DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Amanda Nathale
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza,Vânia de, Santos,Fernanda Batista Oliveira, Carneiro,Angélica Cotta Lobo Leite, Gazzinelli,Maria Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300302
Resumo: RESUMO Objetivo: construir reflexões sobre o dispositivo educação em saúde, considerando as práticas educativas em saúde desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e a formação em enfermagem. Método: trata-se de um ensaio reflexivo que se ancora no conceito de dispositivo proposto por Deleuze. Resultados: desenredamos as linhas de visibilidade e de enunciação, as linhas de força e as linhas de subjetividade do dispositivo educação em saúde, destacando as vontades de verdade implicadas nos modos de subjetivação produzidos nesse dispositivo. As linhas de visibilidade e de enunciação do dispositivo educação em saúde instalam-se em campos visíveis, discursivos, híbridos e contraditórios, que em dados momentos se constroem a partir de uma noção específica de saúde e de educação e em momentos diferentes por outra. Nesse dispositivo, sujeito-educador e sujeito-educando são objetos das linhas de força; recompõem e são recompostos por modulações configuradas nas esferas do poder e do saber. Os projetos de cada sujeito podem predispor linhas de fratura e conduzir a produções de subjetividades que saem dos poderes e dos saberes de um dispositivo para se reinventar noutro. Para predispormos linhas de fratura no dispositivo educação em saúde, é necessário concebermos processos formativos que possibilitem que as/os enfermeiras/os assumam posturas criativas em suas práticas educativas em saúde. Conclusão: este ensaio permitiu-nos ampliar os territórios conceituais implicados nas práticas educativas em saúde e na formação em enfermagem, abrindo caminhos para compreendermos os processos de subjetivação que se movimentam no campo da educação em saúde.
id UFSC-17_58e64c35cb80e5a41f1bdf9afc8c3217
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072017000300302
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEMEducação em saúdeAtenção primária à saúdeEnfermagemSaúde públicaEducação em enfermagemRESUMO Objetivo: construir reflexões sobre o dispositivo educação em saúde, considerando as práticas educativas em saúde desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e a formação em enfermagem. Método: trata-se de um ensaio reflexivo que se ancora no conceito de dispositivo proposto por Deleuze. Resultados: desenredamos as linhas de visibilidade e de enunciação, as linhas de força e as linhas de subjetividade do dispositivo educação em saúde, destacando as vontades de verdade implicadas nos modos de subjetivação produzidos nesse dispositivo. As linhas de visibilidade e de enunciação do dispositivo educação em saúde instalam-se em campos visíveis, discursivos, híbridos e contraditórios, que em dados momentos se constroem a partir de uma noção específica de saúde e de educação e em momentos diferentes por outra. Nesse dispositivo, sujeito-educador e sujeito-educando são objetos das linhas de força; recompõem e são recompostos por modulações configuradas nas esferas do poder e do saber. Os projetos de cada sujeito podem predispor linhas de fratura e conduzir a produções de subjetividades que saem dos poderes e dos saberes de um dispositivo para se reinventar noutro. Para predispormos linhas de fratura no dispositivo educação em saúde, é necessário concebermos processos formativos que possibilitem que as/os enfermeiras/os assumam posturas criativas em suas práticas educativas em saúde. Conclusão: este ensaio permitiu-nos ampliar os territórios conceituais implicados nas práticas educativas em saúde e na formação em enfermagem, abrindo caminhos para compreendermos os processos de subjetivação que se movimentam no campo da educação em saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300302Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.3 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017000260016info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Amanda NathaleSouza,Vânia deSantos,Fernanda Batista OliveiraCarneiro,Angélica Cotta Lobo LeiteGazzinelli,Maria Fláviapor2017-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000300302Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-08-14T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
spellingShingle DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Soares,Amanda Nathale
Educação em saúde
Atenção primária à saúde
Enfermagem
Saúde pública
Educação em enfermagem
title_short DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_fullStr DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_sort DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
author Soares,Amanda Nathale
author_facet Soares,Amanda Nathale
Souza,Vânia de
Santos,Fernanda Batista Oliveira
Carneiro,Angélica Cotta Lobo Leite
Gazzinelli,Maria Flávia
author_role author
author2 Souza,Vânia de
Santos,Fernanda Batista Oliveira
Carneiro,Angélica Cotta Lobo Leite
Gazzinelli,Maria Flávia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Amanda Nathale
Souza,Vânia de
Santos,Fernanda Batista Oliveira
Carneiro,Angélica Cotta Lobo Leite
Gazzinelli,Maria Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Atenção primária à saúde
Enfermagem
Saúde pública
Educação em enfermagem
topic Educação em saúde
Atenção primária à saúde
Enfermagem
Saúde pública
Educação em enfermagem
description RESUMO Objetivo: construir reflexões sobre o dispositivo educação em saúde, considerando as práticas educativas em saúde desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e a formação em enfermagem. Método: trata-se de um ensaio reflexivo que se ancora no conceito de dispositivo proposto por Deleuze. Resultados: desenredamos as linhas de visibilidade e de enunciação, as linhas de força e as linhas de subjetividade do dispositivo educação em saúde, destacando as vontades de verdade implicadas nos modos de subjetivação produzidos nesse dispositivo. As linhas de visibilidade e de enunciação do dispositivo educação em saúde instalam-se em campos visíveis, discursivos, híbridos e contraditórios, que em dados momentos se constroem a partir de uma noção específica de saúde e de educação e em momentos diferentes por outra. Nesse dispositivo, sujeito-educador e sujeito-educando são objetos das linhas de força; recompõem e são recompostos por modulações configuradas nas esferas do poder e do saber. Os projetos de cada sujeito podem predispor linhas de fratura e conduzir a produções de subjetividades que saem dos poderes e dos saberes de um dispositivo para se reinventar noutro. Para predispormos linhas de fratura no dispositivo educação em saúde, é necessário concebermos processos formativos que possibilitem que as/os enfermeiras/os assumam posturas criativas em suas práticas educativas em saúde. Conclusão: este ensaio permitiu-nos ampliar os territórios conceituais implicados nas práticas educativas em saúde e na formação em enfermagem, abrindo caminhos para compreendermos os processos de subjetivação que se movimentam no campo da educação em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072017000260016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.3 2017
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118393984319488