MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Andressa Cristina de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALMEIDA, Thais de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9132
Resumo: RESUMO: Os termos “moderno” e “vanguarda” percorreram longos caminhos até se encontrarem – e mesmo se entrecruzarem – em meados do século XIX. De acordo com Calinescu, a aliança da modernidade com o tempo, unida à duradoura confiança no progresso, resultou no mito de uma vanguarda autoconsciente e heroica na luta pelo futuro. Adiantando em vinte anos aquele que ficou conhecido como o movimento simbolista, precursor das vanguardas do século XX, Stéphane Mallarmé deu continuidade ao trabalho de Charles Baudelaire e por diversas vezes se mostrou um artista avant la lettre. Este trabalho tem o intuito de pensar de que maneira o poeta Stéphane Mallarmé se fez, ao mesmo tempo, filho da modernidade e patriarca da primeira vanguarda, ainda que não aceitasse o título de bom grado. Para tanto, elaboramos uma introdução abordando os conceitos de “modernidade” e “vanguarda”, valendo-nos das obras de Matei Calinescu, Hans Robert Jauss e Octávio Paz; um estudo acerca da obra do poeta e da colaboração oferecida pela estética mallarmeana às vanguardas do século XIX e XX, partindo de uma de suas obras iniciais Hérodiade – e chegando ao famigerado Un coup de dés, iniciador do poema-tipográfico. PALAVRAS-CHAVE: Modernidade. Decadentismo francês. Vanguarda. Stéphane Mallarmé. Poesia moderna.   ABSTRACT: The concepts of “modern” and “vanguard” traveled long ways to meet – and even merge in the mid-nineteenth century. According to Calinescu, the alliance of modernity with time, united with lasting confidence in progress, resulted in the myth of a self-conscious and heroic vanguard in the fight for the future. Ahead in twenty years who became known as the symbolist movement and precursor of the vanguards of the twentieth century, Stéphane Mallarmé continued the work of Charles Baudelaire and several times showed to be an artist avant la lettre. This work aims to think how the poet Stephane Mallarmé was made at the same time, the son of modernity and the first avant-garde patriarch, although didn’t accept the title gladly. Therefore, we developed an introduction addressing the concepts of “modernity” and “vanguard”, drawing on the works of Matei Calinescu, Hans Robert Jauss and Octavio Paz; a study on the work of the poet and his collaboration to the aesthetic vanguards of the nineteenth and twentieth centuries, from one of his early works – Hérodiade – and reaching the renowed Un coup de dés, initiator of the poem-typographic. KEYWORDS: Modernity. French decadence. Vanguard. Stéphane Mallarmé. Modern Poetry.
id UFS-5_cd5a1f01f7811dccb63920634f3723d1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9132
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉRESUMO: Os termos “moderno” e “vanguarda” percorreram longos caminhos até se encontrarem – e mesmo se entrecruzarem – em meados do século XIX. De acordo com Calinescu, a aliança da modernidade com o tempo, unida à duradoura confiança no progresso, resultou no mito de uma vanguarda autoconsciente e heroica na luta pelo futuro. Adiantando em vinte anos aquele que ficou conhecido como o movimento simbolista, precursor das vanguardas do século XX, Stéphane Mallarmé deu continuidade ao trabalho de Charles Baudelaire e por diversas vezes se mostrou um artista avant la lettre. Este trabalho tem o intuito de pensar de que maneira o poeta Stéphane Mallarmé se fez, ao mesmo tempo, filho da modernidade e patriarca da primeira vanguarda, ainda que não aceitasse o título de bom grado. Para tanto, elaboramos uma introdução abordando os conceitos de “modernidade” e “vanguarda”, valendo-nos das obras de Matei Calinescu, Hans Robert Jauss e Octávio Paz; um estudo acerca da obra do poeta e da colaboração oferecida pela estética mallarmeana às vanguardas do século XIX e XX, partindo de uma de suas obras iniciais Hérodiade – e chegando ao famigerado Un coup de dés, iniciador do poema-tipográfico. PALAVRAS-CHAVE: Modernidade. Decadentismo francês. Vanguarda. Stéphane Mallarmé. Poesia moderna.   ABSTRACT: The concepts of “modern” and “vanguard” traveled long ways to meet – and even merge in the mid-nineteenth century. According to Calinescu, the alliance of modernity with time, united with lasting confidence in progress, resulted in the myth of a self-conscious and heroic vanguard in the fight for the future. Ahead in twenty years who became known as the symbolist movement and precursor of the vanguards of the twentieth century, Stéphane Mallarmé continued the work of Charles Baudelaire and several times showed to be an artist avant la lettre. This work aims to think how the poet Stephane Mallarmé was made at the same time, the son of modernity and the first avant-garde patriarch, although didn’t accept the title gladly. Therefore, we developed an introduction addressing the concepts of “modernity” and “vanguard”, drawing on the works of Matei Calinescu, Hans Robert Jauss and Octavio Paz; a study on the work of the poet and his collaboration to the aesthetic vanguards of the nineteenth and twentieth centuries, from one of his early works – Hérodiade – and reaching the renowed Un coup de dés, initiator of the poem-typographic. KEYWORDS: Modernity. French decadence. Vanguard. Stéphane Mallarmé. Modern Poetry.Universidade Federal de Sergipe2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/913210.51951/ti.v7i14Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-2212236-740310.51951/ti.v7i14reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9132/7155Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Andressa Cristina deALMEIDA, Thais de Souza2021-07-27T19:45:31Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9132Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:45:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
title MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
spellingShingle MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
OLIVEIRA, Andressa Cristina de
title_short MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
title_full MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
title_fullStr MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
title_full_unstemmed MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
title_sort MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ
author OLIVEIRA, Andressa Cristina de
author_facet OLIVEIRA, Andressa Cristina de
ALMEIDA, Thais de Souza
author_role author
author2 ALMEIDA, Thais de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Andressa Cristina de
ALMEIDA, Thais de Souza
description RESUMO: Os termos “moderno” e “vanguarda” percorreram longos caminhos até se encontrarem – e mesmo se entrecruzarem – em meados do século XIX. De acordo com Calinescu, a aliança da modernidade com o tempo, unida à duradoura confiança no progresso, resultou no mito de uma vanguarda autoconsciente e heroica na luta pelo futuro. Adiantando em vinte anos aquele que ficou conhecido como o movimento simbolista, precursor das vanguardas do século XX, Stéphane Mallarmé deu continuidade ao trabalho de Charles Baudelaire e por diversas vezes se mostrou um artista avant la lettre. Este trabalho tem o intuito de pensar de que maneira o poeta Stéphane Mallarmé se fez, ao mesmo tempo, filho da modernidade e patriarca da primeira vanguarda, ainda que não aceitasse o título de bom grado. Para tanto, elaboramos uma introdução abordando os conceitos de “modernidade” e “vanguarda”, valendo-nos das obras de Matei Calinescu, Hans Robert Jauss e Octávio Paz; um estudo acerca da obra do poeta e da colaboração oferecida pela estética mallarmeana às vanguardas do século XIX e XX, partindo de uma de suas obras iniciais Hérodiade – e chegando ao famigerado Un coup de dés, iniciador do poema-tipográfico. PALAVRAS-CHAVE: Modernidade. Decadentismo francês. Vanguarda. Stéphane Mallarmé. Poesia moderna.   ABSTRACT: The concepts of “modern” and “vanguard” traveled long ways to meet – and even merge in the mid-nineteenth century. According to Calinescu, the alliance of modernity with time, united with lasting confidence in progress, resulted in the myth of a self-conscious and heroic vanguard in the fight for the future. Ahead in twenty years who became known as the symbolist movement and precursor of the vanguards of the twentieth century, Stéphane Mallarmé continued the work of Charles Baudelaire and several times showed to be an artist avant la lettre. This work aims to think how the poet Stephane Mallarmé was made at the same time, the son of modernity and the first avant-garde patriarch, although didn’t accept the title gladly. Therefore, we developed an introduction addressing the concepts of “modernity” and “vanguard”, drawing on the works of Matei Calinescu, Hans Robert Jauss and Octavio Paz; a study on the work of the poet and his collaboration to the aesthetic vanguards of the nineteenth and twentieth centuries, from one of his early works – Hérodiade – and reaching the renowed Un coup de dés, initiator of the poem-typographic. KEYWORDS: Modernity. French decadence. Vanguard. Stéphane Mallarmé. Modern Poetry.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9132
10.51951/ti.v7i14
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9132
identifier_str_mv 10.51951/ti.v7i14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9132/7155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221
Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221
Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221
Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 207-221
2236-7403
10.51951/ti.v7i14
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460849852416