Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalfi, Graziele Ap. de Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira, Maísa Maryelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p183
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar, à luz dos estudos culturais, como os processos relacionados à marcação das identidades de gênero e reforço de estereótipos associados com cientistas e prática científica estão presentes no filme Frankenweenie, produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton. A metodologia aplicada a este artigo foi a análise de conteúdo, método que se caracteriza pela utilização de um conjunto de técnicas que tentam descrever e interpretar o conteúdo de comunicação. Os resultados apontam alguns reforços de estereótipo quanto ao gênero e à imagem solitária e egocêntrica do cientista, bem como a ausência de uma visão crítica da ciência do cientista na contemporaneidade. Este estudo permitirá o cruzamento de discursos sobre a ciência no campo da divulgação científica, mostrando que a produção cinematográfica pode ser uma excelente fonte de pesquisa para os estudos culturais da ciência. Acredita-se que análises deste tipo podem levantar discussões sobre como o cinema pode ser usado em benefício do desenvolvimento do senso crítico das crianças e do aprendizado sobre como compreender e resignificar o mundo que as cerca.
id UFSC-23_f813958bed35b1a4f628551ff75dc43a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39393
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim BurtonEste artigo tem como objetivo analisar, à luz dos estudos culturais, como os processos relacionados à marcação das identidades de gênero e reforço de estereótipos associados com cientistas e prática científica estão presentes no filme Frankenweenie, produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton. A metodologia aplicada a este artigo foi a análise de conteúdo, método que se caracteriza pela utilização de um conjunto de técnicas que tentam descrever e interpretar o conteúdo de comunicação. Os resultados apontam alguns reforços de estereótipo quanto ao gênero e à imagem solitária e egocêntrica do cientista, bem como a ausência de uma visão crítica da ciência do cientista na contemporaneidade. Este estudo permitirá o cruzamento de discursos sobre a ciência no campo da divulgação científica, mostrando que a produção cinematográfica pode ser uma excelente fonte de pesquisa para os estudos culturais da ciência. Acredita-se que análises deste tipo podem levantar discussões sobre como o cinema pode ser usado em benefício do desenvolvimento do senso crítico das crianças e do aprendizado sobre como compreender e resignificar o mundo que as cerca.Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p18310.5007/1982-5153.2015v8n2p183Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 183-1971982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p183/29502Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessScalfi, Graziele Ap. de Moraesde Oliveira, Maísa Maryelli2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39393Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
title Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
spellingShingle Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
Scalfi, Graziele Ap. de Moraes
title_short Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
title_full Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
title_fullStr Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
title_full_unstemmed Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
title_sort Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton
author Scalfi, Graziele Ap. de Moraes
author_facet Scalfi, Graziele Ap. de Moraes
de Oliveira, Maísa Maryelli
author_role author
author2 de Oliveira, Maísa Maryelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scalfi, Graziele Ap. de Moraes
de Oliveira, Maísa Maryelli
description Este artigo tem como objetivo analisar, à luz dos estudos culturais, como os processos relacionados à marcação das identidades de gênero e reforço de estereótipos associados com cientistas e prática científica estão presentes no filme Frankenweenie, produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton. A metodologia aplicada a este artigo foi a análise de conteúdo, método que se caracteriza pela utilização de um conjunto de técnicas que tentam descrever e interpretar o conteúdo de comunicação. Os resultados apontam alguns reforços de estereótipo quanto ao gênero e à imagem solitária e egocêntrica do cientista, bem como a ausência de uma visão crítica da ciência do cientista na contemporaneidade. Este estudo permitirá o cruzamento de discursos sobre a ciência no campo da divulgação científica, mostrando que a produção cinematográfica pode ser uma excelente fonte de pesquisa para os estudos culturais da ciência. Acredita-se que análises deste tipo podem levantar discussões sobre como o cinema pode ser usado em benefício do desenvolvimento do senso crítico das crianças e do aprendizado sobre como compreender e resignificar o mundo que as cerca.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p183
10.5007/1982-5153.2015v8n2p183
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p183
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p183/29502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 183-197
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453113311232