Vozes epistemológicas e pedagógicas nos parâmetros curriculares nacionais de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Gabriela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rezende, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38095
Resumo: Pesquisas na área de Educação em Ciências têm demonstrado que as concepções da natureza da ciência constituem importante dimensão da prática do professor, implicando diferentes posturas frente ao conhecimento e ao seu papel de educador. Supondo que visões epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Biologia influenciam a prática pedagógica dessa disciplina, investigamos aspectos epistemológicos e pedagógicosdo discurso apresentado no documento. A filosofia da linguagem de Bakhtin serviu como referência para a análise. Foi possível perceber que o documento se apropria majoritariamente da voz do racionalismo contemporâneo, mas, ao incorporar também gêneros discursivos que ecoam a voz do empirismo, acaba expressando ambiguidade epistemológica. Por outro lado, a composição de gêneros discursivos coerentes com o racionalismo contemporâneocom o currículo por competências acaba por conferir ambigüidade também à sua proposta pedagógica.
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