Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandre Branco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217
Resumo: O presente artigo apresenta as principais dificuldades de um grupo de alunos na resolução de testes adaptativos envolvendo o conteúdo de frações. O experimento foi realizado com 19 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, com testes adaptativos implementados no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Esta análise fez parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, intitulada “Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. O objetivo desse artigo é identificaras principais dificuldades desses alunos com base na análise de dados realizada na pesquisa de mestrado. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades nos testes envolvendo conceito, equivalência, simplificação e comparação de frações, e por outro lado tiveram um bom desempenho nos testes envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações. 
id UFSC-23_83d94d8735b23216c66938e10d891d7d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38217
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativosO presente artigo apresenta as principais dificuldades de um grupo de alunos na resolução de testes adaptativos envolvendo o conteúdo de frações. O experimento foi realizado com 19 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, com testes adaptativos implementados no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Esta análise fez parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, intitulada “Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. O objetivo desse artigo é identificaras principais dificuldades desses alunos com base na análise de dados realizada na pesquisa de mestrado. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades nos testes envolvendo conceito, equivalência, simplificação e comparação de frações, e por outro lado tiveram um bom desempenho nos testes envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações. Universidade Federal de Santa Catarina2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 103-1351982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217/29121Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Alexandre BrancoGroenwald, Claudia Lisete Oliveira2019-04-12T14:20:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38217Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T14:20:34Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
title Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
spellingShingle Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
Monteiro, Alexandre Branco
title_short Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
title_full Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
title_fullStr Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
title_full_unstemmed Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
title_sort Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos
author Monteiro, Alexandre Branco
author_facet Monteiro, Alexandre Branco
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author_role author
author2 Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alexandre Branco
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
description O presente artigo apresenta as principais dificuldades de um grupo de alunos na resolução de testes adaptativos envolvendo o conteúdo de frações. O experimento foi realizado com 19 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, com testes adaptativos implementados no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Esta análise fez parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, intitulada “Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. O objetivo desse artigo é identificaras principais dificuldades desses alunos com base na análise de dados realizada na pesquisa de mestrado. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades nos testes envolvendo conceito, equivalência, simplificação e comparação de frações, e por outro lado tiveram um bom desempenho nos testes envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38217/29121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 103-135
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452982239232