O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Márcia de Assunção
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de, Porto,Isaura Setenta, Anhorn,Carmen Gabriel, Castro,Joyce Beatriz de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010
Resumo: Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução.
id UFSC-17_23d5db0b602add44d02896bfbb86a821
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072007000300010
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúdeEducação em enfermagemCredenciamentoPolíticas públicasPesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.3 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000300010info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Márcia de AssunçãoOliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista dePorto,Isaura SetentaAnhorn,Carmen GabrielCastro,Joyce Beatriz de Abreupor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000300010Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-10-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
title O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
spellingShingle O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
Ferreira,Márcia de Assunção
Educação em enfermagem
Credenciamento
Políticas públicas
title_short O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
title_full O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
title_fullStr O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
title_full_unstemmed O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
title_sort O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde
author Ferreira,Márcia de Assunção
author_facet Ferreira,Márcia de Assunção
Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Porto,Isaura Setenta
Anhorn,Carmen Gabriel
Castro,Joyce Beatriz de Abreu
author_role author
author2 Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Porto,Isaura Setenta
Anhorn,Carmen Gabriel
Castro,Joyce Beatriz de Abreu
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Márcia de Assunção
Oliveira,Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Porto,Isaura Setenta
Anhorn,Carmen Gabriel
Castro,Joyce Beatriz de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Credenciamento
Políticas públicas
topic Educação em enfermagem
Credenciamento
Políticas públicas
description Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072007000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.3 2007
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389101101056