Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021 |
Resumo: | Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade. |
id |
UFSC-17_03352395cb39137763dc4dae2b25f720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072010000100021 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivasCurrículoEnsinoEducaçãoEnfermagemEste artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.1 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000100021info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mary GomesFernandes,Josicelia DumêtTeixeira,Giselle Alves da SilvaSilva,Rosana Maria de Oliveirapor2010-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000100021Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-04-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
title |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas Silva,Mary Gomes Currículo Ensino Educação Enfermagem |
title_short |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
title_full |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
title_sort |
Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas |
author |
Silva,Mary Gomes |
author_facet |
Silva,Mary Gomes Fernandes,Josicelia Dumêt Teixeira,Giselle Alves da Silva Silva,Rosana Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes,Josicelia Dumêt Teixeira,Giselle Alves da Silva Silva,Rosana Maria de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Mary Gomes Fernandes,Josicelia Dumêt Teixeira,Giselle Alves da Silva Silva,Rosana Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Educação Enfermagem |
topic |
Currículo Ensino Educação Enfermagem |
description |
Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072010000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.1 2010 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389937864704 |