O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução. |
id |
UFSC-17_23d5db0b602add44d02896bfbb86a821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072007000300010 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúdeEducação em enfermagemCredenciamentoPolíticas públicasPesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.3 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000300010info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Márcia de AssunçãoOliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista dePorto,Isaura SetentaAnhorn,Carmen GabrielCastro,Joyce Beatriz de Abreupor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000300010Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-10-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
title |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
spellingShingle |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde Ferreira,Márcia de Assunção Educação em enfermagem Credenciamento Políticas públicas |
title_short |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
title_full |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
title_fullStr |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
title_sort |
O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde |
author |
Ferreira,Márcia de Assunção |
author_facet |
Ferreira,Márcia de Assunção Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de Porto,Isaura Setenta Anhorn,Carmen Gabriel Castro,Joyce Beatriz de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de Porto,Isaura Setenta Anhorn,Carmen Gabriel Castro,Joyce Beatriz de Abreu |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Márcia de Assunção Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de Porto,Isaura Setenta Anhorn,Carmen Gabriel Castro,Joyce Beatriz de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Credenciamento Políticas públicas |
topic |
Educação em enfermagem Credenciamento Políticas públicas |
description |
Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072007000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.3 2007 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389101101056 |