Padrões funcionais de saúde: diagnósticos de enfermagem em escolares da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Camila Dannyelle Fernandes Dutra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tourinho,Francis Solange Vieira, Ribeiro,Joyce Laíse da Silva, Medeiros,Stephanie Barbosa de, Santos,Viviane Euzébia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400023
Resumo: O estudo objetivou identificar, nos escolares de uma escola da rede pública de Natal-RN, alterações dos padrões de papel e relacionamento, de resposta e tolerância ao estresse e de crença e valor, além de identificar a frequência dos rótulos de diagnósticos de enfermagem encontrados nesses três padrões. Trata-se de um estudo descritivo-transversal quantitativo, com estudantes do 5º ao 9º ano, constituindo uma amostra de 276 sujeitos, realizado entre fevereiro e março de 2011. Um instrumento baseado nos Padrões Funcionais de Saúde foi utilizado para a coleta de dados, os quais foram analisados através da estatística descritiva com distribuição em frequências absolutas e relativas, e discutidos com base na literatura. Os rótulos diagnósticos de enfermagem mais comuns foram: processos familiares disfuncionais; risco de violência direcionada a outros e risco de religiosidade prejudicada. A união entre saúde e educação é essencial, permitindo ao enfermeiro que atua no ambiente escolar promover a saúde dos estudantes, identificando problemas e formulando diagnósticos, para realizar a assistência adequada.
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