Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229 |
Resumo: | Esta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais. |
id |
UFS-6_71a77f9a2d56b4164831d658f7a138b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12229 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares IniciaisEsta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1222910.34179/revisem.v5i2.12229Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-552525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229/10887Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Kemeson da ConceiçãoMartins, France Fraiha2020-09-19T18:05:29Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12229Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:05:29Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
title |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
spellingShingle |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais Souza, José Kemeson da Conceição |
title_short |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
title_full |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
title_fullStr |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
title_sort |
Tecnologias Digitais e Origami na Formação Docente para o Ensino de Geometria nos Anos Escolares Iniciais |
author |
Souza, José Kemeson da Conceição |
author_facet |
Souza, José Kemeson da Conceição Martins, France Fraiha |
author_role |
author |
author2 |
Martins, France Fraiha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Kemeson da Conceição Martins, France Fraiha |
description |
Esta pesquisa narrativa trata sobre formação continuada em contexto de trabalho, desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos compreender os aspectos formativos, mediado por Origami e Tecnologias Digitais, que contribuem para novas percepções docentes sobre o ensino de Geometria. Desenvolvemos um design de formação inspirado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani, sistematizado em cinco momentos: experiência de vida e formação – sensibilização para (auto) formação – materialização teórico-prática – sistematização do aprendizado – socialização. Utilizamos questionário, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como metodologia para análise qualitativa. Os resultados revelam que: i) houve desenvolvimento do conhecimento específico do conteúdo, facilitado pelas tecnologias envolvidas, indicando que os motivos que levavam os professores a trabalharem de maneira limitada residiam na compreensão reducionista que possuíam sobre o conteúdo geométrico; ii) quando envolvidos em processo de interação mediado por uma pessoa mais experiente e por recursos didáticos capazes de proporcionarem estudo, discussão e reflexão do objeto matemático, as aprendizagens ocorrem satisfatoriamente. Ademais, a formação continuada deve ser desenvolvida de forma colaborativa e participativa, considerando os docentes como agentes importantes que são desse processo. Palavras-chave: Ensino de Geometria. Origami. Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Anos iniciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229 10.34179/revisem.v5i2.12229 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12229/10887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 37-55 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460675792896 |