Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos objetos educacionais digitais no ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Zuleika de Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carniel, Fagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Política & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p132
Resumo: Este artigo pretende discutir a dimensão interativa dos livros didáticos digitais aprovados peloPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação proposta tomou como referênciaas obras de Sociologia avaliadas pelo programa em 2015. O objetivo é analisar tais materiaisconsiderando suas potencialidades e seus limites de uso no Ensino Médio brasileiro. Para tanto,consideramos os pressupostos teóricos oferecidos pela bibliografia recente sobre mídias digitaise destacamos as formas emergentes de interação com o conhecimento socialmente produzido e disponibilizado na web. Por fim, evidenciamos o choque entre lógicas fechadas, restritas e protegidas, que organizam os atuais livros didáticos digitais disponibilizados aos colégios públicos do país, e os usos de softwares livres de edição que estão sendo disseminados nos formatos de recursos educacionais abertos.
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