The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consaltér, Evandro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bellenzier, Caroline Simon, Fávero, Altair Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433
Resumo: No presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano.
id UFS-3_f3da4906a898525a808ca5c661267233
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17433
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto UnibancoO professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto UnibancoEl docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto UnibancoTeaching practice. Commodification. Instrumentalization.Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.Exercício docenteMercantilizaçãoInstrumentalizaçãoNo presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano.In the present study, we aim to point out how the notion of a standardized teacher implies a retreat from theory in the teaching practice and, consequently, provokes the instrumentalization of the pedagogical exercise. It is characterized as a qualitative study, bibliographic in terms of procedures and anchored in the analytical-deductive method. Its theoretical framework is mainly supported by Ball, Maguire and Braun (2016), Fávero and Tonieto (2016), and Masschelein and Simons (2018). It is structured in two parts. In the first one, we explore the concept of an instrumentalized teacher, tamed by a school management guided by business managerialism and by the retreat of theory in the teaching practice. In the second part, we analyze the concept present in the journal “Aprendizagem em Foco”, a publication of Instituto Unibanco published fortnightly since 2015. The analyzed journal numbers show that the quality of education, understood as the achievement of goals and indicators, is almost exclusively linked to good management practices and the instrumentalization of teaching practice, leaving continuing education and the appreciation of teachers in the background.En el presente estudio, pretendemos señalar cómo la noción de profesor estandarizado implica un alejamiento de la teoría en la práctica docente y, en consecuencia, provoca la instrumentalización del ejercicio pedagógico. Se caracteriza por ser un estudio cualitativo, bibliográfico en cuanto a procedimientos y anclado en el método analítico-deductivo. Su marco teórico se sustenta principalmente en Ball, Maguire y Braun (2016), Fávero y Tonieto (2016) y Masschelein y Simons (2018). Está estructurado en dos partes. En el primero, exploramos el concepto de docente instrumentalizado, domado por una gestión escolar guiada por el gerencialismo empresarial y por el repliegue de la teoría en la práctica docente. En la segunda parte, analizamos el concepto presente en el boletín “Aprendizagem em Foco”, publicación del Instituto Unibanco, que se publica quincenalmente desde 2015. Los números de las revistas analizadas muestran que la calidad de la educación, entendida como el logro de metas e indicadores, se vincula casi exclusivamente con las buenas prácticas de gestión y la instrumentalización de la práctica docente, dejando en un segundo plano la formación continua y la valorización de los docentes.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1743310.20952/revtee.v16i35.17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e174332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/13851https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/14633Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessConsaltér, EvandroBellenzier, Caroline SimonFávero, Altair Alberto2023-09-06T13:27:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17433Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T13:27:04Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
O professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto Unibanco
El docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto Unibanco
title The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
spellingShingle The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
Consaltér, Evandro
Teaching practice. Commodification. Instrumentalization.
Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.
Exercício docente
Mercantilização
Instrumentalização
title_short The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
title_full The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
title_fullStr The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
title_full_unstemmed The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
title_sort The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
author Consaltér, Evandro
author_facet Consaltér, Evandro
Bellenzier, Caroline Simon
Fávero, Altair Alberto
author_role author
author2 Bellenzier, Caroline Simon
Fávero, Altair Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consaltér, Evandro
Bellenzier, Caroline Simon
Fávero, Altair Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching practice. Commodification. Instrumentalization.
Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.
Exercício docente
Mercantilização
Instrumentalização
topic Teaching practice. Commodification. Instrumentalization.
Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.
Exercício docente
Mercantilização
Instrumentalização
description No presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433
10.20952/revtee.v16i35.17433
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.17433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/13851
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/14633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e17433
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1789435227959984128