Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: possibilidades para os multiletramentos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/18126 |
Resumo: | Neste artigo, problematizamos a premissa que sustenta a reforma do Ensino Médio, que ficou popularmente conhecida como Novo Ensino Médio, de que os jovens serão mais bem preparados para o mercado de trabalho tendo em vista que eles podem escolher o seu percurso de formação baseado em sua aptidão, em sua vocação e nas demandas profissionais. Para tanto, refletimos as ideias de flexibilidade, de autonomia, de mercadorização que estão implicadas em peças publicitárias que promovem o Novo Ensino Médio. As propagandas e os textos analisados são de organizações ligadas a grandes grupos empresariais e financeiros brasileiros, como o banco Itaú, o Sesi, o Senac, o Sebrae, a Fiesp, o Grupo Globo, o Itaú Social e a Fundação Bradesco. Com base nos preceitos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 2021) de diversidade de práticas culturais e linguísticas, analisamos as possibilidades de trabalho teórico-metodológico com os multiletramentos, referendados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a partir de um letramento crítico de abordagem autêntica (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020) que reflete não apenas as práticas emergentes e contemporâneas demandadas pelo mercado de trabalho, mas sobretudo a exclusão, nos itinerários formativos, de uma formação cidadã e reflexiva sobre política, economia, educação e cultura. |
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Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: possibilidades para os multiletramentos?New High School and formative itineraries: possibilities for multiliteracies?Novo Ensino MédioItinerários FormativosFormação TécnicaMultiletramentosNew High SchoolFormative ItinerariesTechnical graduationMultiliteraciesNeste artigo, problematizamos a premissa que sustenta a reforma do Ensino Médio, que ficou popularmente conhecida como Novo Ensino Médio, de que os jovens serão mais bem preparados para o mercado de trabalho tendo em vista que eles podem escolher o seu percurso de formação baseado em sua aptidão, em sua vocação e nas demandas profissionais. Para tanto, refletimos as ideias de flexibilidade, de autonomia, de mercadorização que estão implicadas em peças publicitárias que promovem o Novo Ensino Médio. As propagandas e os textos analisados são de organizações ligadas a grandes grupos empresariais e financeiros brasileiros, como o banco Itaú, o Sesi, o Senac, o Sebrae, a Fiesp, o Grupo Globo, o Itaú Social e a Fundação Bradesco. Com base nos preceitos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 2021) de diversidade de práticas culturais e linguísticas, analisamos as possibilidades de trabalho teórico-metodológico com os multiletramentos, referendados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a partir de um letramento crítico de abordagem autêntica (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020) que reflete não apenas as práticas emergentes e contemporâneas demandadas pelo mercado de trabalho, mas sobretudo a exclusão, nos itinerários formativos, de uma formação cidadã e reflexiva sobre política, economia, educação e cultura.In this article, we discuss the premise that supports the reform of High School, which became popularly known as New High School, that young people will be better prepared for the labor market, once they can choose their training path based on their aptitude, vocation, in professional demands. We reflect the ideas of flexibility, autonomy, commodification that are implied in advertising pieces that promote the New High School as an effective measure for young people in the 21st century. The advertisements and texts analyzed are from organizations linked to large Brazilian business and financial groups, such as Banco Itaú, Sesi, Senac, Sebrae, Fiesp, Grupo Globo, Itaú Social and Bradesco Foundation. Based on the precepts of the Pedagogy of Multiliteracies (NLG, 2021) of diversity of cultural and linguistic practices that occur in the modern world and that are crossed by Didactic Information and Communication Technologies (TDICs), we analyze the possibilities of theoretical-methodological work with multiliteracies, endorsed in the National Common Curriculum Base of High School, from a critical literacy with an authentic approach (KALANTZIS, COPE and PINHEIRO, 2020) that reflects not only the emerging and contemporary practices demanded by the labor market, but above all the exclusion in formative itineraries of a citizen and reflexive formation on politics, economy, education and culture.Universidade Federal de Sergipe - UFS2023-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1812610.51951/ti.v13i28.p7-26Travessias Interativas; No 28 (2023): Travessias Interativas → jan-abr/2023; 7-26Travessias Interativas; n. 28 (2023): Travessias Interativas → jan-abr/2023; 7-26Travessias Interativas; No. 28 (2023): Travessias Interativas → jan-abr/2023; 7-26Travessias Interativas; Núm. 28 (2023): Travessias Interativas → jan-abr/2023; 7-262236-740310.51951/ti.v13i28reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/18126/13909Copyright (c) 2023 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHissa, Débora Liberato ArrudaBrasil, Jaciara de Barros2023-06-07T20:29:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18126Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2023-06-07T20:29:03Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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Neste artigo, problematizamos a premissa que sustenta a reforma do Ensino Médio, que ficou popularmente conhecida como Novo Ensino Médio, de que os jovens serão mais bem preparados para o mercado de trabalho tendo em vista que eles podem escolher o seu percurso de formação baseado em sua aptidão, em sua vocação e nas demandas profissionais. Para tanto, refletimos as ideias de flexibilidade, de autonomia, de mercadorização que estão implicadas em peças publicitárias que promovem o Novo Ensino Médio. As propagandas e os textos analisados são de organizações ligadas a grandes grupos empresariais e financeiros brasileiros, como o banco Itaú, o Sesi, o Senac, o Sebrae, a Fiesp, o Grupo Globo, o Itaú Social e a Fundação Bradesco. Com base nos preceitos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 2021) de diversidade de práticas culturais e linguísticas, analisamos as possibilidades de trabalho teórico-metodológico com os multiletramentos, referendados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a partir de um letramento crítico de abordagem autêntica (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020) que reflete não apenas as práticas emergentes e contemporâneas demandadas pelo mercado de trabalho, mas sobretudo a exclusão, nos itinerários formativos, de uma formação cidadã e reflexiva sobre política, economia, educação e cultura. |
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