Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Kemeson da Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, France Fraiha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229
Resumo: Esta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais.
id UFS-6_71a77f9a2d56b4164831d658f7a138b7
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12229
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares IniciaisEsta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1222910.34179/revisem.v5i2.12229Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-552525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229/10887Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Kemeson da ConceiçãoMartins, France Fraiha2020-09-19T18:05:29Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12229Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:05:29Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
title Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
spellingShingle Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
Souza, José Kemeson da Conceição
title_short Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
title_full Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
title_fullStr Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
title_sort Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
author Souza, José Kemeson da Conceição
author_facet Souza, José Kemeson da Conceição
Martins, France Fraiha
author_role author
author2 Martins, France Fraiha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Kemeson da Conceição
Martins, France Fraiha
description Esta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229
10.34179/revisem.v5i2.12229
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229/10887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460675792896