Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde. |
id |
UFSC-17_f9026d616dde194d0d13d06e901892e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072007000200004 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problemaEducação em saúdePromoção da saúdeHipertensãoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000200004info:eu-repo/semantics/openAccessToledo,Melina MafraRodrigues,Sandra de CássiaChiesa,Anna Mariapor2007-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000200004Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-09-13T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
title |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
spellingShingle |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema Toledo,Melina Mafra Educação em saúde Promoção da saúde Hipertensão |
title_short |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
title_full |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
title_fullStr |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
title_sort |
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema |
author |
Toledo,Melina Mafra |
author_facet |
Toledo,Melina Mafra Rodrigues,Sandra de Cássia Chiesa,Anna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Sandra de Cássia Chiesa,Anna Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo,Melina Mafra Rodrigues,Sandra de Cássia Chiesa,Anna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Promoção da saúde Hipertensão |
topic |
Educação em saúde Promoção da saúde Hipertensão |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072007000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389068595200 |