O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077 |
Resumo: | RESUMO: Seguindo a trajetória da personagem principal, Arandir, objetiva-se, neste trabalho, identificar e refletir sobre os modos como a ironia perpassa O beijo no asfalto, quais suas marcas, vestígios e funções para a significação desse texto dramático do teatrólogo brasileiro, Nelson Rodrigues. Acredita-se que questionar, provocar e problematizar tudo que aparentemente é estável são os alicerces da ironia rodriguiana. PALAVRAS-CHAVE: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Ironia. ABSTRACT: By following the trajectory of the main character Arandir try to reflect about the ways in which irony cut across O beijo no asfalto, which its marks, its traces and its functions to the significance of this dramatic text rodriguiano. It is believed, here, that to question, provoke and problematizes everything that is apparently stable are the foundation of the irony of Nelson Rodrigues. KEYWORDS: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Irony. |
id |
UFS-5_c8e89a6f893a4c754bff1f19cd74a3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11077 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO RESUMO: Seguindo a trajetória da personagem principal, Arandir, objetiva-se, neste trabalho, identificar e refletir sobre os modos como a ironia perpassa O beijo no asfalto, quais suas marcas, vestígios e funções para a significação desse texto dramático do teatrólogo brasileiro, Nelson Rodrigues. Acredita-se que questionar, provocar e problematizar tudo que aparentemente é estável são os alicerces da ironia rodriguiana. PALAVRAS-CHAVE: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Ironia. ABSTRACT: By following the trajectory of the main character Arandir try to reflect about the ways in which irony cut across O beijo no asfalto, which its marks, its traces and its functions to the significance of this dramatic text rodriguiano. It is believed, here, that to question, provoke and problematizes everything that is apparently stable are the foundation of the irony of Nelson Rodrigues. KEYWORDS: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Irony. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-1332236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077/8570Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTANA, Solange Santos2020-06-28T21:04:47Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11077Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:47Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
title |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
spellingShingle |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO SANTANA, Solange Santos |
title_short |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
title_full |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
title_fullStr |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
title_full_unstemmed |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
title_sort |
O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO |
author |
SANTANA, Solange Santos |
author_facet |
SANTANA, Solange Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, Solange Santos |
description |
RESUMO: Seguindo a trajetória da personagem principal, Arandir, objetiva-se, neste trabalho, identificar e refletir sobre os modos como a ironia perpassa O beijo no asfalto, quais suas marcas, vestígios e funções para a significação desse texto dramático do teatrólogo brasileiro, Nelson Rodrigues. Acredita-se que questionar, provocar e problematizar tudo que aparentemente é estável são os alicerces da ironia rodriguiana. PALAVRAS-CHAVE: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Ironia. ABSTRACT: By following the trajectory of the main character Arandir try to reflect about the ways in which irony cut across O beijo no asfalto, which its marks, its traces and its functions to the significance of this dramatic text rodriguiano. It is believed, here, that to question, provoke and problematizes everything that is apparently stable are the foundation of the irony of Nelson Rodrigues. KEYWORDS: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Irony. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11077/8570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133 Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133 Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133 Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 119-133 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565461649915904 |