplina de projetos interdisciplinares e seus perfis no decorrer do projeto. Para processamento numérico de resultados de pesquisas e testes estatísticos de objetividade, os autores usaram métodos de estatística matemática. Principais resultados O case é feito para o uso da computação em nuvem na formação de futuros profissionais. A análise experimental é conduzida para determinar o impacto do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida, fornecendo recursos e serviços para implementar projetos interdisciplinares no curso de estudos sobre a eficiência da educação. O impacto positivo é mostrado para a aprendizagem baseada em nuvem híbrida em termos de progresso dos alunos. Aplicabilidade. Os resultados podem servir de base para o desenvolvimento e introdução de um ambiente de aprendizado híbrido baseado em nuvem para apoiar projetos interdisciplinares. A novidade científica deste estudo é reforçada pela análise do impacto dos serviços digitais do ambiente de aprendizagem baseado em nuvem híbrida sobre a eficiência da formação de futuros profissionais no curso de um projeto interdisciplinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297
10.20952/revtee.v14i33.15297
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.15297
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/11532
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15297/13253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15297
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15297
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183476998144