Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Mary Gomes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernandes,Josicelia Dumêt, Teixeira,Giselle Alves da Silva, Silva,Rosana Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021
Resumo: Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.
id UFSC-17_03352395cb39137763dc4dae2b25f720
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072010000100021
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivasCurrículoEnsinoEducaçãoEnfermagemEste artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.1 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000100021info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mary GomesFernandes,Josicelia DumêtTeixeira,Giselle Alves da SilvaSilva,Rosana Maria de Oliveirapor2010-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000100021Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-04-16T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
title Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
spellingShingle Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Silva,Mary Gomes
Currículo
Ensino
Educação
Enfermagem
title_short Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
title_full Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
title_fullStr Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
title_sort Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas
author Silva,Mary Gomes
author_facet Silva,Mary Gomes
Fernandes,Josicelia Dumêt
Teixeira,Giselle Alves da Silva
Silva,Rosana Maria de Oliveira
author_role author
author2 Fernandes,Josicelia Dumêt
Teixeira,Giselle Alves da Silva
Silva,Rosana Maria de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Mary Gomes
Fernandes,Josicelia Dumêt
Teixeira,Giselle Alves da Silva
Silva,Rosana Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino
Educação
Enfermagem
topic Currículo
Ensino
Educação
Enfermagem
description Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072010000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.1 2010
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389937864704