Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo,Melina Mafra
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rodrigues,Sandra de Cássia, Chiesa,Anna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.
id UFSC-17_f9026d616dde194d0d13d06e901892e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072007000200004
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problemaEducação em saúdePromoção da saúdeHipertensãoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000200004info:eu-repo/semantics/openAccessToledo,Melina MafraRodrigues,Sandra de CássiaChiesa,Anna Mariapor2007-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000200004Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-09-13T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
title Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
spellingShingle Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
Toledo,Melina Mafra
Educação em saúde
Promoção da saúde
Hipertensão
title_short Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
title_full Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
title_fullStr Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
title_full_unstemmed Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
title_sort Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
author Toledo,Melina Mafra
author_facet Toledo,Melina Mafra
Rodrigues,Sandra de Cássia
Chiesa,Anna Maria
author_role author
author2 Rodrigues,Sandra de Cássia
Chiesa,Anna Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo,Melina Mafra
Rodrigues,Sandra de Cássia
Chiesa,Anna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Promoção da saúde
Hipertensão
topic Educação em saúde
Promoção da saúde
Hipertensão
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072007000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.2 2007
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389068595200